Parque de veículos Elétricos em Portugal | 2010 a 2023

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 76 da revista Blueauto de fevereiro de 2024, sobre a evolução do parque de veículos elétricos, desde 2010 a 2023.


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


O ano de 2023 bateu todos os recordes de vendas de veículos elétricos e deixa antever um cenário muito positivo para a transição urgente para meios de mobilidade mais sustentável em Portugal.
Como evoluiu o Parque e Vendas de Veículos Elétricos em Portugal desde 2010?

Os veículos 100% elétricos não são o futuro, são já o presente!

No entanto, o caminho nem sempre foi linear, foi necessário ir combatendo e ultrapassando diversas dificuldades, nomeadamente a falta de informação sobre algo novo e disruptivo, mas também muita desinformação e contrainformação sobre os Veículos Elétricos e a evolução da Rede Nacional de Carregamento para os Veículos Elétricos.

Tem sido um caminho sinuoso, mas hoje é cada vez mais consensual que a opção mais viável para um futuro sustentável passa pelo uso de veículos de emissões reduzidas, tendencialmente nulas, que melhorem significativamente a qualidade do ar das cidades e das grandes áreas urbanas, tal como contribuem para a diminuição das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) que permitem mitigar os impactos negativos das alterações climáticas, do aumento da temperatura média do Planeta e dos eventos climáticos extremos a que todos temos assistido, um pouco por todo o Mundo.

O desenvolvimento da infraestrutura de carregamento em Portugal – a substituição dos equipamentos instalados inicialmente em 2010, por estruturas mais robustas e mais avançadas tecnologicamente, com maior potência e uma maior capilaridade da rede – também tem desempenhado um papel importante. Com mais Postos de Carregamento Rápido (PCR), Super-Rápido (PCSR) e Ultrarrápido (PCUR), os utilizadores podem sentir-se mais confortáveis ao optar por um veículo elétrico. Investir em tecnologias e práticas mais eficientes na Rede Pública de Carregamento em Portugal não apenas reduz as emissões – pois promove o crescimento do parque de veículos elétricos -, mas também promove a inovação e o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Isso pode levar a uma economia mais verde e a oportunidades de emprego em setores emergentes e sustentáveis.

Ao longo dos anos, houve avanços significativos nas tecnologias das baterias, resultando numa maior densidade de armazenamento de eletricidade, com o respetivo aumento da autonomia dos veículos 100% elétricos. Esta maior autonomia contribuiu para uma maior e mais rápida aceitação dos veículos elétricos, principalmente dos veículos 100% elétricos, uma vez que os utilizadores se sentem cada vez mais confiantes nas capacidades destes veículos atenderem às suas necessidades diárias, com custos mais reduzidos.


20102011201220132014201520162017201820192020202120222023
BEV95013031594205524593411483880051439122834337495232480592130250
PHEV363969992156871781459096751736831007480476618697890
TOTAL98613421663215426744098661912595240664020264756100371146778228140

Legenda:
BEV – Battery Electric Vehicle = Veículo 100% Elétrico; PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle = veículo híbrido plug-in
Veículos novos matriculados e importados usados, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.

Valores de 2010 a 2020: Parque de veículos segundo valores publicados pelo IMT; Valores de 2021 a 2023: corresponde à soma do parque de veículos segundo o IMT e veículos matriculados novos e importados usados, segundo a ACAP.


Na categoria de automóveis ligeiros de passageiros – que representa a esmagadora maioria do parque circulante e das vendas de veículos elétricos – o crescimento é exponencial. No caso dos veículos ligeiros de mercadorias, o crescimento só se acentuou entre 2022 e 2023, com a introdução de mais marcas e modelos e com o investimento de mais empresas na renovação das suas frotas. Certamente que veremos um crescimento exponencial nesta categoria de veículos elétricos a curto prazo.


No segmento dos veículos pesados, a chegada dos autocarros elétricos da marca chinesa Zhongtong ao mercado português veio impulsionar o mercado dos veículos pesados de passageiros, permitindo a várias concessionárias de transportes coletivos de passageiros adotarem os autocarros elétricos. Cidades como Évora ou Albufeira já possuem a totalidade dos seus transportes coletivos de passageiros totalmente elétricos. Esta aposta no mercado dos veículos pesados de passageiros criou um salto significativo no número de vendas desta categoria, que cresceu 500% em relação ao ano de 2022.


Atualmente, o parque de motociclos, ciclomotores, quadriciclos e triciclos 100% elétricos é de 12.320 veículos, um número que vai seguramente crescer acentuadamente – com a introdução de mais marcas e de mais modelos – para que este tipo de veículos de mobilidade mais sustentável, em conjunto com o crescimento da rede de transportes públicos elétricos, possa responder às necessidades de gestão do espaço urbano.


Evolução do Parque de Veículos Elétricos
2010-2023

A trajetória da comercialização de veículos elétricos, iniciada em 2010, revelou uma alteração significativa na oferta de diferentes categorias de veículos elétricos. O foco inicial em ciclomotores, motociclos, quadriciclos e triciclos elétricos reflete a oferta existente na altura no mercado e a muito reduzida oferta de veículos ligeiros de passageiros e a quase nula oferta de ligeiros de mercadorias. Entretanto, essa tendência evoluiu rapidamente ao longo dos anos, com a produção e comercialização dos primeiros modelos de veículos elétricos ligeiros de passageiros produzidos em série e com a introdução progressiva no mercado de cada vez mais marcas e modelos.


Atualmente, a divisão do parque de veículos elétricos por categorias continua a ser claramente dominada pelos ligeiros de passageiros – tendência que se acentuou desde 2014. Com o recente aumento significativo da oferta nos ligeiros de mercadorias e um aumento da oferta nos pesados, sejam de passageiros ou de mercadorias, seguramente esta relação tenderá a diminuir. Acresce a introdução no mercado de elétricos das principais marcas de duas rodas, o que vai também influenciar esta relação.


Se focarmos a nossa análise no parque de veículos 100% elétricos, a variedade de categorias – embora dominada pelos ligeiros de passageiros – demonstra que o leque deste tipo de veículos traz mais diversidade ao parque rodoviário. Esta diversidade de categorias é cada vez mais necessária nos contextos urbanos, para que seja possível reduzir gradualmente o uso de veículos particulares ligeiros de passageiros em favor do uso de veículos de transporte coletivo, preferencialmente elétricos, e de formas mais sustentáveis de mobilidade, como sejam os ciclomotores, motociclos, quadriciclos e triciclos elétricos, para encontrar um equilíbrio mais saudável entre pessoas e veículos no espaço público nas áreas urbanas.


A existência de veículos 100% elétricos em todas as categorias não apenas diversifica as opções disponíveis para os cidadãos, mas também sinaliza uma mudança cultural em direção a práticas de mobilidade mais conscientes. O apoio contínuo a políticas de mobilidade sustentável, com emissões cada vez mais reduzidas ou nulas de Gases de Efeito de Estufa, os investimentos na infraestrutura de carregamento mais rápido com uma maior distribuição geográfica e a introdução de Estações de Carregamento com múltiplos carregadores, os incentivos à aquisição dos veículos 100% elétricos e à sua utilização, e a consciencialização pública da urgente necessidade da significativa redução do consumo de combustíveis fósseis são elementos essenciais para consolidar esta trajetória positiva, face à necessidade urgente e imperativa da eletrificação dos transportes e da descarbonização da economia.

O Futuro é Elétrico!

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 76

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