No fim-de-semana de 21 a 23 de outubro decorreu, na capital do país, a 1ª edição do Eco-Rally de Lisboa 2022, integrada no Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. A prova foi muito disputada e contou com algumas participações especiais. A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, enquanto entidade parceira do CPNE, esteve presente com 5 equipas UVE powered by Byrd.
A dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, da equipa Prio-Renault Eco Time e que competiu em Renault Zoe, foi a vencedora desta primeira edição do Eco Rally Lisboa. Nos restantes lugares do pódio ficaram Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em BMW i3, e em terceiro lugar a dupla Carlos Silva/António Serrão, em Fiat e500.
Em primeiro lugar na eficiência energética ficou a dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães, em Hyundai Ioniq 5. A competição feminina foi ganha por Magda Ferreira/Rosário Magalhães em Kia EV6, e a Taça 50kW, destinada aos concorrentes com viaturas cuja capacidade da bateria é inferior a 50kWh, foi ganha pela dupla Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em BMW i3.
De destacar a presença nas cerimónias de partida e distribuição de Prémios, de Filipe Anacoreta Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, de Ângelo Correia, Vereador do Desporto, Ambiente e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, bem como de Carlos Silva, Presidente da EMEL, que muito elogiaram a importância e o marco histórico da 1ª edição do Eco Rally de Lisboa e a garantia de apoiar a 2ª edição do Eco Rally de Lisboa.
Fruto da vitória nesta primeira edição do Eco Rally Lisboa, em que participaram 21 equipas, Eduardo Carpinteiro Albino reforçou a sua liderança no Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, liderança esta que até ao início desta prova partilhava com Nuno Serrano, deixando tudo em aberto para o desfecho do campeonato, que encerrará com o E-Rali Sharish – Alentejo Central.
Eduardo Carpinteiro Albino, integrante da equipa vencedora Prio-Renault Eco Team, manifestou “que fruto do tipo de estradas que compunham o percurso e do road book que era bastante diferente do que é habitual, a prova obrigou a uma exigência acrescida tanto em termos de condução como de navegação”, e destacou “a esperança em vencer a edição 2022 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, depositando grande expectativa na prova a realizar em novembro no Alentejo”. Já o seu navegador, José Carlos Figueiredo, salientou “a excelente sintonia entre piloto e navegador, indispensáveis para a vitória nesta prova, fruto da grande exigência na navegação ao longo de todo o percurso”.
Os dois dias da prova, disputados entre percursos citadinos e a paisagem vinícola de Lisboa foram marcados por uma elevada competitividade e incerteza na classificação geral que começou por ser liderada por Hugo Batista/Ivo Tavares, até que a equipa Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo assumiu a liderança para não a largar até final. Nos restantes lugares do pódio a incerteza manteve-se até ao final.
Além das equipas habitualmente em competição no CPNE, esta prova contou ainda com a participação das duplas de pilotos Rui Madeira/Sancho Ramalho em Kia e-Niro, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães em Hyundai Ioniq 5, Bernardo Sousa/Nuno Rodrigues em Citroen DS4, e Ricardo Teodósio/José Teixeira em Hyundai Ioniq 5, que se estrearam nos ralis de mobilidade elétrica.
Recorde-se que o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o Classic Clube de Portugal (CCP) – e é a única competição automobilística portuguesa com recurso apenas a energias alternativas, destinando-se exclusivamente a veículos BEV (battery electric vehicle), 100% elétricos.
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO e que encerra a edição deste ano, terá lugar no Alentejo, nos dias 19 e 20 de novembro – E-Rali Sarish Alentejo Central – com partida e chegada a Reguengos de Monsaraz.
Artigos relacionados