Novo máximo mensal do ano de 2021 atingido em outubro! A fasquia dos 3.000 veículos elétricos foi ultrapassada com 3.049 veículos eletrificados vendidos no mês passado (1.715 veículos 100% elétricos e 1.334 veículos híbridos plug-in).
Mês após mês, a mobilidade elétrica continua a ser uma opção para milhares de pessoas.
Em outubro, a quota mensal continuou a aumentar e já se aproxima dos trinta por cento, tendo sido registado o valor de 27,6%. Foi o melhor mês de sempre para as vendas de veículos 100% elétricos com 1.715 unidades vendidas.
O total de veículos elétricos vendidos desde janeiro de 2021 – 22.722 – já ultrapassou o valor total do ano 2020, que ficou em 20.004. Ou seja, dois meses antes do ano 2021 terminar estabeleceu-se um novo record!
Certamente que o último trimestre consolidará o arranque tímido das vendas nos primeiros dois meses do ano. A tendência é clara e crescente: 3.049 veículos elétricos vendidos em outubro!
Comparativamente com o mês homólogo de 2020, este outubro venderam-se quase três vezes mais que em outubro do ano passado e é importante notar que os incentivos do Fundo Ambiental já foram todos atribuídos nesta altura do ano, o que leva a crer que mesmo sem os 3.000€ do incentivo (para veículos ligeiros de passageiros) a opção pela aquisição é tomada e as famílias avançam, realmente, para a compra de veículos 100% elétricos.
No que diz respeito às vendas dos veículos PHEV (híbridos plug-in) é o primeiro mês do ano em que se verifica uma ligeira diminuição relativamente ao ano passado. Portanto, em outubro deste ano venderam-se menos 99 veículos que em outubro do ano passado.
Variação de Vendas de Veículos em Portugal
2020/2021 – Combustão Interna vs. Elétricos
Nesta altura do ano, vamos já com seis meses de variação negativa nas vendas de veículos movidos por motores a combustão interna, contra quatro meses de variação positiva. No momento, a diminuição global das vendas de veículos a combustão interna encontra-se próxima dos 4% comparativamente a 2020 (ano em que se verificou uma verdadeira hecatombe das vendas de veículos automóveis).
Em outubro de 2021 venderam-se menos 3.970 veículos a combustível fóssil que em outubro de 2020.
Olhando para a tabela seguinte verifica-se o terceiro mês consecutivo com a quota mensal acima dos vinte por cento e já com a mira nos trinta por cento (considerando a quota mensal atual de 27,6%).
Ao contrário dos VCI, a venda de BEV + PHEV consolida-se com oito meses de variação positiva e apenas dois meses de ligeira variação negativa no início do ano. Numa altura que a sociedade está de olhos voltados para a atual crise energética, considerar a aquisição de uma viatura eletrificada faz todo o sentido do ponto de vista económico, uma vez que o seu custo total de utilização e o custo €/km são dois grandes argumentos, para além das vantagens ambientais amplamente difundidas.
A análise das vendas de 2021 continua a confirmar uma tendência negativa de quatro meses consecutivos a venderem-se menos veículos ligeiros a combustível fóssil que nos meses homólogos de 2020. Por seu turno, a variação das vendas de veículos elétricos mantém-se estável comparativamente com o ano passado. Tudo bons sinais para a eletrificação da sociedade.
Se analisarmos apenas os veículos 100% elétricos, desde o início do ano de 2021, verifica-se um aumento de 60,3% comparativamente ao período homólogo de 2020. É muito positivo entendermos que a mensagem da utilização de um veículo 100% elétrico está a surtir efeito em Portugal.
Focando apenas a comparação entre veículos a combustão interna e veículos 100% elétricos, o diferencial relativamente ao gráfico anterior ainda é mais acentuado. Há uma diferença de 193,6% entre as duas variações, em outubro de 2021.
Por sua vez, se analisarmos a variação de vendas de veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), em relação ao ano de 2020, o número de veículos híbridos plug-in volta a diminuir em relação a 2020 (-6,9%) no mês de outubro, algo que nunca tinha acontecido. Contudo, o número de veículos 100% elétricos a serem vendidos continuam a aumentar em relação aos meses homólogos.
Vendas por tipo de energia em outubro de 2021
Em outubro de 2021, os veículos movidos a energias alternativas (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais) obtiveram a maior quota de mercado, com 45,06%, ultrapassando o número de veículos com motor de combustão interna a gasolina (com uma quota de mercado de 35,12%) e veículos com motor de combustão interna a gasóleo (com uma quota de mercado de 19,80%).
Se melhor analisarmos as diferentes categorias, separando todos os veículos híbridos convencionais dos veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), constatamos que os veículos elétricos, com 27,58% continuam a superar os veículos ligeiros de passageiros movidos com motores de combustão interna a gasóleo com 19,80%.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal
em outubro de 2021
Relativamente às marcas, a Peugeot ficou no primeiro lugar com 288 unidades vendidas, seguida da Hyundai e Renault um pouco mais distante. Em termos anuais, a Peugeot consolida o top nacional, imediatamente seguida pela Tesla e pela Nissan um pouco mais atrás.
Nas vendas dos PHEV nada de novo. As mesmas três marcas continuam nas três primeiras posições sem alterações significativas. A Mercedes-Benz continua a liderar o mercado, logo seguida da BMW e da Volvo.
O mês de outubro trouxe a Peugeot para o segundo lugar de vendas, ultrapassando a Tesla que ocupava essa posição no mês anterior. A BMW continua a ocupar a primeira posição tal como no mês passado. A Mercedes-Benz subiu de quarto para terceiro lugar na tabela das vendas de outubro 2021. No período de janeiro a outubro, verificou-se apenas uma troca entre a Peugeot e a Volvo na terceira posição da tabela.
Em resumo, em pleno mês da realização da COP26, em Glasgow, verifica-se que Portugal está no bom caminho para a eletrificação e descarbonização, com dois marcos importantes para a Mobilidade Elétrica atingidos em outubro de 2021: maior valor mensal de veículos elétricos vendidos em 2021 (com 3.049 veículos) e maior valor de quota mensal registado até hoje (com 27,6%).
O fim do ano aproxima-se e também a expectativa por saber qual o valor final das vendas de Veículos Elétricos em Portugal!
Artigos relacionados
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!