Leiria é a primeira de nove cidades a beneficiar desta infraestrutura. A Mobi.E inaugurou a 22 de dezembro de 2021, em Leiria, o primeiro HUB de Carregamento para Veículos Elétricos, reforçando a infraestrutura nacional de acesso público. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, do Presidente da Mobi.E, Luís Barroso, do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes e do Presidente da UVE, Henrique Sánchez.
Conforme anunciado a 6 de outubro de 2020 foi lançado um concurso pela Mobi.E para reforçar a infraestrutura pública de carregamento de Veículos Elétricos. Foram selecionadas até quatro empresas que fornecerão e instalarão 10 Estações de Carregamento de Veículos Elétricos (HUB) espalhados pelo país.
Cada Hub será constituído por:
- 1 PCUR – Posto de Carregamento Ultra-Rápido (150 kW)
- Tomadas: CHAdeMO (DC) / CCS2 (DC)
- 3 PCR – Posto de Carregamento Rápido (50 kW)
- Tomadas: CHAdeMO (DC) / CCS (DC) e AC43 (AC)
- 5 PCN – Posto de Carregamento Normal (22 kW)
- Tomadas: Menekkes Tipo 2 (AC), 2 por cada posto
Concurso público Mobi.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
A 6 de outubro de 2020 foi lançado um concurso pela Mobi.E para reforçar a infraestrutura pública de carregamento de VE. Serão selecionadas até quatro empresas que fornecerão e instalarão 10 Estações de Carregamento de Veículos Elétricos (Hubs) espalhados pelo país.
Este HUB de carregamento de Veículos Elétricos, em Leiria, é o primeiro de um total de 10 HUBs, que resulta de um investimento de cerca de 2 milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental.
Todos os HUB utilizarão carregadores normais (22 kW), rápidos (50 kW) e ultrarrápidos (150 kW) de produção nacional fabricados pela ‘MAGNUM CAP a Scame Group Company’ de Aveiro.
Na cerimónia de inauguração do primeiro HUB, estiveram presentes o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, o Presidente da Mobi.E, Luís Barroso, o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes e o Presidente da UVE, Henrique Sánchez. A UVE esteve ainda representada pelo seu Vice-Presidente, Pedro Isidoro e outros associados que tiveram a oportunidade de acompanhar a abertura deste importante HUB de carregamento que mostra, mais uma vez, que a Mobilidade Elétrica encontra-se em grande expansão, em Portugal.
No seguimento do recente anúncio sobre o aumento da tarifa EGME para 2022 (imposto pela ERSE), o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro e o Presidente da Mobi.E, Luís Barroso, também abordaram este tema que tem criado um forte descontentamento nos Utilizadores de Veículos Elétricos.
No passado dia 20 de dezembro, a UVE emitiu o Comunicado – “Forte e Injustificado Ataque aos Utilizadores da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos”, onde tornou pública a sua posição face à decisão tomada pela ERSE em aumentar em 79% as tarifas da EGME, em 2022.
Veja os discursos do Presidente da Mobi.E, Luís Barroso e do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro na cerimónia de inauguração do 1º HUB Mobi.E em Leiria:
[Relativamente ao aumento da tarifa EGME anunciado pela ERSE para 2022]
“Uma decisão administrativa que permite que algumas tarifas reduzam cerca de 50% de um ano para o outro e que ao mesmo tempo determina que outras tarifas aumentem quase 80% em apenas 8 meses, numa área em transformação e tão fundamental para o cidadão comum, como a Mobilidade, parece um escândalo.
Neste caso, nem se pode dizer que [a ERSE] não estava avisada, pois quer o Conselho Consultivo, quer a entidade diretamente interessada [a MOBI.E], os agentes de mercado que se encontram a efetuar fortes investimentos e a Associação de Utilizadores [a UVE], têm sido unânimes ao defender publicamente soluções, como a aplicação de tarifas em função dos consumos ou a estabilidade dos preços. Parece tratar-se de um processo democrático mas onde todas as partes ouvidas são sistematicamente ignoradas (…) e insiste-se numa verdade própria e única numa aparente ditadura da tecnocracia da folha de cálculo, totalmente alheada da realidade, do risco do mercado e das expectativas criadas.
(…) Desta forma, o caminho parece-me claro: à Mobilidade as questões que são da Mobilidade e deixar à energia as questões que são da energia.”
Luís Barroso, Presidente da Mobi.E
[Relativamente ao aumento da tarifa EGME anunciado pela ERSE para 2022]
“A posição da Mobi.E é partilhada pelo Governo, estamos num caminho crescente de carregamentos, estamos num caminho para assegurar a maturidade do mercado [da Mobilidade Elétrica], é importante que não existam sinais contrários e negativos“.
Reforçou ainda que, “apesar de tudo, temos pontos positivos, como os benefícios fiscais e Incentivos de Aquisição para Particulares e Empresas” que, apesar de existir a previsão para diminuir gradualmente esses apoios, “este não é o momento para o fazer, pois enquanto um Veículo Elétrico custar mais do que um veículo a combustão“, o incentivo de aquisição manter-se-á.
Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro
A proposta do Governo para a dotação do Incentivo de Aquisição de Veículos de Baixas Emissões para 2022 é de 8 milhões de euros, duplicando assim o valor de 2021.
O número de Postos de Carregamento instalados em 2021, quase que duplicou em relação a 2020. A Rede Pública de Carregamento é composta atualmente por mais de 2.300 postos de carregamento e 4.800 tomadas.
Dos 10 HUBs da Rede Pública de Carregamento previstos, 9 estão em construção e, para além de Leiria, agora inaugurado, mais seis serão inaugurados no início do ano de 2022, sendo que o próximo HUB a ser inaugurado será, provavelmente, o de Coimbra.
As localizações dos HUBs da Rede Pública de Carregamento são:
- Almada
- Coimbra
- Guimarães
- Leiria
- Loulé
- Loures
- Matosinhos
- Vila Nova de Gaia
- Viseu
A inauguração deste tipo de Estações de Carregamento – e do crescente número de Veículos Elétricos vendidos em Portugal – mostram que a Mobilidade Elétrica chegou para ficar e que será objeto de forte investimento público e privado nos próximos anos, acelerando a eletrificação dos transportes terrestres, para cumprir os objetivos definidos pela neutralidade carbónica.
O Futuro é Elétrico!
Artigos relacionados
Pela primeira vez em Portugal os Veículos Elétricos superaram as vendas dos veículos a gasóleo
Novembro de 2021 ficará na história da indústria automóvel em Portugal, pois pela primeira vez, na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, os Veículos 100% Elétricos (18.1%) superaram os veículos com motores a gasóleo (17.7%).
Forte e Injustificado Ataque aos Utilizadores da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos
Comunicado UVE n.º 6/2021, sobre o aumento de 79% das tarifas da EGME para vigorarem em 2022, conforme divulgado pela ERSE.
Na sequência da candidatura submetida pela UVE em agosto de 2018, foi publicada a 7 de dezembro de 2021, a decisão da Presidência do Conselho de Ministros, que atribui o estatuto de Entidade de Utilidade Pública à UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, por atividades relevantes no âmbito da promoção da Mobilidade Elétrica em Portugal.