Em março de 2022 os Veículos Elétricos superaram as vendas dos veículos a gasóleo

Na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, os Veículos Elétricos (22,39%) superaram novamente os veículos com motores a gasóleo (16,21%). Os Veículos Elétricos mais sustentáveis (Motociclos, Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos 100% Elétricos) também revelaram números muito interessantes neste início de ano.

Este mês de março, o crescimento das vendas de veículos elétricos – considerando todas as categorias dos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) – foi de 20,54%, em relação a fevereiro. Se considerarmos apenas os veículos BEV, o crescimento atinge os 45,65%, contudo, se considerarmos apenas os veículos PHEV, verifica-se uma ligeira diminuição de 3,48%, sinal que os Veículos 100% Elétricos continuam a ganhar terreno em relação aos veículos híbridos plug-in em Portugal.

Em todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, foram vendidos 1.883 Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) no mês de março, atingindo o total de 4.314 veículos desde o início do ano, valores que antecipam um excelente 2022, nas vendas de BEV.

Relativamente aos Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) foram vendidos 1.303 veículos no mês de março, em todas as categorias – se bem que na sua quase totalidade são veículos ligeiros de passageiros -, ficando perto dos quatro milhares de unidades desde o início de 2022 (valor esse já ultrapassado pelos BEV), com 3.920 veículos.

No conjunto dos Veículos Elétricos (BEV e PHEV), foram vendidos 3.186 veículos no mês de março, atingindo o total de 8.234 veículos neste primeiro trimestre, números que revelam um crescimento sustentado das vendas dos VE em Portugal.

Variação de Vendas de Veículos em Portugal
Combustão Interna vs. Elétricos 

Focando a atenção nos veículos ligeiros de passageiros – a categoria que representa a maioria das vendas automóveis em Portugal – na variação homóloga, os veículos de combustão interna (VCI) diminuem e os Veículos Elétricos (BEV e PHEV) crescem.

A variação homóloga de vendas de Veículos de Combustão Interna (VCI) regressa a valores negativos, com -1,9%, depois de um único mês de variação positiva este ano, em fevereiro de 2022. Por sua vez, a variação homóloga relativamente aos Veículos Elétricos (BEV e PHEV) encontra-se em terreno positivo há mais de um ano – desde março de 2021.

A consolidação do mercado de Veículos Elétricos torna-se ainda mais visível quando analisamos a quota mensal do mercado de veículos ligeiros de passageiros (BEV e PHEV), que se mantém acima dos 20% desde agosto de 2021, tendo inclusive ultrapassado os 30% em novembro.

Se executarmos a mesma análise, mas considerando apenas os veículos ligeiros de passageiros 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles), a variação homóloga de março ascende a 146,9%.

À semelhança da variação homóloga relativamente aos Veículos Elétricos (BEV e PHEV) que se manteve em terreno positivo há mais de um ano – desde março de 2021, se considerarmos apenas os Veículos 100% Elétricos (BEV) a variação positiva é ainda mais acentuada.

Se compararmos separadamente as variações homólogas de venda de Veículos de Combustão Interna (VCI), Veículos Híbridos Plug-In (PHEV) e Veículos 100% Elétricos (BEV), somente os BEV mantêm uma variação positiva durante os últimos 12 meses, mostrando, mais uma vez, que a preferência de cada vez um maior número de pessoas, recai na aquisição de veículos com motorizações menos poluentes e mais eficientes, ou seja, 100% elétricos.

Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros vendidos
em Portugal – por tipo de energia

Como referido no início deste artigo, os Veículos Elétricos ultrapassaram, novamente, os veículos com motor a gasóleo, na categoria de ligeiros de passageiros. Em conjunto, os Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), representaram 22,39% das vendas de março, ultrapassados apenas pelos veículos com motor a gasolina (41,53%), superarando as vendas de veículos com motor a gasóleo (16,21%) e dos híbridos convencionais (15,96%).

Marcas de Veículos Elétricos ligeiros de passageiros
mais vendidas em Portugal 

No mês de março de 2022, a Tesla é a marca mais vendida nos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) ligeiros de passageiros, seguida da BMW em segundo lugar e da KIA em terceiro lugar. Nos Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) o pódio é composto pelas três marcas que frequentemente ocupam o top de vendas de veículos PHEV: Mercedes-Benz em primeiro lugar, BMW em segundo e Volvo em terceiro lugar.

Se considerarmos o conjunto das vendas de BEV e PHEV, a Tesla marca a sua posição este mês de março, ao ocupar o segundo lugar do pódio, atrás da BMW em primeiro lugar e seguida da Mercedes-Benz em terceiro lugar.

Considerando o acumulado do primeiro trimestre de 2022, a Tesla mantém a sua posição em primeiro lugar de vendas de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles), seguida da Peugeot e da BMW, em segundo e terceiro lugar, respetivamente. O pódio habitual de vendas de Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle) mantêm-se com a BMW, Mercedes-Benz e Volvo.

Nos valores totais, de BEV e PHEV, o top 5 conta com a presença da Tesla em quinto lugar, o que, por ser uma marca que comercializa exclusivamente veículos 100% elétricos, marca a sua posição no mercado das viaturas eletrificadas, frequentemente liderado pelos fabricantes alemães (BMW e Mercedes-Benz) e pela Volvo.


Crescimento da Mobilidade Elétrica mais sustentável para as cidades:
Motociclos, Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos 100% Elétricos

Para os pioneiros da Mobilidade Elétrica em Portugal o leque de veículos 100% elétricos à venda em Portugal nos primeiros anos era limitado a um ou dois veículos ligeiros de passageiros, por sua vez, a seleção de veículos 100% elétricos de duas rodas colmatava essa limitação de oferta de modelos. Por este motivo, o número de motociclos e ciclomotores 100% elétricos ultrapassava em muito o total de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos. Esta diferença entre as categorias de veículos 100% elétricos – tanto em número de modelos disponíveis, como em números de veículos em circulação no parque – foi gradualmente invertida, ou seja, aumentou rapidamente o número de modelos e marcas a comercializar veículos 100% elétricos ligeiros de passageiros e a seleção de veículos de duas rodas manteve-se quase inalterada durante anos.

Desde 2019 que se regista um aumento da oferta de Ciclomotores, Motociclos, Triciclos e Quadriciclos 100% elétricos – o que possibilitou a introdução de veículos elétricos mais adaptados para a circulação em meios urbanos onde o trânsito é mais intenso – o que permitirá melhorar a mobilidade nas cidades e centros urbanos.

A quantidade e diversidade da oferta deste tipo de veículos elétricos – Ciclomotores, Motociclos, Triciclos e Quadriciclos – tende a subir gradualmente, o que traz um grande benefício para a melhoria da mobilidade dos cidadãos nos meios urbanos e metropolitanos.


A Mobilidade Elétrica em Portugal está de boa saúde e recomenda-se!
O Futuro é hoje.

O Futuro é Elétrico!

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