Outubro de 2024 alcançou um novo recorde mensal de veículos elétricos matriculados em Portugal

No final do mês de outubro Portugal ficou a cerca de cinco mil veículos elétricos para ultrapassar a marca do ano passado. Certamente tal facto acontecerá durante o mês de novembro, ou seja, a um mês antes do final do ano.
Entretanto, outubro de 2024 é o mês, de sempre, com mais veículos elétricos (BEV + PHEV) matriculados em Portugal, com 9.163 veículos em todas as categorias (novos e importados usados), superando o recorde anterior atingido em dezembro de 2023 (8.669 veículos).


Além disso, o número de veículos 100% elétricos importados usados matriculados em outubro de 2024 também é um novo recorde: 1.673, que representa um crescimento homólogo de 104% em relação a outubro de 2023 (819 veículos).

Considerando todas as categorias de veículos novos, os veículos 100% elétricos cresceram 22% em relação a outubro de 2023 (3.848 vs 3.148).

Sobre outro número importante – a quota de mercado -, há a referir que depois do recorde em setembro, os veículos 100% elétricos não voltaram a ser a motorização mais vendida nos veículos ligeiros de passageiros novos em outubro, mas por muito pouco: 22,78% veículos elétricos vs. 26,93% veículos a gasolina, sendo apenas 4% de diferença. Ou seja, andam muito próximos ambos os valores, o que reflete o interesse cada vez maior em transitar para a mobilidade elétrica.

Para nova surpresa relativamente às marcas, a Peugeot estreou-se como a marca mais vendida em outubro de 2024, na categoria de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, com 507 veículos, seguida da BMW com 431 veículos. A Tesla (várias vezes a marca líder deste mercado) passou para terceiro lugar com 349 veículos entregues; um valor muito aquém do habitual. Portanto, em 2024 já se registaram dois meses em que a marca Tesla não dominou o mercado português.


Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de outubro em Portugal. Num total de 9.163 veículos, dos quais 5.521 são 100% elétricos e 3.642 são híbridos plug-in.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 12 meses em Portugal.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 5 anos.


Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.

Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.

Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, matriculados em Portugal desde janeiro de 2024.


Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de outubro e a respetiva quota mensal.

Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de outubro e a respetiva quota mensal.


Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de outubro de 2024.

Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.

Marcas de veículos ligeiros de mercadorias, motociclos e ciclomotores, pesados, triciclos e quadriciclos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.


Em resumo, o início do quarto trimestre do ano começou com um valor recorde de veículos vendidos e confirmou-se que a quota de mercado se mantém próxima dos trinta por cento, tendo sido alcançado o maior valor do ano: 32,19%. Portanto, um em três veículos vendidos em Portugal continua a ser eletrificado. Sobre os BEV, temos que um em cinco veículos vendidos é 100% elétrico.

Sobre as redes de carregamento, as instalações e as ligações de novos postos de carregamento continuam a decorrer semana após semana, e já foram atingidos 552 pontos de carregamento nos HUB’s públicos de carregamento. Frisar novamente que este tipo de instalações é importante quer para cumprir com as metas do AFIR, quer para colocar mais locais de carregamento à disposição dos utilizadores que não têm hipótese de carregar os seus veículos em casa.

Entretanto, após a abertura dos incentivos VEN 2024 atribuídos pelo Fundo Ambiental, verifica-se que em quase todas as categorias ainda não se atingiram os limites dos incentivos a atribuir. Existe apenas uma categoria em que já foi ultrapassado o limite: as bicicletas de carga. Apesar do ritmo da submissão das candidaturas ainda não ser muito elevado é importante continuar a revelar a importância da existência destes apoios para auxiliar na descarbonização dos transportes, quer de passageiros, quer de mercadorias.

Ainda sobre este assunto, tem-se notado que já são diversas as marcas a efetuar ajustes aos preços PVP de alguns modelos à venda em Portugal. Ou seja, a diminuição do valor do incentivo dos automóveis ligeiros para os 38.500€ já se está a refletir no mercado nacional, o que é uma boa notícia para os futuros proprietários e utilizadores de veículos 100% elétricos.