As vendas de veículos elétricos em Portugal, em abril, permitem retirar diversas conclusões. Em primeiro, lugar a mais óbvia: houve um ligeiro decréscimo relativamente ao mês anterior. Todavia, relativamente aos primeiros quatro meses de 2024, o mês de abril registou o maior valor de variação homóloga relativamente ao registo dos BEV – os veículos 100% elétricos. O valor foi de 40,73%! Outro número interessante, foi terem sido vendidos mais veículos ligeiros de mercadorias do que no mês anterior: aumento de 55,70%. Este detalhe aponta no sentido de se verificarem nas estradas do nosso país cada vez mais veículos de empresas que já fizeram a opção de transitar para veículos mais eficientes e económicos nas suas frotas.
Olhando para o mercado dos veículos, o número total de veículos elétricos vendidos no mês de abril foi de 7.210! Em síntese, o número de veículos eletrificados diminuiu na categoria dos ligeiros, mas em sentido oposto registaram-se mais veículos ligeiros de mercadorias do que no mês passado. Comercializaram-se 357 veículos comparados com 203 do mês de março. Em termos percentuais correspondeu a um aumento de 75,86%.
Os dados registados mostram cada vez mais variações interessantes para a mobilidade elétrica no seu todo, uma vez que as diversas categorias para além dos veículos ligeiros continuam com números em linha com o mês passado. Em 2024 já não são apenas os veículos ligeiros de passageiros a contribuir para as estatísticas nacionais. Cada vez mais se nota a entrada de veículos pesados (graças ao esforço de muitas autarquias em aumentar as suas frotas urbanas de autocarros), mas também de ciclomotores, motociclos, quadriciclos, veículos ligeiros de mercadorias e também alguns veículos pesados de mercadorias, cuja oferta já está disponível para venda.
Em resumo, venderam-se 6.853 veículos de passageiros e 357 veículos de mercadorias, num total de 7.210 veículos eletrificados.
Como referenciado anteriormente, abril registou um decréscimo relativamente a março, em virtude de uma diminuição ligeira das vendas dos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e dos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle). Ambas as categorias diminuíram os seus valores dos veículos novos vendidos, mas na fasquia dos veículos usados observaram-se aumentos relativamente a março. Do ponto de vista da mobilidade elétrica esse facto não é uma preocupação uma vez que mês após mês a percentagem de veículos continua com bons índices de substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos eletrificados e eficientes.
Colocando o foco apenas nas vendas de veículos 100% elétricos (BEV) registou-se uma diminuição de 787 veículos relativamente ao mês de março. Esta variação poderá ser associada aos valores das vendas da marca Tesla, em virtude de se ter registado um decréscimo (já habitual na mudança dos trimestres) nos valores desta marca, que apenas fabrica veículos 100% elétricos. Da análise dos valores do gráfico seguinte verifica-se que os valores estão em fase relativamente aos anos mais recentes, ou seja, aumentos sucessivos ano após ano!
Variação de Vendas e Quota de Mercado de Veículos Elétricos
(Ligeiros de Passageiros)
A categoria dos veículos ligeiros de passageiros evidencia que abril foi novamente um mês com variação homóloga positiva, com um aumento de 28,12% relativamente a abril de 2023. Os valores das quotas mensal e anual continuam perto dos trinta por cento.
A variação homóloga das vendas de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV) atingiu o maior valor dos primeiros quatro meses, com 40,73%. O valor da quota de mercado continua estável em torno dos 16%, o que significa que um em cada seis veículos vendidos é 100% elétrico!
Quota de Mercado – por tipo de energia
(Ligeiros de Passageiros)
Acerca das vendas de ligeiros de passageiros por tipo de energia, abril trouxe um aumento ligeiro de cerca de 1% sobre o valor do mês anterior. A análise destes valores mostra tendências ligeiras ao longo dos últimos meses, mas continua a ser visível a transição para os veículos eletrificados em lugar dos veículos movidos a combustível fóssil, em particular movidos a gasóleo, que se verifica serem cada vez menos nas opções dos portugueses. Este tipo de análise está em linha com os objetivos europeus e o caminho vai sendo percorrido a bordo de veículos BEV e PHEV.
Marcas de veículos elétricos mais vendidas em Portugal
Em abril de 2024, pelo sexto mês consecutivo, a Tesla é a marca mais vendida de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, mesmo tendo registado o valor mais baixo do ano, com 451 unidades vendidas. Em segundo e terceiro lugar surgem a BMW e Volvo, com 348 e 338 unidades vendidas, respetivamente. De notar que no mês passado a Volvo e a MG não estavam no top 5 das marcas mais vendidas. Sem dúvida que a ofertas das marcas está a provocar uma redistribuição mensal dos valores das vendas e isso é, sem dúvida, positivo, pois as autonomias e as potências de carregamento traduzem-se em confiança para os novos utilizadores de veículos elétricos e variedade na escolha dos modelos.
Sobre os valores das vendas anuais, até à data a marca Tesla continua destacada no primeiro lugar com 3.339 veículos vendidos, seguida, em segundo lugar pela BMW com 1.273, e em terceiro lugar surge a Volvo com 867 veículos vendidos.
No panorama geral das vendas BEV+PHEV, a marca Tesla trocou a liderança para a Mercedes-Benz e também a Volvo e Peugeot trocaram de posição relativamente a março.
Como referido anteriormente, abril trouxe um novo fôlego às vendas de veículos ligeiros de mercadorias. Olhando para as duas primeiras marcas, Toyota e Peugeot, os números passaram de 250 veículos vendidos em março para 494 vendidos em abril. É um aumento muito significativo a rondar os 97,6%!
Mas as boas notícias continuam nas categorias analisadas relativamente aos ciclomotores, motociclos, veículos pesados e triciclos e quadriciclos. Respetivamente registou-se:
- Ligeiros de mercadorias: aumento de 526 para 819 veículos (+55,70%);
- Ciclomotores e motociclos: aumento de 69 para 91 veículos (+31,9%);
- Veículos pesados: aumento de 29 para 32 veículos (+10,34%);
- Triciclos e quadriciclos: aumento de 205 para 233 (+13,66%).
O sobe e desce dos diversos índices é uma realidade, mas as linhas de tendência continuam firmes no que diz respeito à transição para a mobilidade elétrica. Abril trouxe diminuição no espetro dos veículos ligeiros de passageiros, mas trouxe um aumento significativo nas vendas de veículos ligeiros de mercadorias. Já não são apenas as opções das famílias portuguesas a transitar para os veículos elétricos, mas também já as empresas a assinalarem e confirmarem que a opção mais eficiente, limpa e económica passa pelas frotas eletrificadas e pelo uso da energia de fonte renovável, em detrimento do circuito dos combustíveis fósseis.
Além dos ligeiros de mercadorias, também as categorias de veículos pesados – tanto de passageiros, como de mercadorias -, começam a ganhar destaque e óbvia referência na sociedade. Até ao final do ano 2024 veremos diversos municípios a continuar a sua aposta na mobilidade elétrica e na transição energética. Coimbra e Porto têm mostrado exemplos recentes desta mudança.
O Futuro é hoje!
O Futuro é Elétrico!