O ano de 2023 bateu todos os recordes de vendas de veículos elétricos e deixa adivinhar um cenário muito positivo para a transição para meios de mobilidade mais sustentável em Portugal. Analisemos como evoluiu o Parque e Vendas de Veículos Elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in) em Portugal desde 2010.
Não há dúvidas que os veículos 100% elétricos são o futuro, senão mesmo já o presente. Contudo, o caminho nem sempre foi linear e as bem conhecidas adversidades colocadas na rota para a eletrificação dos transportes criaram dificuldades, felizmente já ultrapassadas, na adoção dos veículos elétricos e na evolução da rede de carregamento dos mesmos. Mas, quis a vontade dos cidadãos mostrar que a opção mais viável para um futuro sustentável passa pelo uso de veículos de emissões reduzidas, que melhoram significativamente a qualidade do ar das cidades e áreas urbanas, tal como contribuem para a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa que permitem mitigar os impactos negativos das alterações climáticas, como o aumento das temperaturas e eventos climáticos extremos.
No caminho para o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento em Portugal – a substituição dos equipamentos instalados inicialmente em 2010, para estruturas mais robustas e devidamente atualizadas, com maior potência e mais capilaridade da rede – também desempenhou um papel importante. Com mais pontos de carregamento rápido disponíveis, mais equipamentos super-rápidos e ultrarrápidos, tecnologicamente mais avançados, os utilizadores podem sentir-se mais confortáveis ao optar por um veículo elétrico. Investir em tecnologias e práticas mais eficientes na Rede de Carregamento em Portugal não apenas reduz as emissões – pois promove o crescimento do parque de veículos elétricos -, mas também promove a inovação e o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Isso pode levar a uma economia mais verde e a oportunidades de emprego em setores emergentes e sustentáveis.
Adicionalmente, ao longo dos anos, houve avanços significativos na tecnologia das baterias, resultando numa maior autonomia dos veículos elétricos A eliminação da chamada “ansiedade da autonomia” pode ter contribuído para a aceitação mais ampla dos veículos elétricos (principalmente os veículos 100% elétricos), uma vez que os utilizadores sentem-se mais confiantes na capacidade destes veículos atenderem às suas necessidades diárias.
Vendas e Parque de Veículos Elétricos em Portugal
Vendas
2023 | jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez |
BEV | 2598 | 2911 | 3939 | 2524 | 3850 | 3835 | 3119 | 3438 | 3287 | 3148 | 4433 | 4605 |
PHEV | 1575 | 1743 | 2165 | 1906 | 2309 | 2542 | 2475 | 2191 | 2454 | 2343 | 2757 | 2686 |
TOTAL | 4173 | 4654 | 6104 | 4430 | 6159 | 6377 | 5594 | 5629 | 5741 | 5491 | 7190 | 7291 |
Legenda:
BEV – Battery Electric Vehicle = Veículo 100% Elétrico; PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle = veículo híbrido plug-in
Veículos novos matriculados em Portugal, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.
Fonte: ACAP
Parque
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
BEV | 950 | 1303 | 1594 | 2055 | 2459 | 3411 | 4838 | 8005 | 14391 | 22834 | 33749 | 52324 | 80592 | 130250 |
PHEV | 36 | 39 | 69 | 99 | 215 | 687 | 1781 | 4590 | 9675 | 17368 | 31007 | 48047 | 66186 | 97890 |
TOTAL | 986 | 1342 | 1663 | 2154 | 2674 | 4098 | 6619 | 12595 | 24066 | 40202 | 64756 | 100371 | 146778 | 228140 |
Legenda:
BEV – Battery Electric Vehicle = Veículo 100% Elétrico; PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle = veículo híbrido plug-in
Veículos novos matriculados e importados usados, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.
Valores de 2010 a 2020: Parque de veículos segundo valores publicados pelo IMT; Valores de 2021 a 2023: corresponde à soma do parque de veículos segundo o IMT e veículos matriculados novos e importados usados, segundo a ACAP.
Na categoria de veículos ligeiros de passageiros – que representam a esmagadora maioria do parque circulante e das vendas de veículos – o crescimento é claramente exponencial. No caso dos veículos ligeiros de mercadorias, o crescimento só se acentuou entre 2022 e 2023, com a chegada de mais modelos e com o investimento de mais marcas e empresas em renovar as suas frotas de transporte, certamente que veremos um “salto” exponencial nesta categoria de veículos nos próximos anos.
No segmento dos veículos pesados, a chegada da marca chinesa Zhong Tong ao mercado português veio impulsionar o mercado dos veículos pesados de passageiros, ultrapassando marcas tradicionais como a Mercedes-Benz, Iveco e MAN. Esta aposta no mercado dos veículos pesados de passageiros criou um salto significativo no número de vendas desta categoria, que cresceu 500% em relação ao ano de 2022.
Atualmente, o parque de motociclos, ciclomotores, quadriciclos e triciclos 100% elétricos é de 12.320 veículos, um número que vai seguramente crescer – com a introdução de mais modelos e de mais marcas – para que este tipo de equipamentos de mobilidade, em conjunto com o crescimento da rede de transportes públicos elétricos, possa responder a necessidades de gestão do espaço urbano, onde o uso de veículos particulares ligeiros de passageiros deverá ser gradual e efetivamente diminuído.
Evolução do Parque de Veículos Elétricos | 2010-2023
A trajetória inicial da comercialização de veículos elétricos, iniciada em 2010, revelou uma alteração significativa nas preferências dos utilizadores e na oferta de diferentes categorias de veículos. O foco inicial em ciclomotores, motociclos, quadriciclos e triciclos elétricos reflete a oferta existente no mercado e a muito reduzida oferta de veículos ligeiros de passageiros e a quase nula oferta de ligeiros de mercadorias. Entretanto, essa tendência evoluiu rapidamente ao longo nos anos seguintes, com a popularização e produção em massa dos primeiros modelos de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos e híbridos plug-in.
Atualmente, a divisão do parque de veículos elétricos (BEV e PHEV) por categorias continua a ser claramente dominada pelos ligeiros de passageiros – tendência que se acentuou desde 2014. Com o aumento significativo da oferta nos ligeiros de mercadorias e um aumento da oferta nos pesados, sejam de passageiros ou de mercadorias, seguramente esta relação tenderá a diminuir ligeiramente. Acresce a chegada ao mercado de elétricos das principais marcas nas duas rodas o que vai também influenciar esta relação.
Se focarmos a nossa análise no parque de veículos 100% elétricos, a variedade de categorias – embora dominada pelos ligeiros de passageiros – demonstra que o leque deste tipo de veículos trazem mais diversidade ao parque rodoviário. Esta diversidade de categorias é cada vez mais necessária nos contextos urbanos, para que seja possível abandonar gradualmente o uso de veículos particulares ligeiros de passageiros em favor do uso de veículos de transporte coletivo e formas mais sustentáveis de mobilidade (como ciclomotores, motociclos, quadriciclos e triciclos elétricos) para encontrar um equilíbrio mais saudável entre pessoas e veículos no espaço público nas áreas urbanas.
A existência de veículos 100% elétricos em todas as categorias não apenas diversifica as opções disponíveis para os cidadãos, mas também sinaliza uma mudança cultural em direção a práticas de mobilidade mais conscientes. O apoio contínuo a políticas de mobilidade sustentável, investimentos em infraestrutura apropriada, incentivos à aquisição dos veículos elétricos e à sua utilização, e a consciencialização pública da urgente necessidade da redução do consumo de combustíveis fósseis são elementos essenciais para consolidar essa trajetória positiva, face à necessidade – cada vez mais urgente – da eletrificação dos transportes e da descarbonização da economia.
O Futuro é Elétrico!