Artigo publicado na edição nº 39 da revista Blueauto de janeiro de 2021, sobre as vendas de Veículos Elétricos em Portugal e a evolução do parque total de Veículos Elétricos, por categoria de veículo, nos últimos anos.
Henrique Sánchez
Presidente do Conselho Diretivo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto
O ano de 2020 foi um ano fantástico para a mobilidade elétrica em Portugal e a pandemia da covid-19 veio pôr ainda mais a nu o caminho profundamente errado de usarmos combustíveis fósseis para nos movimentarmos. Esta espécie de “cartão amarelo” que o planeta Terra exibiu a toda a Humanidade fez acelerar as vendas dos veículos elétricos tendo registado um crescimento de 55.3% em relação a 2019, ao contrário dos veículos movidos a combustíveis fósseis que tiveram uma queda de 40.6%. As vendas de Veículos Elétricos registaram um crescimento de 135.7% só no mês de dezembro (antecipando um crescimento exponencial para 2021) e uma quota de mercado de 13.6% na totalidade do ano e de 22.5% no mês de dezembro.
De salientar a hecatombe, nunca registada antes, nas vendas dos veículos com motor de combustão interna altamente poluentes, sejam a gasolina ou a gasóleo:
Em 2020 o ano da pandemia da covid-19, as vendas de veículos elétricos em Portugal tiveram um crescimento exponencial, batendo sucessivos recordes, fruto de uma cada vez maior oferta de mais marcas e de modelos disponíveis, da sua cada vez maior autonomia real, de preços mais reduzidos aproximando-se dos preços de modelos equivalentes com motores de combustão interna, e de um conjunto de incentivos e benefícios fiscais, se bem que mais atrativos para empresas do que para particulares:
- Incentivo à aquisição de um automóvel elétrico (2.250€ para empresas e 3.000€ para os particulares)
- Incentivo à aquisição de uma mota elétrica (20% do valor, máximo de 400€)
- Incentivo à aquisição de uma bicicleta elétrica (250€)
- Isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV)
- Isenção do Imposto Único de Circulação (IUC)
- Dedução do IVA para as empresas
- Isenção de Tributação Autónoma em sede de IRC
- Estacionamento gratuito em várias cidades do país
Além de outros incentivos mais localizados, como sejam os descontos nas travessias das pontes 25 de abril e Vasco da Gama, utilizando o cartão Via Card, e os descontos na travessia de ferry-boat entre Portimão e Funchal na Madeira, ambos beneficiando os veículos elétricos.
A estes incentivos e benefícios fiscais podemos ainda adicionar a eficiência dos motores elétricos em relação aos motores de combustão interna, chegando a ser cinco vezes mais eficientes ao exigir muito menos energia para percorrer a mesma distância, os custos de manutenção de um veículo elétrico extremamente reduzidos face aos custos de manutenção de um motor de combustão interna, a regeneração dos motores elétricos que permitem cobrir entre 20% e 25% do consumo de eletricidade do veículo elétrico, produzindo essa mesma eletricidade no próprio veículo, algo impossível num veículo com motor de combustão interna.
A todos estes benefícios podemos juntar a não emissão de gases tóxicos e de partículas, a nível local, como sejam o NOx ou o CO2, que tornam o ar das cidades quase irrespirável, prejudicando gravemente a saúde especialmente dos mais pequenos e dos mais idosos.
Face às alterações climáticas que cada vez mais assolam o nosso planeta, provocadas e agravadas pelo Homem, é urgente a redução acelerada do consumo de combustíveis fósseis, redução para a qual cada um de nós pode contribuir através da utilização de um veículo elétrico, e, em geral, na sociedade através da eletrificação de todos os meios de transporte, quer públicos ou privados, coletivos ou particulares, pesados, ligeiros ou suaves.
Veículos Elétricos, quantos somos?
Estes são os números totais das vendas de veículos elétricos novos em Portugal e das importações de novos e usados, de automóveis ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias, bem como nas duas rodas, dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos, sendo que nestas duas últimas tipologias enquadram-se os conhecidos tuk-tuk.
Por tipologia e por ano, este é o registo de todos os veículos elétricos matriculados em Portugal e que fazem parte do parque circulante.
Nota importante:
em relação ao ano de 2020 ainda não estão disponíveis os números finais dos Veículos Elétricos importados, sejam novos ou usados, só estando disponíveis as vendas de Veículos Elétricos novos em Portugal.
BEV (Battery Electric Vehicle), Veículos 100% Elétricos:
Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle), onde só existem registos de automóveis ligeiros de passageiros:
Total dos Veículos Elétricos (BEV) e (PHEV) agregando todas as tipologias, matriculados em Portugal, no final de 2020 (sem os importados novos e usados durante o ano de 2020):
57.073 Veículos Elétricos
Somos muitos e muitos mais seremos. As perspetivas para 2021 são extremamente positivas pois além dos novos modelos (em 2021 chegarão dezenas de novos modelos ao mercado português) já estão ou vão entrar em vigor diversas iniciativas para combater as alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar nas grandes áreas metropolitanas, como sejam as restrições à circulação no centro das grandes cidades, zonas de zero emissões nas zonas mais antigas das cidades ou o limite de 95 g/km de emissões de CO2 para o conjunto das viaturas vendidas para as marcas evitarem o pagamento das pesadas multas que estão previstas.
Como tem variado a composição do parque
de Veículos Elétricos em Portugal?
Em 2013 os ciclomotores eram o tipo de Veículo Elétrico do parque em circulação com maior quota (33%), logo seguido dos ligeiros de passageiros (25.3%) e dos triciclos e quadriciclos (23.5%):
Em 2014, os ligeiros de passageiros (29.7%) ultrapassaram ligeiramente os ciclomotores (29.4%), tendo os triciclos e quadriciclos (22.8%) mantido a terceira posição:
Em 2015, com a reintrodução dos incentivos à aquisição de um Veículo Elétrico e da entrada em vigor da Reforma da Fiscalidade Verde, com grandes benefícios fiscais para as empresas, deu-se a explosão nas vendas dos ligeiros de passageiros (41.5%), ultrapassando claramente os ciclomotores (22.3%) e os triciclos e quadriciclos (20.5%):
Em 2016, os ligeiros de passageiros (49%) são já quase metade de todos os Veículos Elétricos, tendo os triciclos e quadriciclos (20.9%) ultrapassado pela primeira vez os ciclomotores (17.2%) por força do aumento da frota dos tuk-tuk em circulação:
Em 2017, assistimos a um cada vez maior aumento dos ligeiros de passageiros (58.8%) motivado pela maior oferta das várias marcas e modelos e do aumento da autonomia real. Os triciclos e quadriciclos (16.8%) são a segunda tipologia, assistindo-se a uma cada vez menor quota dos ciclomotores (13.2%):
Em 2018, a quota dos ligeiros de passageiros (69.7%) aumenta substancialmente, tendo os ciclomotores (11%) ultrapassado os triciclos e quadriciclos (10.4%):
Em 2019, a quota dos ligeiros de passageiros continua a aumentar, cifrando-se em 78.3%, impulsionada pela cada vez maior popularidade dos carros elétricos e de praticamente todas as principais marcas de referência apresentarem modelos elétricos ou eletrificados.
Em 2020, acentuou-se ainda mais a predominância dos ligeiros de passageiros que atingiram a quota de 83.2%, continuando a queda percentual nas categorias mais ligeiras dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos:
Acentua-se assim a curva descendente e persistente, dos motociclos, dos ciclomotores, como consequência da falta de interesse por parte dos principais fabricantes e das marcas mais conceituadas nas duas rodas, que ainda não disponibilizam uma oferta elétrica de acordo com o seu prestígio e a sua posição no mercado das duas rodas. Existem alguns indícios que em 2021 poderemos ver a chegada de mais modelos, essenciais para uma mobilidade sustentável nas grandes áreas metropolitanas:
Em 2021, os principais construtores de motociclos, ciclomotores e scooters, deverão apresentar uma oferta elétrica a condizer com o seu historial, pois a eletrificação da mobilidade dos humanos veio para ficar, não é uma moda, como estes números bem o comprovam e aquelas empresas que se atrasarem vão ter dificuldade em recuperar o terreno perdido.
O exemplo que nos vem da China, onde hoje em dia nas principais cidades só é permitida a circulação de motociclos, ciclomotores e scooters elétricas, indica-nos o que também irá acontecer nas nossas principais cidades e áreas metropolitanas. Também as frotas dos transportes públicos de passageiros estão a ser substituídas por viaturas 100% elétricas.
Este último gráfico mostra-nos o crescimento exponencial dos automóveis elétricos ligeiros de passageiros, em relação a todas as outras tipologias, pois foram justamente alguns dos construtores tradicionais de automóveis, a Mitsubishi, a Nissan, a Renault, a BMW e um construtor novo, absolutamente disruptivo, que é a Tesla, que só fabrica carros 100% elétricos, que mais contribuíram para o crescimento de um mercado novo, tecnologicamente evoluído, com veículos mais eficientes, mais económicos, com melhores prestações, muito menos poluentes, com zero emissões na sua utilização, com custos de utilização e de manutenção muito inferiores aos veículos com motores de combustão interna. De registar a entrada ou o reforço da sua presença no mercado nos automóveis elétricos ligeiros de passageiros, durante o ano de 2020, de novas marcas como sejam a Peugeot, a Citroen, a DS, a Mazda, a Honda, a Mercedes, a Audi, a Porsche, a Hyundai, a KIA e a Opel:
Estamos em 2021, o que irá mudar na sua vida?
Urge mudar, acelerar a eletrificação de todos os meios de transporte e a mobilidade dos humanos.
Já experimentou um veículo elétrico? Não espere mais!
Faça-o quanto antes, primeiro estranha-se depois entranha-se! Verá como tudo será diferente na sua mobilidade e na contribuição para um mundo mais sustentável.
Saudações Elétricas, de preferência renovável.
Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 39
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