A UVE foi até à COP26 em Glasgow com carros 100% Elétricos

Entre 23 de outubro a 6 de novembro de 2021 a UVE percorreu um total combinado de mais de 14.000 quilómetros, em que se juntou aos restantes representantes da GEVA – Global EV Alliance, para uma reunião em Bruxelas com a AVERE – Associação Europeia para a Mobilidade Elétrica e seguiu em direção à COP26 em Glasgow, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, para exigir medidas de restrições de venda de veículos com motor de Combustão Interna, a partir de 2030.

Dia 1 | Lisboa

No dia 22 de outubro, a UVE esteve junto do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa, para esclarecer quaisquer questões sobre a viagem até Glasgow para a COP26.
A Exame Informática esteve no local para dar a conhecer alguns detalhes sobre esta viagem da UVE, que contou com a participação de quatro associados, entre eles Fundadores e dirigentes da Associação.


Dia 2 | Lisboa (PT) – Saintes (FR)

Dia 23 de outubro, o primeiro veículo iniciou o seu percurso em direção à COP26. O Veículo “McFly” realizou uma viagem impressionante de 1.286 quilómetros num só dia, com 4 paragens para carregamento – Guarda (PT), Tordesilhas (ES), Rivabellosa (ES e Labouheyre (FR) – e a chegada a Saintes, em França, já ao final do dia.


Dia 3 | Saintes (FR) – Paris (FR) – Bruxelas (BE)

Dia 24 de outubro, o “McFly” percorreu 785 quilómetros até Bruxelas. Um dia para uma viagem mais tranquila, com o objectivo de alcançar Bruxelas, passando pela capital francesa, apreciando a paisagem pelo caminho.


Dia 4 | Lisboa (PT) – Bayonne (FR)

Dia 25 de outubro, o segundo carro 100% Elétrico, o “Blue Ray”, iniciou a sua viagem em direção a Glasgow. num só dia percorreu 983 quilómetros até Bayonne, com 3 paragens para carregamento – Guarda (PT), Tordesilhas (ES) e Rivabellosa (ES).
Entretanto, em Bruxelas, Pedro Faria foi o primeiro Associado da UVE a chegar ao Parlamento europeu, nesta viagem até à COP26.


Dia 5 | Bayonne (FR) – Paris (FR)

Dia 26 de outubro, o “Blue Ray” chegou a Paris, onde se juntou a alguns dos elementos que seguiriam para Glasgow para a COP26. A FFauve – Federation Française des Associations d’Utilisateurs de Véhicules Electriques, tal como a UVE, fazem parte da GEVA – Global EV Alliance.


Dia 6 | – Paris (FR) – Bruxelas (BE)

Dia 27 de outubro, o “Blue Ray” e o “McFly” reencontraram-se em Bruxelas, onde se reuniram os restantes representantes das Associações membro da GEVA – Global EV Alliance.
A UVE representou a ABRAVEi – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores, como membro da GEVA, até à COP26.


Dia 7 | Bruxelas (BE)

Dia 28 de outubro, a Declaração apresentada pela Associações membro da GEVA – Global EV Alliance foi assinada na sede da AVERE – Associação Europeia para a Mobilidade Elétrica. Esta declaração exige medidas de restrições de venda de veículos com motor de Combustão Interna, a partir de 2030.
A declaração será entregue pela AVERE junto do Parlamento Europeu e a GEVA apresentará a declaração na COP26, para que a Europa e o Mundo façam parte da solução.


Dia 8 | Calais (FR) – Hull (UK)

No dia 29 de outubro, a UVE chegou ao Reino Unido. A viagem começou de madrugada, para realizar a travessia do Eurotunel, de Calais em França para o Reino Unido.
A caravana de veículos elétricos seguiu viagem até Braintree, para visitar a impressionante estação de carregamento da Gridserve em Braintree, onde se encontram postos de carregamento – alimentados por energia de fontes 100% renováveis – desde os 22 kW (AC) até aos 350 kW (DC). Um exemplo de como as estações de carregamento de veículos elétricos serão no futuro.

Assista à reportagem realizada pela ITV sobre esta viagem até à COP26:


Dia 9 | Hull (UK) – Glasgow (SCO)

Dia 30 de outubro, a UVE esteve no local da futura fábrica da BritishVolt, um local onde serão produzidas baterias para veículos elétricos, entre outras. Mais um exemplo do tipo de infra-estruturas que surgirão consequência do crescimento da Mobilidade Elétrica e da necessidade de criação de sistemas adaptados à produção e armazenamento de energia renovável.

A viagem seguiu em direção à Escócia, com uma breve paragem junto das esculturas “The Kelpies”.

Assista à reportagem do jornalista Quentin Willson enquanto acompanhava a caravana de veículos elétricos desde a GRIDSERVE em Braintree até ao local da futura fábrica de baterias Britishvolt em Blyth:


Dia 10 | Glasgow (SCO)

No dia 31 de outubro e mais de 3.500 km desde Lisboa, a UVE chegou a Glasgow com dois carros 100% elétricos, em conjunto com os restantes elementos das Associações pertencentes à Global EV Alliance.

Em território escocês, a Global EV Alliance não quis perder a oportunidade de visitar as icónicas esculturas “The Kelpies”, para uma fotografia de grupo.

Com a COP26 a decorrer em Glasgow, as associações da Global EV Alliance juntaram-se no Arnold Clark Innovation Center onde tiveram oportunidade de falar com vários elementos de outras associações europeias de utilizadores de veículos elétricos, para falar sobre a estratégias de eletrificação dos meios de transporte em vários países.

A viagem seguiu em direção ao centro de Glasgow, em conjunto com o autocarro 100% elétrico que se dirigia para a COP26.


Dia 11 | Glasgow (SCO)

A dia 1 de novembro, a UVE chegou à COP26!
A UVE, em conjunto com as restantes associações da Global EV Alliance entregaram, na COP26, a declaração que urge para o compromisso de adopção de medidas de restrições de venda de veículos com motor de Combustão Interna, a partir de 2030.

A declaração apresentou o desafio os líderes mundiais em antecipação para a COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UN Climate Change Conference) que teve lugar em Glasgow de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021. A declaração foi apresentada, com a totalidade das assinaturas, em Bruxelas e Glasgow para validar o apoio à missão da Global EV Alliance em pressionar para que sejam adoptadas as seguintes medidas de mitigação das alterações climáticas:

  • A partir de 2030: apenas sejam vendidos Veículos 100% Elétricos e Híbridos Plug-In
  • A partir de 2035: apenas sejam vendidos Veículos 100% Elétricos

Dia 12 | Glasgow (SCO) – Edimburgo (SCO)

Dia 2 de novembro, após a presença na COP26 em Glasgow, a UVE passou o dia em Edimburgo, para recarregar as baterias – dos carros e dos condutores – para iniciar a viagem de regresso a Portugal.


Dia 13 | Edimburgo (SCO) – Calais (FR)

No dia 3 de novembro, o “Blue Ray” iniciou o seu caminho de regresso a Portugal. Na travessia do Eurotunel, contou com a companhia inesperada de alguns dos elementos das associações que estiveram presentes na COP26.

O “McFly” passou mais um dia na Escócia, antes de iniciar a viagem de regresso.


Dia 14 | Calais (FR) – Saintes (FR)

A dia 4 de novembro, o “Blue Ray” chegou a Saintes, na expectativa de alcançar território nacional antes do fim-de-semana.
O “McFly” saiu do território de Sua Majestade e voltou a circular no lado direito da faixa de rodagem.


Dia 15 | Saintes (FR) – Burgos (ES)

Quase a alcançar Portugal, a dia 5 de novembro, o “Blue Ray” chegou a Espanha.

O “McFly” optou por regressar calmamente pela costa norte de França e visitar as praias incríveis de Berck, Sword, Gold, Utah e Omaha. 

Curiosamente, em uma das localidades visitadas pelo caminho pela costa de França, o “McFly” cruzou-se com quatro Citroen AMI em apenas uma hora!


Dia 16 | Burgos (ES) – Lisboa (PT)

A dia 6 de novembro a viagem da UVE até à COP26, chegou ao fim.

No último dia de viagem, os condutores e os carros chegaram em segurança, para o aguardado descanso. Foram percorridos mais de 14.000 km, num total combinado entre ambos os carros.


A viagem pode ter terminado, mas o caminho em direção à
eletrificação dos transportes, esse continuará!

No âmbito da viagem até à COP26 em conjunto com a Global EV Alliance, foi criado o seguinte flyer de divulgação da mensagem e das exigências apresentadas na declaração entregue em Bruxelas e em Glasgow.

Nós, os utilizadores de veículos elétricos de todo o mundo, convocamos os líderes de 28 países representados na Global EV Drivers’ Alliance para se comprometerem a que 100% das vendas de novos veículos ligeiros serão híbridos plug-in em 2030 e veículos 100% elétricos com zero emissões até 2035. Apresentamos este desafio à medida que os líderes globais se preparam para a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26) em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021.

As Alterações Climáticas têm um impacto devastador no nosso planeta, causando o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, secas mais severas, ondas de calor e clima perigoso. Isso resultou em perdas significativas de vidas, impactos na saúde humana e destruição ambiental, que só vão piorar nos próximos anos. Devemos agir agora para mitigar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa.

Os transportes são responsáveis por 24% das emissões globais de CO2, em que os veículos rodoviários representam quase 75% disso. Precisamos abandonar o consumo de combustíveis fósseis e mudar para veículos movidos a eletricidade limpa e renovável. Isto nunca foi tão imperativo como hoje.
Instigamos os líderes a comprometerem-se que todos os novos veículos ligeiros sejam 100% elétricos. Os veículos ligeiros movidos a eletricidade não têm escape e não emitem gases de efeito estufa perigosos, tornando-os muito mais saudáveis ​​para as nossas comunidades e para o nosso planeta.

Essa meta é totalmente alcançável. As construtoras automóveis estão a investir agora em veículos elétricos, para mudar rapidamente. Os veículos híbridos plug-in ganharam rapidamente mais de 14% de quota de mercado na Europa e representam 85% de quota de mercado na Noruega. Os veículos 100% elétricos representam 64% de todos os veículos novos vendidos na Noruega. Políticas de apoio, incluindo incentivos de aquisição e a robustez da infraestrutura de carregamento, são necessárias para ajudar os consumidores a mudar para veículos elétricos.