Baterias com Novas Arquiteturas e Elevada Densidade de Energia
A necessidade de substituir os veículos movidos a energias fósseis por veículos elétricos, veio intensificar o estudo de baterias, condensadores e células de combustível.
O estudo das baterias de ião lítio estava, desde os últimos anos, muito confinado à engenharia da bateria uma vez que a performance destas baterias se encontra muito próxima dos limites teóricos.
Foi desenvolvido um eletrólito vítreo que pode ser aplicado numa matriz simbiótica e flexível, que não só conduz iões quase tão rapidamente como um eletrólito líquido, mas possui uma muito elevada constante dielétrica. Estas propriedades permitem a criação de baterias disruptivas.
Os condensadores com elevada capacitância que se formam naturalmente no interior da bateria facilitam a deposição de iões no elétrodo negativo durante a carga e no positivo durante a descarga.
Alguns dos conceitos usados para explicar como funciona esta nova arquitetura estão na base do funcionamento de transístores, LEDs e células fotovoltaicas. As baterias desenvolvidas são seguras, ecológicas, baratas e armazenam muito mais energia.
Nesta palestra irão ser apresentadas estas novas arquiteturas e feitas algumas comparações entre as novas baterias e as baterias comerciais existentes no mercado. No final haverá um debate alargado à plateia sobre este tema e assuntos relacionados.
Uma das investigadores mais conceituadas no Mundo é portuguesa, Prof.ª Dr.ª Maria Helena Braga e será a palestrante do evento que vai decorrer dia 23 de junho de 2017, pelas 14h45m, no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa.
Venha conhecer a tecnologia de ponta associada ao desenvolvimentos de baterias de nova geração.
PARTICIPAÇÃO GRATUITA | INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
Mais informação: Ordem dos engenheiros