Na passada sexta-feira, dia 26 de janeiro na sede da EDP em Lisboa, realizou-se o lançamento da cimeira “Lisbon Mobi Summit” que decorrerá no mês de setembro de 2018.
Nesta apresentação decorreram um conjunto de eventos e debates sobre a mobilidade em que vários especialistas abordaram temas como: sustentabilidade, alterações climáticas, o papel das autarquias, a visão dos jovens no futuro, as cidades inteligentes, a cybersegurança, carros autónomos, interligação e eletrificação dos transportes públicos, mobilidade partilhada, carpolling, etc.
Este evento terá lugar anualmente em Lisboa, podendo vir a internacionalizar-se a partir de 2019.
A Lisbon Mobi Summit pretende ser um dos mais inovadores e relevantes eventos na área da mobilidade urbana. Lisboa será o palco internacional para comunicar e experimentar a mobilidade, em todas as suas vertentes, nomeadamente a da mobilidade elétrica.
Este movimento da mobilidade urbana é liderado pelo grupo Global Media Group e pela EDP.
O encerramento da sessão da manhã esteve a cargo do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que teve oportunidade de divulgar os novos incentivos para 2018, na aquisição de um veículo elétrico: no valor de 2.250 euros na aquisição de um automóvel 100% elétrico, e de 20% na aquisição de uma moto, sujeito ao teto máximo de 400 euros e de 1.000 incentivos.
Durante os dias 27 e 28 de janeiro e ainda no âmbito do “warm up” da cimeira realizou-se uma exposição, no Museu da Eletricidade, com várias experiências virtuais ligadas à mobilidade elétrica, iniciativas da EDP e da OK/Teleseguros e ainda a possibilidade da realização de test-drives.
Bem como a apresentação do Formula Student e07 concebido, construído e pilotado por alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa:
Estiveram ainda presentes a Efacec com um carregador de 24 kW (protocolo CCS/Combo):
A Via Verde disponibilizou um circuito para os mais pequenos familiarizarem-se com a mobilidade em meio urbano:
Realizaram-se dezenas de test drive em veículos da marca Volkswagen que estiveram ao dispor visitantes, que pela primeira vez tiveram um contacto com um carro elétrico.
Será seguramente mais um marco importante neste ano de 2018 que promete ser de grande expansão da mobilidade elétrica em Portugal.