Realizou-se em Lagoa, São Miguel, Açores, o IX Encontro com a Eficiência Energética (EEE), que teve como tema central os Transportes Públicos.
Este Encontro com a Eficiência Energética, iniciativa da Direção Regional da Energia, contou com a presença de diversos oradores divididos em três painéis distintos, sendo que o Painel 1 e o painel 3 tiveram como moderador Henrique Sánchez, Presidente da UVE.
A abertura deste Encontro esteve a cargo do vereador da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos, a anfitriã do IX Encontro para a Eficiência Energética, que decorreu no Auditório dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lagoa.
Seguiu-se a intervenção da Diretora Regional da Energia, Andreia Carreiro, que se referiu à necessidade dos Açores adotarem a mobilidade elétrica também no que se refere aos transportes públicos de passageiros, referindo o atual Aviso do Governo Regional que define as condições para os concessionários de transportes públicos se candidatarem aos incentivos aí previstos.
No primeiro painel dedicado à Tecnologia, Ivan Sousa, Diretor Comercial da Efacec, falou sobre o momento atual das tecnologias dos diversos sistemas de carregamento para veículos elétricos, de que a Efacec é um dos grandes fornecedores a nível internacional e, especificamente dos carregadores dedicados aos transportes pesados de passageiros, carregadores de 150 kW e de 160 kW, produzidos pela empresa.
No painel 2, estiveram presentes os representantes dos SMTUC – Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra que trouxeram a sua experiência com os recentemente adquiridos autocarros elétricos da marca BYD que têm superado as expectativas dos próprios SMTUC. Foi um testemunho real e prático da adoção de autocarros elétricos por parte das autarquias e dos enormes benefícios, tanto ambientais como económicos, que a eletrificação dos transportes coletivos permite.
Ainda no painel 2 foi orador José Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Matosinhos que apresentou o plano para uma mobilidade inteligente e sustentável a ser instalado no município de Matosinhos.
No terceiro painel interveio o Diretor Regional dos Transportes dos Açores, Pedro Silva que salientou as particularidades dos Açores, nove ilhas, com transportes coletivos de passageiros em oito ilhas e distintos concessionários privados.
Andreia Carreiro, Diretora Geral de Energia dos Açores, salientou os diversos incentivos atualmente em vigor e que permitem as candidaturas dos operadores de transportes públicos de passageiros até ao final do 1.º trimestre de 2020. Estes apoios visam eletrificar a oferta nos transportes públicos de passageiros, condição essencial para a descarbonização da economia dos Açores. Estes autocarros elétricos irão também permitir no futuro a substituição da importação de combustíveis fósseis, que os autocarros com motor de combustão interna necessitam, pela utilização de eletricidade produzida pelas centrais fotovoltaicas, eólicas e geotérmicas, permitindo assim o uso das energias endógenas da Região.
O IX Encontro para a Eficiência Energética nos Açores terminou com uma sessão de networking que permitiu a todos os participantes interagirem com os diversos oradores e restantes convidados.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, agradece o convite recebido e saúda o empenho e o exemplo dos Açores na eletrificação da mobilidade, quer a particular, quer a coletiva, sendo o próprio Governo Regional dos Açores a dar o exemplo com cerca de trinta viaturas 100% elétricas já ao seu serviço.