De férias pela Europa num Veículo Elétrico

Artigo da UVE – Associação de utilizadores de Veículos Elétricos, publicado na edição nº 81 da revista Blueauto de julho de 2024, sobre como viajar pela Europa num Veículo Elétrico.


Uma das questões mais frequentes que chega à Associação é como carregar em Espanha, França e outros países europeus. Ou seja, genericamente fora de Portugal. As road trip elétricas estão na moda por toda a Europa e nos carregadores é frequente encontrar, neste período do ano, veículos “deslocados” do seu país de origem.

Uma road trip não é uma viagem do ponto A para B. É todo um caminho entre o ponto A e B, e a jornada é o próprio destino. Mesmo com todo o percurso previamente planeado, cada carregamento pode ser uma oportunidade para descobrir pequenas localidades. O carregamento da bateria de um veículo elétrico – dos 20% até aos 80% -, é cada vez mais rápido, mas ainda permite aos utilizadores cerca de 30 minutos de descanso e passeio pelas redondezas, a cada 2h30 de viagem. A paragem torna a viagem calma e segura, não gerando fadiga no condutor, e melhor ainda se a tarefa de condução for dividida.

Fora de Portugal não temos um cartão único para todos os carregadores e são ainda poucas soluções que utilizamos em Portugal que vão conseguir ativar os postos além-fronteiras. Também não temos a energia separada da utilização. Ou seja, o preço mostrado no posto (ou nas diversas aplicações) pode ser diferente em cada um.

Para efetuar um carregamento, a primeira fase é a localização do posto. Felizmente temos muitas soluções ao nosso dispor, que mostram a localização dos postos. Não é garantido que cada uma mostre todos os postos, mas seguramente já encontramos uma enorme variedade ao nosso dispor: Miio, EVIO, Chargemap, Electromaps, Electroverse, Iberdrola, Wenea, etc… são apenas alguns exemplos de aplicações que podem ser usadas para localização dos postos e também para os ativar, como veremos mais à frente.

Uma aplicação muito útil, que permite traçar e planear o percurso da sua viagem, com imediata sugestão dos pontos de carregamento, é a ABRP (A Better Route Planner). Nesta aplicação é possível registar o seu veículo e selecionar as preferências da sua viagem, obtendo, em função das suas escolhas, uma sugestão completa para a sua viagem. Alguns veículos já incorporam de raiz soluções semelhantes, no seu sistema na consola.


Uma vez chegados ao posto de carregamento a regra é relativamente simples: como primeira opção tentar ativar o carregador com a aplicação do proprietário do posto. Isto pode implicar a instalação de diversas apps ao longo da viagem, associando-lhes meios de pagamentos, mas certamente verificará que o custo compensa o trabalho. Alguns postos disponibilizam um QRcode para acesso direto à aplicação do operador. Um alerta de segurança para códigos estáticos afixados no posto por autocolante que podem gerar situações de fraude! Sempre que possível evitar este método. Existe muito maior confiança com os QRcode dinâmicos apresentados no display do carregador.

A disponibilização de um terminal de pagamento bancário no posto continua a não ser muito frequente, mas caso esteja disponível deve ser a opção seguinte a explorar. Fruto da obrigação constante no novo regulamento europeu (AFIR), esta solução estará disponível futuramente em cada vez mais postos.

Não sendo possível nenhuma das soluções anteriores devemos recorrer aos diversos prestadores de serviços, agrupadores de redes, que podemos contratar durante o período de planeamento da viagem. Estes prestadores de serviços são as aplicações de que falamos anteriormente para localização dos postos de carregamento.

Veículos de várias marcas beneficiam de acordos, com custos muito diferenciados, em diversas redes de carregamento, como seja o caso da Tesla, neste caso na sua rede própria de carregamento e Audi, BMW, Ford, Mercedes-Benz, Mini, Kia, Volkswagen, etc, através do seu consorcio constituído para implementação da rede de carregamento Ionity.



Os custos de carregamento na europa não são seguramente o motivo que nos vai fazer optar por uma road trip, regra geral situam-se acima dos que conseguimos encontrar em Portugal. A diferença de custo entre a opção da aplicação do dono do posto e as aplicações dos prestadores de serviços facilmente ultrapassam os 0,20 €/kWh. O recurso as opções de subscrição que algumas aplicações disponibilizam devem ser avaliadas.

Para os mais entusiastas e “conversadores”, chegar aos postos de carregamento e falar com outros utilizadores é também uma atividade relevante numa road trip. Facilmente se juntam utilizadores de 3 ou mais países, sempre prontos para partilharem as suas experiências, de onde vêm, onde já foram, os carregadores que não funcionaram… muito interessante ouvir as experiências de cada um.

França com uma enorme rede de carregadores nas autoestradas é um excelente primeiro destino para um rookie. A costa da Croácia, a região da Toscana em Itália, o Gran Tour na Suíça e, obviamente, a Meca das road trip elétricas: o cabo norte na Noruega, destinos não faltam.


Marcar hotel só ao fim da tarde em cada dia de viagem pode ser uma solução interessante para os que conseguirem aceitar esse desafio, acontece programarmos visita aos pontos B e C para o nosso dia, mas apareceu o ponto C e revelou-se muito interessante, se o hotel estiver previamente marcado isso pode obrigar a condução extra e/ou noturna, tornando o dia cansativo, não ter o hotel marcado pode surgir a solução “fico já aqui”.

Especial atenção a uma cuidada preparação do veículo, especialmente ao nível dos pneus, a correta pressão do ar, alinhamento da direção e calibração dos pneus são fundamentais para uma viagem segura, os veículos elétricos possuem um peso considerável e muitos quilómetros em situação deficiente facilmente provocam um desgaste extra neste componente do seu veículo.

Boa viagem!

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 81

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