Os primeiros equipamentos começarão a ser instalados no início de 2020
Tal como na mobilidade elétrica onde a Galp foi pioneira na dinamização de um ecossistema de parcerias, criação de infraestruturas de carregamento e teste de novas tecnologias, como é exemplo a tecnologia de carregamento com storage associado, o projeto piloto que a Galp vai implementar nos Açores trata-se do primeiro projeto desta natureza em Portugal com uma dimensão/escala ao nível europeu.
V2G | O que é?
A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) é o passo que se segue na mobilidade elétrica permitindo que os carros deixem de ser apenas consumidores de eletricidade mas possam igualmente injetar energia na rede. Assenta numa lógica descentralizada de fluxos de energia bidirecionais e permite que um carro elétrico carregue a sua bateria ou, em alternativa, que descarregue essa mesma bateria para fornecer energia.
Este novo conceito passa a permitir ao utilizador de veículo elétrico uma poupança na sua fatura de energia e/ou uma receita associada à prestação de serviços à rede elétrica atualmente assegurados de forma centralizada por centrais termoelétricas, hídricas, etc. Adicionalmente, pode ainda contribuir para uma maior penetração de energias renováveis através, por exemplo, de efetuar o carregamento do veículo durante o período noturno aproveitando excedentes de energia eólica.
V2G Piloto Galp nos Açores | Modelo de funcionamento
No próximo dia 19 de dezembro será dado o kick-off do projeto que contará com a presença das entidades-chave que reúnem as competências necessárias para a implementação do mesmo:
- Galp
- Nissan
- Eletricidade dos Açores (EDA)
- Nuvve
- Magnum Cap
- DGEG
- Direção Regional de Energia dos Açores
- ERSE
A DGEG, a DRE e a ERSE participam como entidades convidadas, com o objetivo de acompanharem a evolução do projeto e identificarem eventuais alterações legais e regulamentares da esfera das suas respetivas competências .
A Diretora Regional da Energia destacou o projeto ‘V2G Açores’ como exemplo da “elevada aposta em tecnologias emergentes e inovadoras em matéria de mobilidade elétrica, que proporcionam uma utilização eficiente das redes elétricas, uma importante conquista para o arquipélago, que se quer eficiente, inteligente e sustentável”.
Saiba mais, aqui.