Carros terão de andar mais devagar
O governo italiano adotou várias medidas para lutar contra a poluição atmosférica que se faz sentir de forma particular neste inverno atípico.
Redução da velocidade nos centros urbanos em 20 km/h, diminuição da temperatura em 2°C nos sistemas de aquecimento dos edifícios públicos e substituição dos autocarros obsoletos são algumas das resoluções que saíram da reunião desta quarta-feira entre o ministro do Ambiente, os presidentes das regiões e os autarcas das principais cidades. Gian Luca Galetti acrescentou que também poderão ser feitos descontos nas tarifas dos transportes públicos que serão suportados por um fundo de 12 milhões de euros.
Para o ministro estas medidas deveriam ser adotadas imediatamente mas caberá às autoridades locais decidir a sua aplicação. O nível de poluição de partículas finas ultrapassa há vários dias o nível de alerta da OMS. Cidades como Roma e Milão aplicaram esta semana medidas de restrição do tráfego automóvel. Os ecologistas consideram estas ações insuficientes.
Reportagem EuroNews |