Veja a 2ª edição das Tertúlias Elétricas UVE, realizada no passado dia 29 de maio (Dia Mundial da Energia), transmitida em direto na página de Facebook da UVE, com a presença de Manuel Reis, membro do Conselho Diretivo da UVE, e da Profª Helena Braga, da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Entre os assuntos abordados, foi colocado o foco sobre a evolução das baterias e o seu funcionamento, tal como as novas tecnologias a serem desenvolvidas para a optimização das baterias.
Disponibilizamos também o Podcast UVE da Tertúlia Elétrica com a Profª Helena Braga:
Um dos objetivos da UVE, para este ano, seria iniciar a realização das Tertúlias Elétricas, de norte a sul do país, de forma a aproximar os utilizadores de veículos elétricos e os associados UVE. Contudo, face à necessidade de manter o distanciamento social, para controlar a pandemia da Covid-19, a realização das Tertúlias Elétricas manter-se-á, mas em formato online.
Artigos relacionados
A Federação Europeia de Transportes e Ambiente divulgou o seu mais recente estudo comparativo acerca das emissões de dióxido de carbono (CO2) entre um carro com motor elétrico e um carro com motor de combustão interna.
A Vida das Baterias de um Veículo Elétrico
Esta é uma das questões mais frequentes que a UVE recebe por parte de quem nos procura: “Qual a durabilidade de uma Bateria de um Veículo Elétrico?” Uma bateria pode ter uma vida útil de até 30 anos, antes de ser reciclada, passando por 3 etapas.
Co-inventor da bateria de iões de Lítio patenteia bateria de vidro que pode acelerar a indústria automóvel
Uma nova bateria que usa o vidro como componente principal foi patenteada por uma equipa liderada por John Goodenough, vencedor do Prémio Nobel de Química em 2019 pelo seu trabalho como co-inventor da agora omnipresente bateria de iões de lítio, a mais usada como fonte de energia para carros elétricos e armazenamento de energia.