A 14ª Assembleia Geral da UVE teve lugar em Lisboa no dia 9 de abril de 2022

No passado dia 9 de abril, pelas 15:00, realizou-se a 14ª Assembleia Geral da UVE, no Edifício do Workhub Lx na Praceta da Tabaqueira, onde se localiza a sede da UVE, em Lisboa.

Segundo a Convocatória para a 14ª Assembleia Geral UVE – enviada aos Associados, 30 dias antes da realização mesma – a Assembleia Geral de dia 9 de abril de 2022, teve a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1) Informações do Conselho Diretivo
Ponto 2) Apreciação e votação do Relatório e Contas 2021
Ponto 3) Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2022
Ponto 4) Outros assuntos de interesse

No ponto 1, com a participação de Henrique Sánchez, Presidente do Conselho Diretivo e Pedro Isidoro, Vice-Presidente do Conselho Diretivo, foram apresentadas duas novidades importantes:

  • Disponibilização em breve da Petição Pública UVE sobre Restrições de Venda de veículos de combustão interna a partir de 2030 – com o objetivo de levar a mesma a discussão na Assembleia da República;
  • O número de Associados da UVE atingiu a meta dos 1.000 no início do mês de abril – uma meta muito importante para a Associação e que foi um dos objectivos traçados em 2021 para ser atingido este ano.

No ponto 2 da ordem de trabalhos, Pedro Isidoro, Vice-Presidente do Conselho Diretivo, apresentou o Relatório e Contas 2021. Préviamente à realização da Assembleia Geral, o Relatório e Contas 2021 foi enviado, a todos os Associados com as quotas em dia para facilitar a sua apreciação.

Após discussão do Relatório e Contas 2021 e apresentação do Parecer (favorável) por parte do Conselho Fiscal da UVE, o Relatório e Contas 2021 foi aprovado por unanimidade dos votos dos Associados presentes na Assembleia Geral.

Mesa da Assembleia Geral da UVE – composta por Sérgio Mendes (no centro), Vice-Presidente da Mesa da Assembleia e Filipe Lopes (à direita), Secretário da Mesa da Assembleia e Anabela Aiveca (à esquerda), Associada da UVE, que assegurou o funcionamento da Mesa da Assembleia – composta obrigatoriamente por 3 elementos – perante a impossibilidade de participação do Presidente da Mesa da Assembleia Geral.


O ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos é sempre um dos pontos essenciais da Assembleia Geral UVE no início de cada ano. O ENVE terá lugar em Setúbal, com uma forte aposta nos veículos náuticos 100% elétricos.

No ponto final da ordem de trabalhos, houve lugar para intervenções por parte dos Associados presentes na Assembleia Geral.

Foi abordada a evolução da Rede Pública de Carregamento e a colaboração que a UVE tem vindo a desenvolver junto dos Operadores de Posto de Carregamento (OPC) para que a cobrança de carregamentos seja feita de forma mais justa para os utilizadores (por kWh). O avanço tecnológico permitirá em breve que os postos possam cobrar por utilização excessiva – quando o veículo já terminou o carregamento – e permitir a aplicação de tarifários mais ajustados ao tipo de posto, à potência de carregamento, à hora do dia, etc.

Foi referida, por um dos associados, a experiência como utilizador da Rede Pública de Carregamento, como o aumento do número de novos utilizadores veio mostrar que existe a necessidade de difundir mais informação junto dos utilizadores da Rede Pública, sobre como devem ser observadas boas práticas de utilização assim como a criação de um Código de Conduta ou Manual de Boas Práticas que permita que todos possam usar os postos de carregamento sem criar constrangimentos a terceiros.

Foram abordadas ainda as iniciativas em desenvolvimento pela UVE que permitirão a partilha de informação junto de novos utilizadores da Rede Pública e que permitirão colmatar a falta de conhecimento sobre os conceitos mais elementares da Mobilidade Elétrica e como os aplicar no dia a dia na utilização de um Veículo Elétrico e dos Postos de Carregamento.

Após o esclarecimento das dúvidas e o debate de algumas propostas entretanto recebidas, a 14ª Assembleia Geral da UVE foi dada como terminada pela Mesa da Assembleia Geral, cerca das 16:30.