A primeira edição do SAHE – Salón del Automóvil Híbrido y Eléctrico, em Valladolid, decorreu entre 22 e 24 de abril de 2022. A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos esteve presente no painel “AUVE España & UVE Portugal“, com Juan Moya, Delegado da Extremadura da AUVE – Asociación de Usuarios de Vehículos Eléctricos de España e Henrique Sánchez, Presidente da UVE.
À semelhança do EcarShow Lisboa e do SAHE Porto, em Portugal, o SAHE em Valladolid contou com uma grande exposição de veículos elétricos, soluções de carregamento, tecnologias ligadas à mobilidade sustentável e a realização de test drives de diversos veículos elétricos pelos visitantes.
A Mobilidade Elétrica, naturalmente, vai muito para além dos veículos elétricos – sejam eles ligeiros ou pesados de passageiros ou mercadorias, mobilidade suave (motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos) ou mobilidade leve (bicicletas, bicicletas de carga e trotinetes) -, mas também as soluções de carregamento, que têm evoluído nos últimos anos de forma a acompanhar o avanço tecnológico dos veículos elétricos. Desde as soluções de carregamento domésticas ao auto consumo, até tecnologias inovadoras, como o V2V (vehicle to vehicle), o V2H (vehicle to home) e o V2G (vehicle to grid), que permitem tirar maior proveito da capacidade de armazenamento da bateria de um veículo elétrico.
Entre as várias marcas automóveis – presentes com os mais recentes modelos elétricos e eletrificados – marcaram também presença as marcas que apresentam soluções alternativas para a mobilidade urbana, como motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos (como o já conhecido Citroen AMI).
No segundo dia do SAHE – Salón del Automóvil Híbrido y Eléctrico, dia 23 de abril, teve lugar o painel de debate “AUVE España & UVE Portugal”, com a presença de Henrique Sánchez, Presidente da UVE e Juan Moya, Delegado da Extremadura da AUVE – Asociación de Usuarios de Vehículos Eléctricos de España.
O debate foi muito participado com várias perguntas e algumas intervenções onde ficou claro a vantagem do modelo português, que permite a um utilizador, apenas com um cartão ou uma app de um dos operadores poder ativar qualquer carregador da Rede Pública, tendo ainda sido focada a necessidade de garantir a interoperabilidade das redes de ambos os países.
Uma última referência para a quantidade de táxis 100% elétricos já em circulação na cidade de Valladolid.