Artigo da UVE – Associação de utilizadores de Veículos Elétricos, publicado na edição n.º 82 da revista Blueauto, de agosto de 2024, sobre a história e evolução do ENVE – Encontro Nacional de Utilizadores de Veículos Elétricos, que este ano terá lugar no Passeio Marítimo de Algés, nos dias 21 e 22 de setembro.
O Encontro Nacional de Veículos Elétricos existe há quase tantos anos como existem veículos elétricos em Portugal. Inicialmente, a maioria desses veículos eram motociclos ou ciclomotores e os seus utilizadores, desde cedo, criaram uma comunidade digital dentro da qual trocavam as suas experiências com os veículos e dicas para carregamento, unidos por um forte sentido de sustentabilidade. Rapidamente, surgiram os primeiros encontros dos utilizadores de veículos elétricos que à data, devido à autonomia reduzida dos veículos, representavam verdadeiras aventuras para percorrer algumas centenas de quilómetros.
Com a expansão dos modelos e marcas de veículos elétricos em circulação em Portugal, o número de veículos e marcas presentes no ENVE foi naturalmente aumentando, sendo, até à data, o recorde, a edição de 2021 da Figueira da Foz, onde estiveram presentes 64 expositores e 623 veículos de utilizadores.
O ENVE é um evento itinerante realizado anualmente. Em 2024 vai já para a sua 12.ª edição, que terá lugar em Oeiras, numa das localizações mais emblemáticas para realização de eventos em Portugal – o Passeio Marítimo de Algés -, nos dias 21 e 22 de setembro. Podemos já afirmar que será a maior edição de sempre, ocupando um espaço de mais de 40.000 m2 e superando largamente o número recorde de expositores presentes.
Das novidades e surpresas que estão garantidas para a edição deste ano podemos avançar com a presença de um avião 100% elétrico! Teremos a estreia em Portugal não só de novos modelos, como de novas marcas automóveis, mais atividades dirigidas para as famílias, mais sorteios e um leque alargado de temas e momentos lúdicos a terem lugar no ENVE Lounge no recinto.
O ENVE é muito mais que uma exposição de veículos e serviços, e assim o queremos manter! É um espaço de encontro entre quem tem veículo elétrico ou quem ainda não o tem e procura esclarecer as suas dúvidas, junto da comunidade que mais conhecimento tem sobre como utilizar um veículo elétrico diariamente: os atuais utilizadores! E é ainda um lugar de diversão para toda a família, com atividades gratuitas. Queremos que seja um dia bem passado em família, com motivos de interesse para todos, de todas as idades!
Se tem veículo 100% elétrico ou híbrido plug-in, com matrícula, e quer visitar o ENVE, inscreva-se em ENVE.uve.pt . Embora a inscrição não seja obrigatória, facilita a entrada no recinto, o acesso ao parque exclusivo para veículos elétricos com acesso à zona de carregamento e a entrega do Kit ENVE 2024.
Se ainda não possui um veículo elétrico, o ENVE é o lugar certo para visitar, esclarecer as suas dúvidas, visitar a maior exposição da mobilidade elétrica em Portugal, com todo o tipo de veículos elétricos e descobrir todos os produtos e serviços necessários para a sua transição para uma mobilidade sustentável. Os visitantes que cheguem ao recinto em veículos a combustão, terão acesso a um parque, devidamente assinalado, à chegada ao Passeio Marítimo de Algés.
Visite-nos, faça o seu batismo elétrico, pois terá à sua disposição mais de 100 veículos para test drive, encontre a solução de carregamento ideal para o seu caso e conheça todos os serviços que a mobilidade elétrica coloca ao seu dispor. Esclareça as suas dúvidas!
Junte-se a nós no Passeio Marítimo de Algés, nos dias 21 e 22 de setembro de 2024, para a 12.ª edição do ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos.
E não esqueça, o ENVE é para toda a família, é um dia de festa!
A entrada no recinto da exposição do ENVE é gratuita e é para todos!
Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 82
Artigos relacionados
AFIR: uma Nova Era começa em abril
Artigo publicado na revista Blueauto nº 78, de abril de 2024.
De férias pela Europa num Veículo Elétrico
Artigo publicado na revista Blueauto nº 81, de julho de 2024.