Muito se tem discutido sobre os prazos de entrega de veículos novos, ligeiros de passageiros, em Portugal – devido à falta de componentes e disrupção nas cadeias de fornecimento a nível global – mas a verdade é que continuamos a assistir a um crescente número de vendas de Veículos Elétricos, que registam um crescimento de 21,2% em oposição aos veículos automóveis ligeiros com motor de combustão interna que mostram uma diminuição de 12,4%, em relação ao semestre homólogo. Em junho de 2022, foram vendidos 3.022 veículos elétricos – de todas as categorias de veículos -, que representa um crescimento de 12% em relação ao mês de maio de 2022.
Em termos de números de vendas, junho foi o segundo melhor mês de 2022 para as vendas de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), com o total de 1.819 veículos vendidos. Por outro lado, os veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle) continuam a tendência descendente de vendas, atingindo inclusive o valor mensal mais baixo desde o início de 2022, com o total de 1.203 veículos vendidos num mês. De destacar que o aumento significativo das autonomias dos veículos 100% elétricos, a par do constante e consistente crescimento da Rede Pública de Carregamento para Veículos Elétricos, permitem que a mudança se concretize diretamente dos veículos com motores de combustão interna para os veículos 100% elétricos.
Esta tendência de crescimento das vendas de veículos 100% elétricos – em oposição à diminuição de vendas de veículos híbridos plug-in – mostra claramente que, quando se trata de efetuar a transição para veículos eletrificados, os híbridos plug-in começam a ser uma solução cada vez menos procurada pelos utilizadores, dando lugar a mais veículos 100% elétricos – muito mais eficientes e com autonomias que permitem a sua utilização diária sem constrangimentos. Desde o início de 2022, foram vendidos em Portugal 8.749 veículos 100% elétricos de todas as categorias. Contudo, estes números não refletem o aumento real da procura por veículos 100% elétricos, pois por falta de veículos elétricos novos para entrega, a atual procura não se traduz em vendas. Esta procura tem sido de alguma forma satisfeita pela importação de veículos elétricos usados.
Em todo o caso, a procura por veículos 100 % elétricos, continua em forte crescimento, seja para fazer face ao aumento dos preços dos combustíveis fósseis, seja pela intenção de adotar um meio de transporte menos poluente e muito mais eficiente. A opção dos consumidores é o espelho da crescente consciência de que é urgente mudar. E essa mudança irá sofrer um a forte aceleração.
No primeiro semestre de 2022 já se venderam mais veículos 100% elétricos (8.749) que em todo o ano de 2020 (8.137) e mais de 62% do que na totalidade do ano de 2021 (14.057), faltando ainda todo o 2º semestre de 2022.
Como referido anteriormente, a procura de veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Elecrtic Vehicle), tem vindo a diminuir desde fevereiro de 2022, dada a sua manifesta pouca eficiência, pois além do custo de utilização e manutenção do motor de combustão interna, possui baterias com pequena capacidade. Estes veículos híbridos plug-in cumpriram a sua missão de porta de entrada para a mobilidade 100% elétrica, a muitos novos utilizadores, quando a autonomia dos mesmos ainda não respondia a todas as necessidades e a Rede Pública de Carregamento não estava suficientemente desenvolvida.
Na totalidade de veículos elétricos (BEV + PHEV), junho é o 2º melhor mês de vendas em 2022, com um total de 3.022 veículos, consideradas todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Este mês de junho seguramente registará um novo recorde anual de vendas de veículos elétricos em Portugal.
Quota de mercado dos Veículos Elétricos
A quota de mercado mensal dos veículos elétricos, ligeiros de passageiros, tem evoluído durante 2022 entre os 22% e os 18%, sendo que a respetiva quota anual tem mantido ma regularidade constante em redor dos 20%. Esta consolidação das quotas num mercado em grande expansão, é, também, um sinal de amadurecimento do próprio mercado dos veículos elétricos e importante para a sua consolidação para permitir novos crescimentos, devidamente sustentados.
Quando nos focamos nos veículos com motores e combustão interna, na categoria de ligeiros de passageiros, já não restarão muitas dúvidas de qual a sua evolução futura: estão condenados ao desaparecimento, por serem muito pouco eficientes, numa altura que todos pugnamos por uma cada vez maior eficiência energética, altamente poluidores, num momento que o combate às alterações climáticas é uma prioridade absoluta para todos nós, e, demasiado complexos quando a indústria automóvel já nos oferece soluções muito mais simples, evoluídas e económicas para o utilizador. No 1º semestre de 2022 só num mês, em fevereiro, as vendas dos veículos com motores de combustão interna (VCI) registaram uma subida, nos outros cinco meses foram sempre registadas quedas nas suas vendas, acumulando uma queda homóloga no 1º semestre de 2022 de 12.4%.
Em relação aos veículos elétricos (BEV+PHEV), ligeiros de passageiros, nos primeiros seis meses do ano só registaram muito ligeiras quedas em abril e em junho, muito por força do já referido anteriormente: escassez de componentes e problemas logísticos provocados pela pandemia da covid-19 e atualmente pela guerra a decorrer. Nos restantes quatro meses foram registados fortes crescimentos terminando este 1º semestre com uma variação homóloga positiva de 21.2%.
A quota mensal fixou-se nos 18.4% e a quota anual está estabilizada nos 20%, concretamente 20.2% em junho, o que quer dizer que 1 em cada 5 ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal já é elétrico.
Este gráfico mostra-nos inequivocamente como as vendas dos ligeiros de passageiros elétricos (VE) têm se superiorizado às vendas dos ligeiros de passageiros com motores de combustão interna (VCI), e, quando os problemas das cadeias de fornecimento dos componentes e dos problemas logísticos que têm afetado a indústria automóvel, e não só esta, impactam fortemente na oferta disponível, são os veículos elétricos que mostram uma maior resiliência à queda das vendas.
As vendas de veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros novos, constituem a categoria que mais tem crescido, com um crescimento homólogo neste 1º semestre de 62.7%, tendo registado variações positivas em todos os meses do ano em curso. Consolida-se assim que 1 em cada 10 ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal já é um veículo 100% elétrico. A quota mensal e anual dos 100% elétricos tem se mantido estável durante todo este 1º semestre de 2022, em torno dos 10%.
Se analisarmos as vendas englobando todas as categorias de veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros e de mercadorias, pesados de passageiros e de mercadorias, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos (sendo uma grande percentagem os tuk-tuk e o recente modelo da Citroen, o AMI), temos um ainda maior crescimento, 81.6% na variação homóloga referente ao 1º semestre.
Este maior crescimento deve-se ao aumento, em comercialização em Portugal, de ligeiros de mercadorias, de pesados de passageiros e de mercadorias e dos quadriciclos, um excelente sinal do desenvolvimento e da vitalidade que a mobilidade elétrica está a revelar em Portugal.
Quando colocados “lado a lado”, na variação homóloga das vendas de veículos ligeiros de passageiros, os veículos 100% elétricos (BEV) são a única motorização que se manteve com crescimento positivo nos últimos 12 meses. Em contraste, os veículos com motores de combustão interna registaram apenas um mês de variação positiva – em fevereiro de 2022. Já os veículos híbridos plug-in (PHEV) registaram uma variação homóloga positiva em apensa 5 dos últimos 12 meses. Constatamos assim que os veículos 100% elétricos continuam a impor-se de um a forma sistemática e consolidada, para o bem de todos nós.
Quota de vendas por Tipo de Energia
Pelo 4º mês consecutivo, a quota de venda de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – plug-In hybrid electric vehicle), na categoria de ligeiros de passageiros, supera a quota de veículos a gasóleo, com 18,41% de veículos elétricos face a 18,03% de veículos a gasóleo.
O aumento do preço dos combustíveis fósseis é um dos fatores que pode ajudar a justificar estes valores, contudo, é seguro assumir que existe uma forte procura de veículos com motorizações que apresentem potencial para redução efetiva das emissões poluentes – como os veículos 100% elétricos, ou, uma redução moderada das emissões poluentes – como sejam os híbridos plug-in. De realçar que á cada vez maior a quota dos BEV em relação aos PHEV por apresentarem uma motorização muito mais eficiente e que se traduz numa redução significativa das emissões de GEE – Gases com Efeito de Estufa. Estamos no bom caminho.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal
Em junho – por ser o fecho de mais um trimestre – a Tesla, como já nos habituou, apresentou um número de vendas absolutamente impressionante, com 459 unidades vendidas, que a coloca isolada em 1º lugar no top de vendas de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), seguida da Hyundai com 167 veículos (uma diferença de quase menos 300 unidades em relação ao 1º lugar) e da BMW com 159 veículos. De destacar a Dacia em 5º lugar – uma estreia no top 5 de vendas – com 121 veículos vendidos, validando o sucesso que o modelo Dacia Spring tem mostrado no mercado de veículos 100% elétricos.
No caso dos Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), a BMW reafirma a sua liderança – pelo 3º mês consecutivo – com 273 veículos vendidos no mês de junho, seguida da Mercedes-Benz e Volkswagen com 226 e 83 veículos vendidos, respetivamente.
No total mensal de vendas de BEV + PHEV, a Tesla – que comercializa exclusivamente veículos 100% elétricos – superou a concorrência e encontra-se em 1º lugar com 459 veículos seguida da BMW e Mercedes-Benz (as marcas que habitualmente ocupam os dois primeiros lugares do top) com 432 e 280 veículos ligeiros de passageiros, respetivamente.
No total do ano de 2022, a Tesla recupera a liderança como a marca que vendeu mais veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, seguida da Peugeot e da BMW. Nos veículos híbridos plug-in, a BMW mantém o 1º lugar, com a Mercedes-Benz e Volvo em 2º e 3º lugar, respetivamente. No total de veículos elétricos (BEV + PHEV) ligeiros de passageiros, o pódio é composto pela BMW, Mercedes-Benz e Peugeot.
A mudança começa com o pensamento global, mas com uma atuação ao nível local, seja com as escolhas pessoais – na escolha de um transporte sem emissões, ou nos produtos que consumimos diariamente – e por muito que o impacto monetário nas nossas vidas seja o grande impulsionador de mudança, a emergência da atual situação exige-nos de todos nós alterações de comportamentos e na mobilidade já não existem dúvidas.
Opte por meios de transporte – sejam próprios, coletivos ou partilhados – que não poluam o ar das cidades e dos meios urbanos e opte por comprar o que consome a nível local – evitando o consumo de produtos que têm de ser transportados por milhares de km, o que hoje ainda é efetuado por veículos rodoviários, embarcações marítimas e aviação de carga, que utilizam maioritariamente, nalguns casos exclusivamente os combustíveis fosseis.
A Mobilidade Elétrica representa um ponto essencial na mudança dos nossos hábitos e, embora não seja a única área que vá trazer a mudança completa e absoluta a todos os níveis da sociedade que necessitam de ser reformulados para caminharmos em direção a um futuro mais sustentável, reserva em si o potencial que permitirá alcançar esse futuro.
Não existe Planeta B!
O Futuro é hoje!
O Futuro é Elétrico!
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