“O futuro é hoje!”, disse Henrique Sánchez, presidente da UVE, sobre a transição para uma rede de transportes eletrificada. A mobilidade elétrica esteve em foco na 6.ª Edição do Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente.
A 6.ª Edição do Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente, decorrida a 11 de maio de 2022, apresentou três painéis subordinados aos temas “Condução Inteligente”, “Energia Inteligente” e “Integração Inteligente“. A Mobilidade Elétrica esteve em foco, com números animadores respeitantes à situação atual em Portugal e com a apresentação de novos modelos 100% elétricos da Nissan. Entre os novos veículos está o Crossover 100% elétrico Nissan Ariya, lançado este ano, que marcará presença no ENVE 2022 Setúbal – Encontro Nacional de Veículos Elétricos.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos participou no evento, com a exposição do presidente do conselho diretivo, Henrique Sánchez, contribuindo para a clarividência do crescimento da mobilidade elétrica em Portugal e destacando a eficiência, as vantagens de utilização e rápido desenvolvimento tecnológico dos veículos elétricos.
Em linha com a Petição “Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030” , recentemente apresentada pela UVE, António Melica, diretor-geral da Nissan Portugal, anunciou o objetivo da Nissan em abandonar totalmente as motorizações exclusivamente térmicas, na Europa, em 2030 e de, em 2026, 75% das vendas da marca serem veículos eletrificados.
O Fórum Nissan contou com 14 oradores, nacionais e internacionais, de diversos setores – setor automóvel, produção e distribuição de energia, tecnologias de informação, mobilidade multimodal e atividade seguradora – dado que a mobilidade não se extingue no veículo e na energia que este consome, sendo fulcral considerar todo o ecossistema que envolve esta necessária mudança de paradigma de forma integrada. Portugal acompanha a tendência europeia e os números avançados denotam o aumento da adesão no contexto português a esta visão de mobilidade, com o parque automóvel português de modelos 100% elétricos ou eletrificados (inclui híbridos plug-in) já acima das 100.000 unidades e a quota de mercado anual deste tipo de modelos em cerca de 20% das vendas totais de automóveis no nosso país.
Sobre o receio de a rede de carregamento não estar preparada para suportar o aumento da procura em Portugal, quer Alexandre Videira, administrador da Mobi.E, quer Luís Tiago Ferreira, Diretor de Inovação em Mobilidade e Eficiência Energética da E-Redes, esclarecem que a rede existente tem capacidade para responder a este crescimento do parque automóvel de elétricos. Aos atuais mais de 2.750 carregadores distribuídos pelo país correspondem cerca de 5.700 tomadas, atingindo a potência de 102,5 MW em praticamente todos os municípios, quando bastariam 74 MW para responder às necessidades do presente. Além disso, está previsto o aumento para 45.000 postos, com lugar para 20 veículos cada, até 2030.
A 6ª edição do Fórum Nissan estabeleceu, assim, uma relação direta entre mobilidade inteligente e o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica como compromisso vital para um futuro mais sustentável. Desenvolver um ecossistema elétrico interoperável permitirá acelerar vantagens tanto ao nível dos custos de investimento iniciais, como dos custos de consumo, nomeadamente através da produção local de energias renováveis.
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