Recorde de Vendas de Veículos Elétricos em dezembro e em 2022

O ano de 2022 termina com um novo recorde de vendas mensal – em dezembro venderam-se 4.269 veículos elétricos novos – e também com um novo recorde anual com a venda de 36.258 veículos elétricos novos em Portugal.

Dezembro veio confirmar uma tendência já referida anteriormente: venderam-se mais Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) com 2.417 veículos vendidos, do que veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) que registaram 1.852 veículos vendidos. Esta tendência inverte a relação, os veículos 100% elétricos já vendem mais do que os híbridos plug-in, e consolida-se a partir do 2º trimestre do ano passado, apesar deste mês de dezembro também ter sido o mês com o maior número de híbridos plug-in vendidos em Portugal.

Em dois anos, 2021 e 2022, o crescimento das vendas de Veículos 100% Elétricos foi de 149%, passando dos 8.137 BEV vendidos a 31 de dezembro de 2020 para os 20.230 BEV vendidos a 31 de dezembro de 2022.

Embora registando também um crescimento em dois anos, 2021 e 2022, os PHEV passaram dos 11.867 veículos vendidos a 31 de dezembro de 2020 para os 16.028 veículos vendidos a 31 de dezembro de 2022, registando um crescimento em dois anos de 35%.

No cômputo das duas categorias, BEV e PHEV, o crescimento nestes dois anos, 2021 e 2022, foi de 81%, passando de 20.004 VE vendidos a 31 de dezembro de 2020 para os 36.258 VE vendidos a 31 de dezembro de 2022.


Variação das vendas e Quota de Mercado de Veículos Elétricos em Portugal

Ligeiros de Passageiros

Nos ligeiros de passageiros e no conjunto das duas categorias (BEV + PHEV) no mês de dezembro registou-se uma variação homóloga de +20,4%, e uma variação homóloga na totalidade do ano de +16,6%. As quotas de mercado mantêm um crescimento consolidado. A quota mensal atingiu os 26,9% e a quota anual cifrou-se nos 21,7%, indicando-nos que mais do que 1 em cada 5 ligeiros de passageiros vendidos em Portugal durante 2022 foi um Veículo Elétrico (VE), BEV ou PHEV, e que no mês de dezembro mais do que ¼ dos ligeiros de passageiros foi também um Veículo Elétrico (VE).

Analisando apenas os Veículos 100% Elétricos (BEV), nos ligeiros de passageiros, em dezembro a variação homóloga foi de +6,4% e na totalidade do ano a variação homóloga foi de +33,3%. A quota de mercado mensal atingiu os 14,3% e a quota anual cifrou-se nos 11,4%, sendo que mais do que 1 em cada 10 ligeiros de passageiros vendidos durante o ano de 2022 em Portugal foi um Veículo 100% Elétrico.

Quadro resumo das quotas de mercado, mensal e anual, dos veículos elétricos (VE) ligeiros de passageiros em Portugal:


Variação das vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Todas as Categorias de Veículos

Analisando todas as categorias de veículos elétricos (VE) disponíveis em Portugal, a variação homóloga mensal das vendas foi de +22,4%, enquanto esta variação na totalidade do ano foi de +21%. Crescimentos significativos num ano muito difícil para a indústria automóvel em geral devido à escassez de componentes e à indisponibilidade de alguns materiais como aconteceu com o vidro, o aço ou o alumínio.

Nos Veículos 100% Elétricos registou-se um abrandar no crescimento das vendas no último trimestre do ano, fruto dos constrangimentos nos fornecimentos de componentes e de materiais já anteriormente referidos. Em dezembro o crescimento foi de 10,4% e o ano fechou com um crescimento muito significativo de 42,9% reforçando a tendência de aceleração das vendas dos Veículos 100% Elétricos.


Quotas de Mercado por Tipo de Energia

Ligeiros de Passageiros

Nos veículos ligeiros de passageiros por tipo de energia, em dezembro de 2022 os Veículos Elétricos (BEV + PHEV) obtiveram uma quota de mercado de 26,91%, bem acima da quota de mercado dos ligeiros de passageiros movidos a gasóleo que fixaram a sua quota nos 16,62%, acelerando assim a supremacia dos VE em relação aos veículos a gasóleo. De referir que considerando apenas os Veículos 100% Elétricos, que têm uma quota de 14,32%, estes estão muito perto de ultrapassar os veículos a gasóleo que têm uma quota de 16,62%, o que deverá acontecer durante este ano de 2023.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

Ligeiros de Passageiros

Nos Veículos 100% Elétricos (BEV), a Tesla com 421 veículos vendidos em dezembro voltou a ocupar o 1º lugar do pódio, à frente da Peugeot que ficou no 2º lugar, a uma distância significativa, com 225 viaturas vendidas e da BMW que ao vender 221 unidades alcançou o 3º lugar do pódio. Nos híbridos plug-in (PHEV) o pódio foi distribuído pela BMW no 1º lugar, seguida da Mercedes-Benz em 2º lugar e da Volvo na 3ª posição. No conjunto das duas categorias, BEV e PHEV, os dois primeiros lugares mantiveram-se, o 1º para a BMW e o 2º para a Mercedes-Benz, mas o 3º lugar foi alcançado pela Tesla, marca que apenas vende Veículos 100% Elétricos.

No acumulado do ano, nos ligeiros de passageiros 100% elétricos, a Tesla voltou a ocupar a 1ª posição com 2.616 unidades vendidas, seguida da Peugeot com 1.603 viaturas entregues e no 3º lugar a BMW com 1.583 veículos vendidos. Nos veículos híbridos plug-in as duas primeiras posições inverteram-se face às posições atingidas no mês de dezembro, passando a Mercedes-Benz para o 1º lugar e a BMW para a 2ª posição. O mesmo aconteceu no somatório dos BEV e dos PHEV, Mercedes-Benz (5.116) em 1º e BMW (4.581) em 2º lugar. De destacar de novo a Tesla (2.616) que atingiu a 4ª posição vendendo somente veículos totalmente elétricos.


Vendas de Veículos Novos e Importados Usados

Devido à falta de veículos elétricos novos para entrega imediata por parte da quase totalidade das marcas que os comercializam em Portugal e dada a crescente procura por parte dos portugueses em adquirir um VE, a importação de veículos elétricos usados tem crescido, tendo a quota mensal dos VE vendidos em Portugal se situado nos 16,3% e a quota anual atingido os 18.3%.

Somando as vendas de veículos elétricos novos com as vendas dos veículos elétricos importados usados, entraram no parque circulante em Portugal durante o ano de 2022, 28.214 Veículos 100% Elétricos (BEV) e 18.139 veículos híbridos plug-in (PHEV), o que totaliza a entrada em circulação em Portugal de mais 46.353 veículos elétricos (VE) durante o ano que agora terminou.


O que esperar de 2023?

O ano de 2022 foi um ano muito positivo para a Mobilidade Elétrica em Portugal, com o aumento significativo das vendas de veículos elétricos e no seu conjunto com uma tendência que se consolida de um crescimento mais acelerado das vendas dos Veículos 100% Elétricos em relação às vendas dos veículos híbridos plug-in.

Para tal muito contribuiu o aumento da oferta de novas marcas e de novos modelos de veículos 100% elétricos com mais autonomia (a média atual dos modelos 100% elétricos à venda em Portugal situa-se nos 400 km) e com capacidade de carregamento rápido a potências mais elevadas (hoje já existem modelos com a capacidade de efetuarem carregamentos rápidos a potências bem acima dos 50 kW, atingindo nalguns modelos os 80 kW, 100 kW, 150 kW ou mesmo os 250 kW, estes últimos já considerados carregamentos ultrarrápidos.

O aumento muito significativo da Rede Nacional de Carregamento de Veículos Elétricos, quer em potência disponível quer na capilaridade da Rede foi decisivo. Foram ultrapassados os 1.000 carregadores rápidos e ultrarrápidos já ligados em Portugal, assim como o aumento dos carregadores normais, com mais de 8.000 postos na via pública, nas grandes superfícies, nos centros comerciais e em inúmeras localizações em hotéis, restaurantes, empresas públicas e privadas, etc., que também foi determinante para este crescimento.

Para 2023 é expectável um aumento significativo das vendas de veículos elétricos, com maior incidência nos Veículos 100% Elétricos impulsionados pela necessidade de mitigar os impactos negativos das alterações climáticas, pelo combate à poluição ambiental e à poluição sonora nas grandes áreas metropolitanas, pela continuidade dos incentivos à sua aquisição e dos benefícios fiscais, assim como pela discriminação positiva em portagens (nas pontes 25 de abril e Vasco da Gama através da ViaCard) ou no estacionamento público em diversas autarquias – em Lisboa com um custo de 12€/ano (utilizando o selo verde da EMEL), em Oeiras por 6€/ano (com o Dístico Verde) ou em Setúbal totalmente gratuito (com o Dístico Identificativo de Veículo Elétrico disponibilizado pelo IMT), apenas para referir alguns exemplos.

O prolongamento da guerra na Ucrânia, que todos queremos que termine rapidamente, mas que ninguém o pode garantir à data de hoje, poderá ser um fator que influencie negativamente a aceleração da eletrificação dos transportes rodoviários pela falta de componentes eletrónicos para a indústria automóvel que pode originar.

A necessidade da redução do consumo dos combustíveis fósseis, da aceleração da transição energética, da eletrificação dos transportes rodoviários, assim como do aumento da produção de eletricidade através de fontes renováveis, para atingirmos os objetivos traçados por Portugal e pela União Europeia, serão fatores determinantes para a expansão da mobilidade elétrica.

Pela eletrificação dos transportes!
Pela descarbonização da economia!

Não existe Planeta B!

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Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
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