Com o aproximar do final do ano, as vendas de veículos elétricos, diminuíram o ritmo do seu crescimento, pelas razões que analisamos mais à frente.
Em relação ao mês anterior, as vendas de veículos 100% elétricos (BEV) decresceram ligeiramente. Em novembro de 2019, foram vendidos 396 veículos 100% elétricos, em comparação com os 475 vendidos em outubro.
No total de vendas de Veículos 100% Elétricos (BEV) e Veículos Híbridos Plug-In (PHEV), em novembro, estas diminuíram cerca de uma centena de unidades em relação a outubro. Foram vendidos 1.295 veículos em novembro de 2019, comparado com os 1.398 vendidos em outubro, a diferença é somente de 7,4%.
A diminuição do crescimento das vendas de veículos BEV e PHEV, tem um motivo muito claro: a indústria automóvel será sujeita a pesadas multas a partir de 2021, com base nas emissões dos veículos vendidos durante o ano de 2020, que estão sujeitos a um máximo de 95 gr/km. Por isso as vendas dos veículos elétricos têm sido desviadas para o início de 2020 para abaterem ao total de emissões das marcas.
Mesmo perante os números de vendas de veículos 100% elétricos (BEV) em novembro, as marcas que lideram as vendas de 2019 mantêm-se: Nissan no mês e Tesla no ano. Contudo, é de destacar a marca Jaguar, em 2º lugar nas vendas mensais de novembro e em 4ª lugar nas vendas anuais.
No caso das vendas de Veículos Híbridos Plug-In (PHEV), a marca BMW continua na liderança, tanto nas vendas mensais, como nas vendas anuais. Destaque para a Porsche, que ultrapassou as vendas da Mitsubishi este mês.
No total, entre janeiro e novembro de 2019, foram vendidos 11.636 Veículos 100% elétricos (BEV) e Veículos Híbridos Plug-In (PHEV), o que ultrapassa o número de vendas de 2018 (8.241 veículos), quando ainda falta um mês para o final do ano.
O ano de 2020 promete arrancar com um aumento significativo de vendas de veículos elétricos em Portugal, não só pela razão supra referida sobre as multas a serem aplicadas à indústria automóvel, como também pelo facto de os incentivos para aquisição de veículos elétricos já terem esgotado para o ano em curso. Muitos dos potenciais compradores de veículos elétricos ponderam beneficiar desse mesmo incentivo em 2020, visto que está confirmada a sua renovação.
A Mobilidade Elétrica veio para ficar!
Além dos valores de vendas terem crescido este ano, os veículos elétricos passaram a ser um assunto comum e transversal, seja na comunicação social, seja na publicidade a novos modelos automóveis, ou nos eventos sobre sustentabilidade, etc. A mudança de paradigma acontecerá, quanto mais breve, melhor, mas é garantido que é algo que está em movimento e será, a breve trecho, absolutamente disruptiva.
Não há planeta B.