Citroën AMI 100% elétrico – pequeno em tamanho, grande em disrupção

No passado dia 6 de Setembro a Citroën apresentou oficialmente o modelo AMI 100% elétrico como solução inovadora para a mobilidade. A UVE foi acompanhar o lançamento e testar este modelo de quadriciclo que promete mudar a forma como vemos a mobilidade ligeira.

O quadriciclo ligeiro, concebido para curtas distâncias, é apresentado como uma alternativa aos transportes públicos e outros meios de transporte individuais de 2 ou 3 rodas, por combinar conforto, independência e segurança/proteção.

Com uma autonomia de 75 km o modelo ultrapassa confortavelmente a que é normalmente a distância média percorrida diariamente em variados tipos de utilização, em meios urbanos e suburbanos.

A bateria de 5 kWh, de iões de lítio carrega-se totalmente em 3 horas, numa tomada doméstica normal de 220 V. O carregamento também pode ser feito numa Wallbox, por um cabo adaptado ou num Posto de Carregamento público.

O motor de 6 kW permite velocidades até 45 km/h, tornando possível a sua utilização por maiores de 16 anos com carta de condução “B1”.

Dependendo dos kits de personalização escolhidos, os preços do Citroën AMI variam entre os 7.350 € e os 8.710 , fazendo com que se torne mais acessível.

O design exterior ultracompacto (2,41m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura) combinado com o diâmetro de viragem (7,20 m) e o tamanho, desenho e posicionamento das rodas, tornam mais simples as tarefas de estacionamento e outras manobras.

Medidas do Citroën AMI


O habitáculo é pensado milimetricamente tornando-o surpreendentemente espaçoso e confortável. 

A bateria está colocada no tabliê de bordo, permitindo maior otimização do espaço. Já o cabo de carregamento é guardado ao nível da porta do lado do passageiro.

A posição de condução está ao mesmo nível de altura que a dos outros condutores na estrada, aumentando a visibilidade e segurança.

Na versão para particulares há dois lugares, com os bancos desfasados entre si para aproveitamento de espaço, sobrando espaço para bagagem. Na versão profissional todo o espaço além do reservado ao condutor é destinado a carga.

Interior do Citroën AMI, com bancos desfasados para maior espaço entre passageiros


Não foi só no conceito e design que a marca apostou na inovação. O AMI vem ser disruptivo até na sua abordagem comercial, estando à venda online e podendo ser comprado a qualquer hora com facilidade, rapidez e entrega ao domicílio.

Além dessa facilidade, há todo um universo digital, a app móvel myCitroën, onde o quadriciclo pode ser acompanhado no que toca a autonomia, estado de carga da bateria e tempo restante para uma carga de 100%, quilometragem, alertas de manutenção e localização das estações de carregamento mais próximas. 

Este quadriciclo apresenta-se como uma solução diferenciadora que virá abrir as portas da mobilidade elétrica a mais pessoas, desbravando caminho às soluções que resolvem problemas da mobilidade e gestão de espaço urbano. O melhor e mais importante: com zero emissões de CO2.

A UVE testou o Citroën AMI pelas ruas de Lisboa e pode comprovar as vantagens que este veículo traz para a descarbonização dos transportes individuais e para a diminuição do espaço ocupado pelo trânsito nas estradas.
O AMI promete ser uma solução revolucionária!

No vídeo, mostramos a brecagem exemplar do AMI!

Atualmente o AMI esteja disponível para compra no site da Citroën e nas lojas Fnac, contudo a Citroën conta com o lançamento de mais opções de compra, nomeadamente através de modalidades de financiamento. Para além de ser uma solução para o transporte individual, a Citroën prevê que o AMI venha também contribuir para a criação de redes de carsharing nos centros urbanos.

O futuro é elétrico!