A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos participa com cada vez mais associados no Campeonato de Portugal de Novas Energias. Este ano as equipas UVE terão o apoio da Byrd.
A edição 2022 do “Oeiras EcoRally”, a prova portuguesa do Campeonato FIA de Novas Energias – “FIA EcoRally Cup”, que conta uma vez mais com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras, corresponde à segunda etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO” e irá decorrer de 24 a 26 de junho.
O “Oeiras EcoRally” integra o calendário do “FIA EcoRally Cup”, campeonato organizado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), uma competição da FIA exclusiva a veículos 100% elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os seus automóveis destinados à condução quotidiana. O campeonato de 2022, que se iniciou em Espanha no passado mês de março, tem 8 etapas e terminará em Itália em novembro.
Recorde-se que a primeira edição do Oeiras Eco Rally aconteceu em 2018 e teve a singularidade de ser a primeira prova completamente descarbonizada organizada em Portugal. Ao longo destas cinco edições da prova denota-se como o cenário da mobilidade elétrica evoluiu de forma massiva.
Destaque para a participação do atual campeão FIA em título, Eneko Conde Pujana, que irá competir na edição deste ano do Oeiras EcoRally, uma prova que contará com 40 equipas, das quais 16 estrangeiras, o que representa a maior participação de sempre numa competição deste tipo.
As verificações técnicas do Oeiras Eco Rally decorrerão na sexta-feira, dia 24 de junho, e a partida, simbolizada com a corte de fita no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal, terá lugar às 15h30. Terá 423 km, 208 km dos quais em especiais de regularidade, terminando com o troço Super Especial Street Stage, que se disputará na manhã de domingo, dia 26, na Marginal de Oeiras, com partida e chegada junto ao posto da Prio, na praia de Sto. Amaro.
Artigos relacionados