“Eu não quero largar este carro!” A Ana Galvão foi experimentar o Renault ZOE
A mobilidade elétrica é sem dúvida uma oportunidade para o planeta, ideal para quem tem preocupações ambientais e quer deixar na Terra um ar mais respirável para filhos e netos.
A boa notícia é que o futuro já chegou e os carros elétricos são uma boa aposta para quem quer começar já hoje a mudar o mundo. Não é um sonho, é mesmo uma realidade e cada vez mais portugueses já se aperceberam disso.
Sabia que em 2017 o mercado dos Veículos Elétricos cresceu mais de 100% face ao ano anterior? E o Renault ZOE é líder nos veículos elétricos.
A Ana Galvão andava há muito tempo com vontade de experimentar um carro elétrico e, por isso, nada como experimentar o carro líder de mercado. O que é que ela achou desta experiência? “Eu não quero largar este carro!” e “É qualquer coisa de espetacular!” foram duas das frases que ouvimos durante o tempo em que a Ana conduziu o Renault ZOE. Pode ver tudo no vídeo.
As principais vantagens de ter um carro elétrico como o Renault ZOE são, obviamente, ambientais porque o carro é 100% elétrico e ecológico. Zero emissões de poluentes e zero emissões de gases efeito de estufa. Para quem se preocupa com o ambiente, como a Ana Galvão, não podia ser melhor.
Mas para quem se preocupa com a sua carteira (e quem é que não se preocupa?) também há vantagens, desde os incentivos e benefícios fiscais, até ao custo da própria energia elétrica. Sabia que bastam 1,30€ para percorrer 100km?
Para percorrer 100 quilómetros, o Renault ZOE gasta aproximadamente 14 kWh sendo que o valor do mercado do kWh é de 0,092€ em tarifa doméstica bi-horária (a autonomia dos veículos elétricos depende de algumas variáveis: topografia, condições meteorológicas, do estilo de condução do condutor e da velocidade).
A verdade é que as baterias destes carros elétricos duram cada vez mais. O Renault Zoe pode ir até aos 300 km e traz uma Wallbox para carregar à porta de casa ou na garagem. Para além disso, este modelo tem um carregador patenteado pela Renault, o Caméléon™, que se adapta a várias potências de vários pontos de carregamento e permite carregar 80% da bateria em 65 minutos.
Quer ainda mais vantagens? É um carro muito silencioso e tem menos custos de manutenção. Por exemplo, não é preciso mudar o óleo do carro elétrico, simplesmente porque não tem. Portanto é um carro que não vai passar tanto tempo na oficina.
Motor Verde – A Ana Galvão já fez o test drive ao Renault ZOE e conta-lhe como foi
Mais informação multimédia: Renascença