Chegámos ao meio do ano 2024 e os números dos veículos eletrificados em Portugal continuam muito bons! Os BEV (Battery Electric Vehicles) aumentaram relativamente ao mês anterior e o total de vendas de veículos novos mais os importados aumentou 6,13%, tendo-se ultrapassado – pela segunda vez no ano -, a marca dos oito mil veículos. Em junho, venderam-se 8.304 veículos em Portugal!
Aliás, este é o valor mais elevado do ano. O outro mês foi março, com 8.161 veículos vendidos. Portanto, os finais dos trimestres têm trazido bons valores para o mercado nacional.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de junho em Portugal. Num total de 8.304 veículos, dos quais 5.351 são 100% elétricos e 2.953 são híbridos plug-in.
No gráfico das vendas de veículos novos e importados usados houve um aumento significativo nos BEV, com mais 808 veículos vendidos que no mês anterior. Ou seja, foi um aumento de 23,47% relativamente ao mês de maio. Em junho registou-se o maior valor do ano, com 4.251 veículos novos vendidos.
No segmento dos veículos importados, junho foi o segundo melhor mês do ano, com um número redondo de 1.100 veículos importados usados para o país.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 12 meses em Portugal. Pela primeira vez, o número de veículos importados usados, tanto os 100% elétricos como os híbridos plug-in, diminuem em relação ao mês anterior.
Como referido anteriormente, junho foi o melhor mês do ano na venda de BEV, em todas as categorias. Além desse registo é surpreendente frisar o seguinte facto: a meio do ano de 2024 venderam-se, praticamente, o mesmo número de veículos do que na totalidade do ano de 2022! Isto é, até à data, venderam-se 21.565 veículos e no ano todo de 2022 venderam-se 21.744 veículos. Ou seja, assim se demonstra a vitalidade do mercado nacional. E isto apenas em dois anos volvidos.
A manter-se esta tendência, bem como as taxas de crescimento atuais cremos que o intervalo dos 45.000 a 50.000 veículos vendidos poderá ser atingido no final de 2024.
Nesta altura, voltamos a sublinhar que as inaugurações mensais de pontos de carregamento continuam em valores interessantes, mas será necessário aumentar o seu ritmo de instalação e ligação, de modo que as diversas redes – pública e privadas -, passem a ficar disponíveis aos cada vez mais utilizadores de veículos elétricos.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 5 anos.
Variação das vendas e quotas de mercado de veículos elétricos
(Ligeiros de passageiros)
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual dos mesmos ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual dos mesmos ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Quota de Mercado – por tipo de energia
(Ligeiros de passageiros)
Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de junho e a respetiva quota mensal.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de junho de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de mercadorias, motociclos e ciclomotores, pesados, triciclos e quadriciclos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
Sem dúvida que o aspeto mais importante do mês passado foi termos atingido a marca dos 30% da quota do mercado nas vendas de veículos ligeiros. Além disso, também ficámos muito próximos de alcançar os 1.000 veículos vendidos, até à data, na categoria dos ligeiros de mercadorias, com o valor 992.
Este artigo foi publicado em data posterior ao anúncio recente da entrada em produção de veículos elétricos numa fábrica nacional – a Stellantis Mangualde. Esta notícia é fundamental para dar nota que a aposta de um dos principais grupos de fabricantes automóveis passou pela escolha do nosso país para aumentar o fabrico de veículos 100% elétricos. A descarbonização está na agenda mundial e a partir de agora com um contributo significativo do nosso país.
O Futuro é hoje!
O Futuro é Elétrico!