Boas práticas para todos os condutores
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, lançou os Avisos de Cortesia durante a Semana Europeia da Mobilidade de 2016, realizada em Lisboa.
- O Aviso de Cortesia vermelho pretende alertar os condutores de carros com motor de combustão interna que não devem estacionar os seus veículos nos Postos de Carregamento da rede pública existentes em todo o país, pois impedem que um utilizador de um veículo eléctrico possa carregar e prosseguir a sua viagem.
- O Aviso de Cortesia azul é dirigido aos condutores de veículos elétricos, que após o carregamento mantêm o carro estacionado, ocupando indevidamente o lugar, que é de carregamento e não de estacionamento. Ou que estacionam o seu VE sem sequer o colocar à carga.
(Clique na imagem para descarregar) (se desejar, imprima) |
(Clique na imagem para descarregar) (se desejar, imprima) |
Esta é uma campanha didática e pedagógica sobre algo que é claro, simples e lógico.
Estes avisos foram atualizados em 2018 de forma a continuar a informar das consequências do incumprimento, alertando os infratores da multa e do reboque da sua viatura a que ficam sujeitos.
Imaginemos que um condutor de um carro eléctrico, estacionava o seu carro junto ao local de abastecimento de combustível, numa qualquer estação de serviço de combustíveis fósseis, só porque “vou só ali, são 5 minutos” ou fica mais perto donde pretende ir. Acham normal? Alguém de bom senso entende este comportamento? Então é só constatar que os Postos de Carga Normal (PCN) e os Postos de Carga Rápida (PCR) da rede Mobi.E, são esses postos de abastecimento de combustível para os carros elétricos. Esses lugares têm que estar sempre disponíveis, pois servem para isso mesmo, carregar (abastecer) de energia (combustível) o carro para poder seguir viagem.
Os Avisos de Cortesia têm sido distribuídos nos eventos onde a UVE marca presença, são oferecidos na compra das T-shirts da UVE, e também podem ser descarregados através dos ficheiros que disponibilizamos.
(Clique na imagem para descarregar) (se desejar, imprima) |
Voltando ao exemplo da estação de serviço de combustíveis fósseis, seria o mesmo que um condutor de um carro a gasolina ou gasóleo após o seu abastecimento o deixasse no local e fosse à sua vida, impedindo outros de abastecerem.
Estamos a falar de bom senso, educação, cidadania, pensar no nós e não no eu.
Num momento em que as vendas de veículos eléctricos aumentam exponencialmente, e em que a fiscalização dos prevaricadores e sua penalização (multa e/ou reboque), irá aumentar, esta campanha é um alerta para as boas práticas de todos os condutores.
Boas viagens e boa utilização dos postos públicos de carregamento de VE!