“A Pequena Grande Vida” chega aos cinemas nacionais a 22 de fevereiro.
Chama-se Buddy, é elétrico, tem design e engenharia portuguesa, e é o novo carro de Matt Damon— pelo menos no seu novo filme, “A Pequena Grande Vida”, que estreia nos cinemas nacionais a 22 de fevereiro.
Foi produzido no CEiiA – Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, em Matosinhos. O Buddy originalmente norueguês foi redesenhado no CEiiA, por várias equipas, num total de 30 mil horas de trabalho, com melhorias na segurança e com a introdução de materiais mais leves na sua composição, refletindo-se numa economia em termos tecnológicos. Foram produzidos 13 protótipos.
É um dos símbolos de sustentabilidade ambiental no filme — que se centra na sobrepopulação do planeta — já que não emite dióxido de carbono e reduz o espaço ocupado em deslocações e estacionamento.
Tem capacidade para três passageiros e foi pensado para distâncias curtas dentro da cidade. As jantes, como se pode ver, são inspiradas na Cruz de Cristo.
No filme, um grupo de cientistas noruegueses encontra uma solução científica pouco convencional para resolver o problema da sobrepopulação do mundo: encolher os humanos para 13 centímetros para que gastem menos recursos e ocupem menos espaço.
Paul (Matt Damon) e Audrey Safranek (Kristen Wiig), um casal americano comum, abandonam as suas vidas cheias de stress e mudam-se para esta comunidade encolhida que começa a crescer.
“A Pequena Grande Vida” é realizado por Alexander Payne e o elenco inclui ainda Christoph Waltz, Hong Chau, Neil Patrick Harris, Laura Dern e outro português — além do carro —, Joaquim de Almeida.
A inovação Portuguesa é uma característica cada vez mais reconhecida internacionalmente.