Chegados ao final do ano, a Mobilidade Elétrica atinge mais um recorde de vendas mensais, com dezembro de 2024 a ser o mês em que foram registados mais veículos elétricos, com 10.442 veículos – considerando veículos novos e importados usados, de todas as categorias, dos quais 7.059 são 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e 3.383 são híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle).
O ano de 2024 terminou com uma sucessão de recordes de vendas de veículos elétricos, em Portugal, nos últimos quatro meses: em setembro atingimos um marco histórico com os veículos 100% elétricos a serem os mais vendidos na categoria de ligeiros de passageiros; em outubro alcançámos um novo recorde mensal de veículos elétricos matriculados em Portugal, que foi sucessivamente ultrapassado em novembro e em dezembro.
Estes “picos” de vendas de veículos elétricos ao final de cada trimestre é uma tendência que observamos há vários anos, pelo que não é totalmente surpreendente, contudo, num só mês – mesmo que no final do ano/trimestre – ter mais 10.000 veículos elétricos matriculados em Portugal, é um marco importante para a Mobilidade Elétrica em Portugal. Colocando em comparação, considerando apenas os veículos novos: em todo o ano de 2024 venderam-se mais veículos 100% elétricos – de todas as categorias – que no total de 3 anos entre 2020 e 2022.
Em termos de crescimento homólogo, em 2024 as vendas de veículos 100% elétricos cresceram 10,60%, considerando todas as categorias, em relação a 2023. Na categoria de ligeiros de passageiros, os veículos 100% elétricos registaram um crescimento de 14,7% e terminaram 2024 com uma quota de mercado de 19,91%, deixando antever que o crescimento do mercado de veículos 100% elétricos – principalmente na categoria de ligeiros de passageiros – avançará de forma confiante para se tornar na motorização mais comum muito em breve.
No caso das marcas de veículos 100% elétricos mais vendidas em 2024, a Tesla (9.760) é claramente a marca mais vendida de ligeiros de passageiros novos, com mais do dobro de veículos que a BMW (4.074) em 2º lugar, seguida da Volvo (3.203), Peugeot (3.017) e Mercedes-Benz (2.860).
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de dezembro em Portugal. Num total de 10.442 veículos, dos quais 7.059 são 100% elétricos e 3.383 são híbridos plug-in.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 12 meses em Portugal.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 5 anos.
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, matriculados em Portugal desde janeiro de 2024.
Quota de Mercado – por tipo de energia
Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de dezembro e a respetiva quota mensal.
Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de dezembro e a respetiva quota mensal.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de dezembro de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no ano de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de mercadorias, motociclos e ciclomotores, pesados, triciclos e quadriciclos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal no ano de 2024.
Nesta época apropriada para realizar um balanço e revisão do ano que passou, faremos em breve um artigo sobre o crescimento do Parque de Veículos Elétricos, considerando o fecho do ano de 2024, analisando as diferentes categorias de veículos.
A Mobilidade Elétrica em Portugal continua a avançar! São diários os registos de instalação/ligação de novos postos de carregamento, novos modelos de veículos em comercialização, aumento da incorporação de energias renováveis na produção (este ano foi alcançada a marca de 81%) e consumo, etc.
Entrámos numa era em que não adianta mais inventar desculpas sobre as alterações climáticas, nem tão pouco minimizar o sentido de urgência face a essas alterações e quais os principais responsáveis pelas mesmas. A Mobilidade Elétrica representa um ponto essencial na mudança dos nossos hábitos e, embora não seja a única área que vá trazer a mudança completa e absoluta a todos os níveis da sociedade que necessitam de ser reformulados para caminharmos em direção a um futuro mais sustentável, reserva em si o potencial que permitirá alcançar esse futuro.
O Futuro é Elétrico!