Novembro é o mês com mais veículos elétricos matriculados (considerando os veículos 100% elétricos e híbridos plug-in, de todas as categorias, novos e importados usados), de sempre, com 9.608 veículos, superando o recorde anterior atingido no mês de outubro de 2024. É também o mês de 2024 com mais veículos 100% elétricos matriculados (considerando todas as categorias de veículos, novos e importados usados), com 5.951 veículos, que representa um crescimento homólogo de 11% em relação a 2023.
Outro recorde muito importante atingido em novembro: considerando todas as categorias de veículos elétricos novos (100% elétricos e híbridos plug-in) atingiram a quota de 32,14%, que supera todas as outras motorizações, inclusive a gasolina (30,99%). O que demonstra que o número de modelos e marcas que aderiram à Mobilidade Elétrica é significativo e variado! Este crescimento mostra o quão relevante é considerar todo o leque de categorias de veículos elétricos, pois é importante que a eletrificação dos meios de transporte seja transversal a todo o tipo de veículos em circulação – com principal importância nos meios urbanos – como forma de diminuir a poluição atmosférica e sonora e contribuir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
Considerando todas as categorias de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles), estes registaram um crescimento mensal homólogo de 65% nos veículos importados, uma diminuição (-0,45%) nos veículos novos e um crescimento de 11% no total de veículos importados e novos.
Na categoria de ligeiros de passageiros, os BEV novos registam um recorde na quota de mercado anual com 19,32%, superando o recorde atingido em outubro de 2024. De notar que esta quota mensal dos veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos tem menos de 2% de diferença na quota de mercado entre os BEV (24,77%) e os veículos a gasolina (26,69%).
Ainda na categoria de ligeiros de passageiros, mas considerando a totalidade de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicles), os veículos novos registaram um recorde na quota de mercado anual, com 32,96%, superando o recorde atingido em outubro de 2024. Mesmo tendo sido registada uma diminuição de -1,11% na variação mensal em relação aos valores do mês homólogo, a quota de mercado mensal de veículo ligeiros de passageiros – BEV + PHEV –, é de 41,11%, face a 26,69% nos veículos a gasolina e 8,12% nos veículos a gasóleo, o que reafirma mais uma vez a consolidação do mercado de veículos elétricos em Portugal. Quanto às marcas de veículos elétricos mais vendidas em novembro, na categoria de ligeiros de passageiros, a Tesla mantém a liderança nos BEV, tanto no mês de novembro, como no total de vendas desde o início do ano, seguida da BMW e Volvo, em segundo e terceiro lugar, respetivamente – tanto no total do mês de novembro, como no acumulado do ano.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de novembro em Portugal. Num total de 9.608 veículos, dos quais 5.951 são 100% elétricos e 3.657 são híbridos plug-in.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 12 meses em Portugal.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 5 anos.
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, matriculados em Portugal desde janeiro de 2024.
Quota de Mercado – por tipo de energia
Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de novembro e a respetiva quota mensal.
Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de novembro e a respetiva quota mensal.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de novembro de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de mercadorias, motociclos e ciclomotores, pesados, triciclos e quadriciclos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
A um mês de terminar o ano 2024, somente o total de vendas de BEV novos ainda não ultrapassou o total de 2023, por apenas 1.086 veículos – o que deverá acontecer certamente no final do ano; o total de BEV importados usados, em 2024, ultrapassaram o total de 2023 no passado mês de setembro; enquanto que em novembro, o acumulado de todos os veículos 100% elétricos matriculados em 2024 – novos e importados usados – ultrapassou o total de 2023 (em mais 4.000 unidades), muito devido ao constante crescimento do número de importados usados.
2024 será certamente mais um ano de recordes importantes para as vendas de veículos 100% elétricos e deixa antever um crescimento consolidado nos próximos anos, em direção à descarbonização, essencial para a criação de uma sociedade mais sustentável para todos. Será certamente necessário acelerar a transição energética nos transportes públicos, aviação, navegação e transportes de mercadorias de longo curso, contudo, são sem dúvidas as categorias de veículos que apresentam os maiores desafios técnicos e logísticos, que serão certamente colmatados com os avanços tecnológicos e projetos em desenvolvimento por todo o mundo.
Uma coisa é certa e vale a pena reforçar, o futuro é elétrico!