Realizou-se em Lyon, França, a 32ª edição do Eletric Vehicle Symphosium (EVS32).
Grande montra europeia de toda a fileira da mobilidade elétrica em todas as suas vertentes, os veículos, os sistemas de carregamento, as inovações tecnológicas.
Este ano, a convite da AVERE – The European Association for Electromobility, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, esteve presente e participou num wokshop com a presença das seguintes associações de utilizadores de veículos elétricos da Europa:
- VER – Dutch EV Drivers Association
- ELBIL – Norwegian EV Association
- EVA – Scotland Electric Vehicle Association
- AUVE – Spanish EV Users Association
- FFAUVE – French Federation of EV Users Associations
- AVER – Romania EV Association
- UVE – Electric Vehicles Users Association of Portugal
- AVERE – The European Association for Electromobility
Esta reunião visou o conhecimento mútuo e a partilha de experiências entre as diversas associações de utilizadores de veículos elétricos, focando as dificuldades locais de cada uma, as soluções implementadas, e a conjugação de esforços para fazer avançar a mobilidade elétrica no continente europeu, especialmente na interoperacionalidade das diversas redes públicas de carregamento.
As associações de veículos elétricos presentes comprometeram-se a manter a troca de informações e de experiências por forma a generalizar as práticas mais eficazes, beneficiando das soluções de maior sucesso de cada um dos países representados.
As empresas portuguesas fabricantes de sistemas de carregamento, Efacec e Magnum Cap, estiveram presentes para apresentar as suas novidades em carregadores.
A Efacec fez a apresentação mundial do seu carregador QC45 agora com um design mais apelativo e um visor com dimensões mais generosas.
A Efacec também tinha em exposição o carregador ultra-rápido que pode carregar entre 160 kW e 350 kW, também já em comercialização na Europa.
A Magnum Cap fez a apresentação internacional do carregador V2G, carregador bi-direcional que permite carregar o veículo elétrico a partir da rede elétrica, ou, injetar na rede elétrica a eletricidade acumulada na bateria do carro elétrico.
Alguns dos exemplares de veículos elétricos mais curiosos presentes na exposição, quer pela sua antiguidade quer pela sua inovação e design futurista á época do seu lançamento.
[slideshow_deploy id=’15164’]
Para mais informações sobre o EVS32 – Electric Vehicle Symphosium & Exibition consulte o site aqui.