Autora do projeto que colocou um veículo elétrico com formato semelhante ao de um ovo a distribuir correio na cidade de Aveiro, a UOU mobility, uma jovem startup de São João da Madeira, revelou agora o seu próximo esforço no campo da mobilidade sustentada, na forma de uma bicicleta elétrica que tem como objetivo uma rede de partilha.
Fruto de mais um esforço na área da mobilidade, a UOU bike conta também com algumas inovações que procuram tornar esta bicicleta num veículo mais abrangente, plenamente integrado nas redes de partilha das grandes cidades, demarcando-se por ter um sensor que lhe permite não só analisar a qualidade do ar (em termos de CO2), mas também monitorizar a saúde do utilizador enquanto pedala, além de dispor de uma aplicação smartphone que lhe oferece outras funcionalidades.
Assim, a bicicleta tem uma solução integrada assente em GPS e GPRS que lhe permite ser ‘estacionada’ de forma virtual, um pouco à imagem do que já fazem algumas companhias do género que dispensam infraestruturas físicas para os procedimentos de levantamento ou de entrega. Desta forma, agiliza-se o processo de aluguer da bicicleta.
Sem fazer concessões em termos de design, a UOU bike está pensada para ser eficiente e leve, com o quadro a ser feito em alumínio, enquanto as rodas têm uma estrutura em magnésio. O motor elétrico de 250 Watts está integrado na roda traseira com um sensor de binário a avaliar de forma contínua o esforço do utilizador, ativando o motor elétrico auxiliar sempre que necessário.
Sem grandes necessidades de manutenção e sem correia, a UOU bike confia ainda nos seus sensores avançados para gerir a carga da bateria de iões de lítio, a qual é fornecida pela Samsung. A autonomia ronda os 60 quilómetros, de acordo com a UOU.
Em termos de conectividade, a aplicação permite ainda um controlo rigoroso do aluguer da bicicleta, ao mesmo tempo que analisa o esforço do utilizador durante a sua viagem. Este conceito da UOU bike vai ser apresentado pela companhia lusa na próxima edição do Websummit, em Lisboa.
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