Mobilidade Elétrica em Portugal avança energicamente!

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 71 da revista Blueauto de setembro de 2023, sobre a desmistificação de informações falsas sobre os veículos elétricos, que têm sido partilhadas nas últimas semanas.


Henrique Sánchez
Presidente do Conselho Diretivo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


Quando no final do século XIX apareceram os primeiros automóveis ligeiros de passageiros, a resistência à mudança por parte dos criadores de cavalos, estalajadeiros, ferreiros, fabricantes de carruagens, coches e carroças, fabricantes de selas, selins e arreios, etc., foi muito forte e produziu várias campanhas anti automóvel que visavam demonstrar os “perigos” dos automóveis em relação aos veículos de tração animal. Todos sabemos o que aconteceu.

Capa de calendário do fabricante de carruagens McLaughlin que mais tarde se converteu para o fabrico de automóveis, sob pena de desaparecer


A McLaughlin Carriage Company – um fabricante de carruagens, coches, carroças, veículos de tração animal -, teve de se adaptar e passou a fabricar automóveis.

Qualquer mudança, especialmente se representa uma mudança disruptiva, gera resistência por parte dos Humanos, quer por desconhecimento, por interesses instalados ou simplesmente porque representam o que se convencionou chamar “os velhos do Restelo”, são contra porque sim, sem qualquer avaliação da novidade, seja um equipamento, seja uma tecnologia ou qualquer outro avanço e melhoria de vida para os Humanos. Sim, eles existem e estão no meio de nós. Pararam no tempo, fossilizaram, são os “dinossauros excelentíssimos da era moderna”.

Quando alguém afirma que “não estamos preparados”, o que quer na realidade dizer é que “não estou preparado”, seja economicamente, seja mentalmente e dessa forma se reconforta.

Só que a roda da História é imparável e tem por hábito cilindrar quem não entende, nem se adapta, às transformações que estão a acontecer na mobilidade dos Humanos e na produção de energia limpa, a eletricidade produzida por fontes renováveis. Quem não se lembra da Kodak ou da Nokia, dois gigantes nas respetivas áreas de negócio e que em poucos anos desapareceram, faliram e levaram ao desemprego centenas de milhares de trabalhadores, por não se terem adaptado ao curso da História e das suas inovações tecnológicas.

Iremos, seguramente, assistir a mais Kodak´s, agora naquela indústria automóvel que não tenha a capacidade de se modernizar e adaptar às exigências do mundo atual.

Traduzo uma frase recentemente lida num artigo originalmente em espanhol:

Não sou fundamentalista face aos veículos elétricos, que fique claro, no entanto entre importar o petróleo, refinar o petróleo, distribuir o petróleo às Estações e Áreas de Serviço, encher os depósitos dos carros e depois, lutar contra as emissões que produzem, ou, produzir eletricidade através de fontes renováveis, seja a eólica, a fotovoltaica ou outra, e abastecer os veículos elétricos com um custo muito mais pequeno, creio não existirem dúvidas.


Os veículos com motores elétricos são muito superiores aos veículos com motores de combustão interna. São 4 as razões pelas quais os veículos elétricos vão triunfar sobre os veículos com motores de combustão interna, e nenhuma delas é o Ambiente, se bem que será esta, o Ambiente e a necessidade de combate às alterações climáticas, a acelerar a transição para a mobilidade elétrica por parte dos Humanos, e as 4 razões são: a Eficiência Energética, a Economia, a Manutenção e o Desempenho.

Em 2018, num artigo da Bloomberg intitulado, “Sete razões pelas quais o motor de combustão interna é um homem morto1, até são apontadas 7 razões que levarão ao desaparecimento dos veículos com motores de combustão interna.

Simplificando, e apenas referindo as 4 razões que a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, identificou, a UVE produziu um vídeo em 2016 apontando as 4 razões pelas quais os veículos elétricos vão triunfar:


Eficiência Energética: de toda a energia produzida por um motor de combustão interna, apenas 15% a 20% dessa energia é utilizada na tração do veículo, o restante dispersa-se em calor. Num motor elétrico a quantidade de energia que é aproveitada para a tração do veículo é de 90% a 95%. Um veículo com motor elétrico para percorrer uma determinada distância, necessita de 5 vezes menos energia do que um veículo com motor de combustão interna.


Economia: a eletricidade é mais económica do que qualquer combustível fóssil e o seu custo de produção (preferencialmente renovável) é muito mais reduzido do que o custo para extrair, refinar, transportar, armazenar e distribuir os combustíveis fósseis. Muito mais económico conduzir um veículo elétrico.


Manutenção: o motor elétrico é muito mais simples que o motor de combustão interna, possui uma ínfima parte de peças móveis, não necessita de sistemas de arrefecimento do motor, de redução das vibrações, de óleos ou outros sistemas de lubrificação (com exceção do óleo dos travões), não existe carburador, injetores, turbos, velas, cambota, bielas, etc., tem uma manutenção muito reduzida, existindo fabricantes que já nem indicam um plano de revisões e outros que oferecem 5 anos ou 100.000 km de manutenção gratuita.


Desempenho: um veículo elétrico tem toda a potência disponível instantaneamente, o que lhe permite acelerações extremamente rápidas, muito eficazes em situações de ultrapassagem de outros veículos, tem um centro de gravidade muito baixo, a bateria faz parte da própria estrutura do veículo e está normalmente colocada entre os dois eixos do veículo, o que lhe permite um desempenho em estrada e em curva muito mais seguro e eficiente.


No entanto, e apesar das vantagens já enumeradas, existe uma razão que vai fazer acelerar, e muito, a adoção dos veículos elétricos puros: o combate às alterações climáticas, absolutamente urgente e que é muito mais abrangente do que a redução de emissões dos transportes rodoviários. No entanto aqui falamos de veículos e da sua utilização. A não emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE) e de outros gases altamente tóxicos e prejudiciais à saúde dos Humanos, muito especialmente nos grandes centros urbanos onde essa poluição se acumula, provocando inúmeras doenças respiratórias. Podemos também referir a poluição sonora, o ruído a que todos estamos sujeitos nas grandes áreas metropolitanas.

Vídeo UVE “Porque é que os Veículos Elétricos vão triunfar?”, publicado a 25/09/2016


Segundo o Departamento de Estado da Energia do governo dos Estados Unidos da América2, o custo em Dólares Americanos ($) do kWh nas baterias de iões de lítio era, em 2008, de $1.355/kWh. Atualmente (2022), esse valor cifra-se em $153/kWh. Uma redução de 90% do custo em Dólares Americanos do kWh, segundo dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA (ver fontes). Efetivamente, o preço em $/kWh subiu pela primeira vez em 2022, no entanto, a quebra nos últimos 14 anos foi de 90%. A Inovação tecnológica e os novos materiais que começam a ser utilizados nas baterias, assim como a tecnologia das baterias de estado sólido, vêm reduzir substancialmente a utilização do lítio e aumentar a densidade de armazenagem de eletricidade numa bateria, o que a torna ainda mais eficiente: mais kWh disponíveis armazenados num menor espaço físico, reduzindo o peso da mesma e aumentando a sua autonomia, ou o alcance, do veículo elétrico.

O custo refere-se à energia utilizável e não à energia nominal, Departamento de Estado da Energia dos EUA


“Só não “vê”, quem não quer “ver”, e o “pior cego” não é aquele que não vê porque é cego, é aquele que, tendo olhos, não quer ver!”


Segundo um Estudo da Transport & Environment3, o impacto ambiental da produção de um veículo elétrico e a sua utilização – em relação ao impacto ambiental da produção de um veículo com motor de combustão interna e a sua utilização – é muito inferior no caso do veículo elétrico, mesmo naqueles casos onde a eletricidade é maioritariamente produzida por fontes não renováveis, como a Polónia. No pior caso avaliado – bateria produzida na China e automóvel elétrico carregado na Polónia – a redução nas emissões de CO2 representam -37% do que as emissões de um automóvel movido a combustíveis fósseis. No entanto, se analisarmos o melhor caso – bateria fabricada na Suécia e automóvel elétrico carregado na Suécia – essa redução de emissões de CO2 atinge os -83%. Contra factos, não há argumentos.


Estamos numa fase em que as “opiniões” contam pouco, especialmente quando essas mesmas “opiniões” estão totalmente desajustadas da realidade dos factos e não são fundamentadas nem indicam as fontes em que se baseiam. Devemo-nos focar na realidade dos números e na experiência de quem conduz um veículo elétrico em Portugal, que já são mais de 200.000 utilizadores.

As vendas de veículos elétricos a nível mundial estão em forte crescimento, segundo a Agência Internacional de Energia4:


Uma nota final para os números das vendas de veículos elétricos novos no mês de agosto em Portugal: a quota mensal de mercado, por tipologia da motorização, indica que, no mês de agosto, quase 1 em cada 4 veículos ligeiros de passageiros novos matriculados é um veículo 100% elétrico, exclusivamente a bateria:

Ligeiros de Passageiros por tipo de MotorizaçãoAgostoJulho
Gasolina29,75 %35,94 %
100% elétrico (BEV)23,51 %16,78 %
Híbrido plug-in (PHEV)16,79 %15,40 %
Gasóleo11,22 %10,74 %
Total (BEV + PHEV)40,30 %32,18 %
Total (BEV + PHEV + HEV)53,26 %48,74 %
Total (ICE)46,74 %51,26 %

Legenda:
BEV: Battery Electric Vehicle – Veículo 100% Elétrico (carrega por ficha)
PHEV: Plug-in Hybrid Electric Vehicle – Veículo Híbrido Plug-in (carrega por ficha)
HEV: Hybrid Electric Vehicle – Veículo Híbrido Convencional (não carrega por ficha)
ICE: Internal Combustion Engine – Veículo com Motor Combustão Interna (gasolina e gasóleo)


Os números falam por si, tocam música de sonho para os nossos ouvidos…
É a Mobilidade Elétrica!


Fontes:

  1. Bloomberg
    Seven Reasons Why The Internal Combustion Engine Is A Dead Man Walking
    https://www.forbes.com/sites/sap/2018/09/06/seven-reasons-why-the-internal-combustion-engine-is-a-dead-man-walking-updated/ ↩︎
  2. US Department of Energy, Office of Energy Efficiency & Renewable Energy of USA
    Electric Vehicle Battery Pack Costs in 2022 are nearly 90% lower than 2008
    https://www.energy.gov/eere/vehicles/articles/fotw-1272-january-9-2023-electric-vehicle-battery-pack-costs-2022-are-nearly ↩︎
  3. Transport & Environment
    How clean are electric cars?
    https://www.transportenvironment.org/discover/how-clean-are-electric-cars/ ↩︎
  4. (1)   Agência Internacional de Energia
    Global EV Outlook 2023:
    https://iea.blob.core.windows.net/assets/dacf14d2-eabc-498a-8263-9f97fd5dc327/GEVO2023.pdf ↩︎

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 71

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