Decorreu nos dias 30 e 31 de outubro, em São Miguel, o II Azores E- Rallye, com partida no concelho da Lagoa até à Povoação. A UVE participou com uma equipa formada por dois dos Associados fundadores da Associação, que venceu o 1º lugar na Prova de Regularidade.
A segunda edição do Azores E-Rallye contou com um programa diversificado, para além da realização das classificativas propriamente ditas.
Sábado de manhã:
- Verificações técnicas e administrativas
Sábado ao início da tarde:
- Palestra da UVE, acerca da Mobilidade Elétrica em Portugal
- Palestra do Classic Club de Portugal, sobre as Provas de Regularidade
Sábado ao fim da tarde:
- Lagoa Street Stage
Domingo de manhã:
- 1.ª Secção
- 2.ª Secção
Domingo à tarde:
- Almoço convívio, anúncio dos resultados e cerimónia de entrega dos prémios
Dia 1 – Sábado – 30 de outubro
No primeiro dia do E-Rallye, sábado, o dia teve início logo cedo. Durante a manhã fizeram-se as verificações técnicas e administrativas, na sede do Grupo Desportivo Comercial (GDC), na cidade da Lagoa.
Durante a tarde, pelas 14h30m, realizaram-se duas conferências. Uma sobre a Mobilidade Elétrica em Portugal e outra sobre o funcionamento das Provas de Regularidade.
Entrega da T-Shirt “Não Sejas Fóssil” a Rui Moniz, do GDC.
Durante a palestra fez-se uma videochamada para conectar duas ilhas – São Miguel e Grã-Bretanha. Naquele momento, seis associados da UVE encontravam-se a levar a cabo atividades em prol da Mobilidade Elétrica. Dois em São Miguel, a participar no II Azores E-Rallye, e quatro a caminho da COP26, na Escócia.
Paulo Almeida, Classic Club de Portugal.
A Diretora Regional da Energia, Joana Ferreira Rita, esteve presente durante o evento assinalando o trabalho desenvolvido pela DREA em prol da mobilidade elétrica.
Diretora Regional da Energia, Joana Ferreira Rita.
A última atividade do dia foi a prova Lagoa Street Stage, realizada nas ruas circundantes ao TecnoParque Nonagon. Os concorrentes tinham como objetivo percorrer duas voltas com a menor diferença possível entre os tempos de cada volta, e sem ultrapassar o valor da velocidade média que foi fixado nos 50 km/h.
Dia 2 – Domingo – 31 de outubro
O Rallye propriamente dito teve duas secções, com um total de 10 classificativas. A partida foi na sede do Grupo Desportivo Comercial e a chegada foi na Câmara Municipal da Povoação, com uma paragem intermédia na localidade das Furnas.
Trajeto das 10 classificativas.
Resultados
No final do II Azores E-Rallye os resultados e classificações finais foram as seguintes:
Arménio Marques e Ricardo Melo, em Volvo XC40 RT.
João Gonçalves e Pedro Isidoro, num Citroen e-C4.
Rui Torres e Carla Ferreira, em Peugeot 2008.
Nuno Ferreira e Paulo Fonseca, em Renault Zoe Ze 50 R 135.
Em resumo, o Grupo Desportivo Comercial organizou uma prova dedicada à participação de veículos 100% elétricos e teve como objetivo integrar o Campeonato das Novas Energias no próximo ano, 2022. Foi muito interessante registar que numa lista de 17 equipas estiveram 11 viaturas de modelos diferentes, o que atesta que a oferta do mercado está a desenvolver-se a bom ritmo e que cada vez mais a mobilidade elétrica é uma possibilidade para a sociedade.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos agradece o convite efetuado e espera que a próxima edição do Azores E-Rallye integre o Campeonato das Novas Energias.
Momentos fotográficos do E-Rallye
Equipas na Povoação.
Parte das equipas nas Furnas.
Almoço-convívio, na Povoação.
Mais fotografias disponíveis na página do GDC.