Mesmo em tempo de férias, a Mobilidade Elétrica em Portugal não descansa! Durante o mês de agosto as vendas de Veículos Elétricos (VE), 100% elétricos (BEV), ou elétricos híbridos plug-in (PHEV), registaram um crescimento homólogo de 46.7% em agosto de 2021, enquanto que as vendas de veículos com motores de combustão interna (VCI), sejam a gasolina ou a gasóleo, acentuam ainda mais a queda verificada desde o mês de julho.
Desde o início do segundo trimestre deste ano que a tendência é só uma: aumentos homólogos sucessivos nas vendas dos veículos elétricos, sendo que no caso dos veículos híbridos plug-in essa tendência já vem desde o início do ano. Portanto, o caminho da Mobilidade Elétrica está a ser percorrido por cada vez mais pessoas, e isso são ótimas notícias, mesmo em época estival! Em agosto venderam-se um total de 1.956 veículos elétricos e eletrificados.
A expectativa do próximo mês é enorme, pois sabendo que se aproxima mais um final de trimestre e também com cada vez mais modelos de veículos ligeiros disponíveis no mercado, a escolha dos portugueses refletir-se-á para que até ao final do ano seja batido mais um record. Por enquanto, regista-se com agrado que um mês habitualmente calmo se tenha já transformado num caso de sucesso demonstrando que mesmo durante as férias existem mais veículos sem emissões a rolar pelas nossas estradas. Praticamente tivemos um aumento cerca de cinquenta por cento relativamente aos dois anos anteriores.
Oito meses consecutivos a superar os números dos anos anteriores é o resumo das vendas dos veículos plug-in. Apesar deste mês o aumento relativo ter sido inferior à categoria dos BEV, a tendência positiva continua a afirmar-se. Apenas em fevereiro houve vendas inferiores às mil unidades.
O somatório das duas categorias – BEV e PHEV -, mesmo durante o mês de agosto continua favorável e a deixar a fasquia em boa posição para o final do terceiro trimestre de 2021. Praticamente duas mil unidades vendidas.
Variação de Vendas de Veículos em Portugal
2020/2021 – Combustão Interna vs. Elétricos
Já são dois meses consecutivos em que os números das vendas de veículos ligeiros de passageiros alimentados por gasóleo e gasolina continuam a decrescer, e mais pertinente do que isso é o facto de a variação negativa ter aumentado, representando uma clara tendência na diminuição das vendas de veículos alimentados a combustíveis de origem fóssil. Os sinais para a indústria automóvel estão claros e a apontar para as decisões governamentais de nos próximos anos assistirmos à eliminação das vendas deste tipo de veículos.
No quadro abaixo registam-se dois factos interessantes. Continua a aumentar o valor da quota de mercado anual, já em 16,5% em 2021, e foi ultrapassada a fasquia dos vinte por cento na quota mensal, alcançando 24,1% neste mês de agosto. À data, é importante referir que a venda de veículos elétricos, ligeiros de passageiros, atingiu (praticamente) um quarto das vendas!
No gráfico seguinte assinala-se a tendência da transição tecnológica com a evidente confirmação das vendas dos veículos elétricos, e, simultaneamente, a diminuição das vendas de veículos com combustão interna.
Adicionalmente, se considerarmos apenas os Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), a discrepância nos meses de julho e agosto é ainda maior em relação aos Veículos com motor de Combustão Interna (VCI).
Vendas de Veículos Elétricos por tipo de Energia – agosto de 2021
Se considerarmos as motorizações alternativas, estas representam 42,19% em agosto de 2021, em detrimento das vendas de motorizações “tradicionais” – a gasolina e gasóleo. Bastante mais de 1/3 dos veículos ligeiros de passageiros vendidos em agosto de 2021 são movidos a energias alternativas. A meta dos cinquenta por cento fica mais próxima. De realçar que na categoria dos veículos 100% elétricos a quota de mercado ultrapassa pela primeira vez os dois dígitos, alcançando os 10.07%!
Se olharmos apenas para as motorizações alternativas, grande parte das vendas são referentes a Veículos 100% Elétricos (23,9%) e Veículos Híbridos Plug-In (33,3%, que representa 1/3 de todos os veículos movidos a energias alternativas vendidos este mês).
E por fim, se considerarmos apenas as categorias Veículos Elétricos (que consiste nos Veículos 100% Elétricos e Veículos Híbrido Plg-In), Híbridos Elétricos Convencionais e Híbridos Não Elétricos, os Veículos Elétricos representam a grande maioria, com 57,2% em agosto de 2021.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal em agosto de 2021
Em agosto, a Hyundai surge como a marca que mais vendeu veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, com um total de 98 veículos, que a coloca assim na 5.ª marca mais vendida em Portugal desde janeiro de 2021.
Para além da Hyundai, nas marcas mais vendidas em agosto, temos a Tesla com 81, Peugeot com 66, BMW com 65 e a Ford com 49 veículos – mais uma marca que se estreia no top 5 de marcas mais vendidas em Portugal.
Na categoria dos veículos híbridos plug-in voltamos a ter o mesmo cenário do mês anterior: Mercedes-Benz, BMW e Volvo, quer nas vendas do mês de agosto, quer nas vendas do acumulado do ano de 2021.
Agosto trouxe a Peugeot para o terceiro lugar no acumulado das vendas BEV + PHEV, por troca com a Volvo que ocupou essa posição no mês anterior. No acumulado anual nada de novo nas cinco primeiras marcas.
A mudança está à vista, só não vê quem não quer.
A Mobilidade Elétrica não tirou férias em agosto e estes valores provam uma vez mais que os consumidores mudaram a sua preferência pelos veículos convencionais, e optam cada vez mais pelos veículos elétricos, seja por uma motivação económica – que existem várias relacionadas com os veículos elétricos – seja por uma motivação de proteção ambiental – que se torna, cada vez mais, algo que não pode ser ignorado.
Faça um test drive a um automóvel, motociclo, ciclomotor ou bicicleta elétrica e comprove por si mesmo todas as vantagens em optar por um meio de transporte com 0% de emissões, silencioso e suave.
O Futuro é Hoje.
O Futuro é Elétrico.
Artigo corrigido posteriormente à publicação, com a retificação do valor total de vendas mensais de veículos ligeiros de passageiros PHEV, por marca, de janeiro a setembro de 2021.
Artigos relacionados
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!