A ACAP e a VALORCAR inauguraram ontem uma unidade inovadora de carregamento de veículos elétricos, usando a eletricidade produzida por painéis solares fotovoltaicos e armazenada em baterias de lítio reutilizadas de veículos elétricos.
Quando deixam de poder ser utilizadas nos veículos híbridos plug-in e elétricos, as baterias de lítio ainda conservam cerca de 70% da sua capacidade energética.
Existem várias soluções para as baterias, antes de serem recicladas. Um bom exemplo de reutilização destas baterias e tirar proveito da sua vida útil, é a utilização das baterias como unidades estacionárias de armazenamento de energia. Foi nesse sentido que a ACAP e a VALORCAR estabeleceram uma parceria com a ZEEV e instalaram na sua sede 62 painéis solares fotovoltaicos, com apoio de baterias reutilizadas, e um posto de carregamento para veículos elétricos.
Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará a emissão de 32 toneladas de CO2.
A utilização das baterias neste sistema permitirá armazenar a eletricidade para quando esta for necessária, como por exemplo para carregar veículos elétricos.
O Posto de Carregamento instalado pela ZEEV conta com duas tomadas de 22 kW, tipo 2 (Mennekes).
Quando se utiliza um posto de carregamento juntamente com uma instalação fotovoltaica em regime de autoconsumo, e considerando 100% do carregamento da bateria do veículo com base no solar fotovoltaico, o custo de “abastecimento” passa quase para zero e desta forma não só se geram poupanças financeiras muito significativas como a pegada ambiental referente à utilização é quase nula.
Na inauguração do posto de carregamento e desta solução inovadora, esteviveram presentes, o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, o Secretário-Geral da ACAP, Hélder Pedro e o CEO da ZEEV, Carlos Jesus, que falaram sobre a necessidade de implementação de mais soluções semelhantes à instalação feita na sede da ACAP/VALORCAR.
Estima-se que com esta instalação a ACAP e a VALORCAR evitarão comprar à rede o equivalente a 32 MWh, gerando uma poupança anual de eletricidade na ordem dos 5.200€, o que se traduz numa recuperação do investimento em cerca de oito anos.