Parque de Veículos Elétricos em Portugal | A evolução até 2024

Com o fecho de mais um ano civil, é-nos possível analisar o desenvolvimento do parque de veículos elétricos em Portugal, por categoria e tipo de veículo, desde 2010 até 2024. Em termos de variação homóloga, os veículos 100% elétricos novos registaram um aumento de 10,6% e os importados usados registaram um aumento de 83,4%. No total, o parque de veículos 100% elétricos em Portugal conta com mais 60.720 veículos matriculados em 2024, que significa um aumento de 22,3%, em relação ao ano passado.


Todos os meses, a UVE analisa o número de veículos novos e importados usados matriculados em Portugal, tendo como fonte os números publicados pela ACAP, considerando os veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle).

O ano de 2024 terminou com uma sucessão de recordes de vendas de veículos elétricos em Portugal, nos últimos quatro meses: em setembro atingimos um marco histórico com os veículos 100% elétricos a serem os mais vendidos na categoria de ligeiros de passageiros; em outubro alcançámos um novo recorde mensal de veículos elétricos matriculados em Portugal, que foi sucessivamente ultrapassado em novembro e em dezembro.

O mês de dezembro de 2024 foi o melhor mês de sempre para as vendas de veículos elétricos em que, pela 1ª vez, foram registados mais de 10.000 veículos elétricos (BEV e PHEV) num só mês em Portugal!

Todos os artigos UVE sobre as vendas mensais e anuais, podem ser consultados aqui.


Vendas e Parque de Veículos Elétricos em Portugal

2024janfevmarabrmaijunjulagosetoutnovdez
BEV383046015038440745725351494438845562552159517059
PHEV265529283123280332522953316225182972364236573383
TOTAL6485752981617210782483048106640285349163960810442

Legenda:
BEV – Battery Electric Vehicle = Veículo 100% Elétrico; PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle = veículo híbrido plug-in
Veículos novos e importados usados matriculados em Portugal, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.
Fonte: ACAP


201020112012201320142015201620172018201920202021202220232024
BEV95013031594205524593411483880051439122834337495229280271129929190649
PHEV363969992156871781459096751736831007480116603797741134789
TOTAL98613421663215426744098661912595240664020264756100303146308227670325438

Legenda:
BEV – Battery Electric Vehicle = Veículo 100% Elétrico; PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle = veículo híbrido plug-in
Veículos novos matriculados e importados usados, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.

Valores de 2010 a 2022: Parque de veículos segundo valores publicados pelo IMT; Valores de 2023 a 2024: corresponde à soma do parque de veículos segundo o IMT e veículos matriculados novos e importados usados, segundo a ACAP.



Evolução do Parque de Veículos Elétricos | 2010-2024

A trajetória inicial da comercialização de veículos elétricos, iniciada em 2010, revela a prevalência inicial dos ciclomotores, motociclos, quadriciclos e triciclos elétricos, que basicamente reflete a oferta existente no mercado na altura: oferta muito reduzida de veículos ligeiros de passageiros e quase nula no caso dos ligeiros de mercadorias. Entretanto, com a popularização e produção em massa dos primeiros modelos de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos e híbridos plug-in, essa tendência evoluiu rapidamente ao longo dos anos seguintes, impulsionada também pelas alterações políticas que re-introduziram os incentivos de aquisição de veículos elétricos em 2015 – ano em que se nota um salto significativo no número de veículos elétricos, ligeiros de passageiros.


No final de 2024, o parque em circulação de veículos elétricos – considerando os veículos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) – de todas as categorias, era de 325.4381 veículos, um número deveras impressionante e que reflete a perceção do aumento de veículos elétricos que vemos em circulação nas estradas.


No final de 2024, existiam em circulação 190.6491 veículos 100% elétricos em Portugal, das mais variadas categorias. Um valor que rapidamente atingirá os 200.000 veículos ainda no primeiro trimestre de 2025 – considerando a manutenção da tendência do número de veículos novos e importados usados matriculados todos os meses em Portugal.

  1. Valor obtido segundo os valores apresentados pelo IMT de 2010 a 2022 nos Anuários Estatísticos da Mobilidade e Transportes (segundo as matrículas registadas anualmente) acrescido do número de veículos novos e importados usados matriculados em Portugal, em 2023 e 2024, segundo a ACAP. A este valor total será necessário retirar os veículos fora de circulação por abate ou exportação, dados que não possuímos.

O que há 10 anos era algo que deixava muitas pessoas admiradas – e até de alguma forma perplexas -, ao ver um veículo silencioso, sem emissões, a circular numa estrada é hoje algo cada vez mais comum e brevemente será a norma. Não são somente os números que apontam para tal, basta ficar atento à publicidade a novos modelos e marcas de veículos – sejam motas, automóveis, pesados, etc. – e a tendência das grandes marcas automóveis em electrificar os modelos que comercializam ou até em criar de raiz novos modelos exclusivamente elétricos; tal como as empresas que gradualmente electrificaram as suas frotas comerciais – muitas inicialmente optaram apenas por híbridos plug-in, mas rapidamente passaram a optar pelos veículos 100% elétricos.

O caminho, no entanto, apresenta ainda vários desafios que precisamos superar para que a adoção dos veículos elétricos seja um processo simples para todos. O crescimento da rede pública de carregamento e a simplificação de utilização da mesma são os aspetos fundamentais que permitirão desmistificar os dois maiores pontos de resistência para adoção de Veículos Elétricos: “não existem postos onde carregar” e “é muito caro e complicado carregar nos postos“.

Vários trabalhos e estudos foram desenvolvidos pela UVE que apresentam soluções viáveis para melhorar o sistema existente, de forma a adaptar-se às necessidades dos utilizadores. Como por exemplo, o Grupo de Trabalho UVE / CEiiA, Novo Modelo da Mobilidade Elétrica, Simplificar o Tarifário da Rede Pública de Carregamento, Manifesto UVE – O Estado da Rede de Carregamento (2019), etc. Adicionalmente, a UVE apresenta, todos os anos, propostas para o Orçamento do Estado na área da Mobilidade Elétrica e participa em várias consultas públicas, sempre com os direitos dos utilizadores em vista com o objetivo de apoiar o crescimento da Mobilidade Elétrica em Portugal.

A UVE acompanha e fomenta este percurso da electrificação da mobilidade há quase 10 anos e o que sempre afirmámos e defendemos verifica-se hoje com o crescimento constante do parque de veículos elétricos e com uma maior consciencialização dos cidadãos para com as questões relativas à sustentabilidade e mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

Recordamos uma afirmação recorrente nos nossos artigos, que nunca é demais reforçar:

A Mobilidade Elétrica representa um ponto essencial na mudança dos nossos hábitos e, embora não seja a única área que vá trazer a mudança completa e absoluta a todos os níveis da sociedade que necessitam de ser reformulados para caminharmos em direção a um futuro mais sustentável, reserva em si o potencial que permitirá alcançar esse futuro.

E, como sempre: O Futuro é Elétrico!