Artigo publicado na edição nº 50 da revista Blueauto de dezembro de 2021, sobre a viagem da UVE até à COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas 2021 (United Nations Climate Change Conference 2021) com dois carros elétricos que completaram um total de 14.000 km repartidos pelos dois veículos: o “McFly” e o “Blue Ray”.
Henrique Sánchez
Presidente do Conselho Diretivo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto
Decorreu, entre o dia 31 de outubro e o dia 12 de novembro, em Glasgow, a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas, a COP26.
A Aliança Global das Associações de Utilizadores de Veículos Elétricos, a Global EV Alliance (GEVA) da qual a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos é um dos fundadores e que representa 45 associações nacionais de 28 países e mais de 100.000 utilizadores de veículos elétricos, decidiu promover uma caravana de veículos elétricos europeus com concentração em Bruxelas, na sede da AVERE – Associação Europeia para a Mobilidade Elétrica, onde numa sessão nas suas instalações, foi assinada pelos representantes das Associações de Utilizadores de Veículos Elétricos a Declaração onde se exige:
- A partir de 2030 só poderão ser comercializados veículos 100% elétricos e veículos híbridos plug-in;
- A partir de 2035 só poderão ser comercializados veículos 100% elétricos, ficando proibida a venda de qualquer veículo ligeiro de passageiros ou de mercadorias que tenha qualquer motorização que utilize combustíveis fósseis.
Estas exigências são fruto da atual situação de emergência climática que exige a redução drástica das emissões de gases com efeito de estufa de forma a impedir um aquecimento da temperatura da Terra superior a 1,5º grau Celsius.
Que melhor local poderia existir para apresentar esta Declaração senão em Glasgow na Conferência sobre as Alterações Climáticas das Nações Unidas, a COP26.
E foi isso que fizeram os representantes das associações de utilizadores de veículos elétricos de Portugal, França, Itália, Eslovénia, Alemanha, Suécia, Noruega, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Brasil e Estados Unidos da América, uns presencialmente com os seus veículos elétricos outros representados pelos primeiros.
Esta ação visa a aceleração do atual movimento de eletrificação dos transportes rodoviários, responsáveis por cerca de ¼ das emissões de gases de efeito de estufa e de outros gases tóxicos que estão a contribuir para o aquecimento acelerado da temperatura da Terra, demonstrando pela prática que já hoje é possível realizar viagens pela Europa em carro elétrico.
É essa viagem que descrevo, em modo diário de bordo, desde o ponto de vista da viagem realizada desde Lisboa a Glasgow e regresso, num total de 14.000 km repartidos pelos dois veículos elétricos: o “McFly” e o “Blue Ray”.
Diário de Bordo
Dia 1 | Lisboa
No dia 22 de outubro, a UVE esteve junto do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa, para apresentar a viagem de Lisboa a Glasgow para estar presente na COP26, com os dois carros 100% elétricos e os quatro associados, entre eles, dois fundadores e dirigentes da Associação.
Dia 2 a Dia 4 | Lisboa – Paris
A viagem foi iniciada por um dos carros elétrico, o McFly, que chegou a Bruxelas após 3 dias de viagem. O segundo carro elétrico, o Blue Ray, saiu de Portugal a 25 de outubro.
Dia 5 | Paris
A 26 de outubro, o “Blue Ray” chegou a Paris, onde se juntou a alguns dos elementos da FFauve – Federation Française des Associations d’Utilisateurs de Véhicules Electriques que, tal como a UVE, faz parte da GEVA – Global EV Alliance.
Dia 6 | Paris – Bruxelas
No dia 27 de outubro, a UVE chegou a Bruxelas, onde os representantes das Associações da Global EV Alliance se concentraram. A UVE representou a ABRAVEi – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores, também membro fundador da GEVA.
Dia 7 | Bruxelas
No dia 28 de outubro, a Declaração apresentada pela Associações representadas na GEVA – Global EV Alliance, foi assinada na sede da AVERE – Associação Europeia para a Mobilidade Elétrica, em Bruxelas.
Esta Declaração exige restrições na venda de veículos com motor de combustão interna, concretamente, a partir de 2030 só poderão ser vendidos veículos 100% elétricos e híbridos plug-in e a partir de 2035 a venda só será permitida a veículos 100% elétricos. A Declaração será entregue pela AVERE junto do Parlamento Europeu e a GEVA apresentará a Declaração na COP26.
A Declaração foi assinada em Bruxelas, por representantes das Associações de Utilizadores de Veículos Elétricos – vindos de Portugal, França, Holanda, Itália, Alemanha, Suécia, Eslovénia e Bélgica. A Declaração recebeu assinaturas digitais por parte de vários cidadãos de todo o mundo.
Dia 8 | Calais – Hull
No dia 29 de outubro, a UVE chegou ao Reino Unido. A viagem começou de madrugada com a travessia do Eurotunnel, de Calais em França para Folkstone no Reino Unido.
A caravana de Veículos Elétricos seguiu viagem até Braintree, para visitar a impressionante Estação de Carregamento para Veículos Elétricos da Gridserve, onde todos os postos de carregamento são alimentados por eletricidade produzida por fontes renováveis, com potências entre os 22 kW (AC) até aos 350 kW (DC). Um exemplo de como as Estações de Carregamento de Veículos Elétricos serão num futuro muito próximo.
Dia 9 | Hull – Glasgow
Dia 30 de outubro, a UVE esteve no local onde está em construção a fábrica da BritishVolt, onde serão produzidas baterias para Veículos Elétricos. Mais um exemplo do tipo de infra-estruturas que surgirão em consequência do crescimento da Mobilidade Elétrica e da necessidade de criação de sistemas para armazenamento de eletricidade produzida por fontes renováveis e intermitentes. A viagem seguiu em direção à Escócia, com uma paragem junto das esculturas “The Kelpies”, para uma foto emblemática.
Dia 10 | Glasgow
No dia 31 de outubro e com mais de 3.500 km percorridos desde Lisboa, a UVE chegou a Glasgow com os seus dois carros 100% elétricos, em conjunto com os restantes elementos das Associações da Global EV Alliance, a que se juntaram os representantes da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda. Com a COP26 a decorrer em Glasgow, as associações da Global EV Alliance juntaram-se no Arnold Clark Innovation Center onde decorreu uma Conferência com Associações de Utilizadores de Veículos Elétricos e de diversas entidades para debatermos a estratégias de eletrificação dos meios de transporte nos vários países.
Dia 11 | Glasgow
A UVE, em conjunto com as restantes associações da Global EV Alliance entregaram, na COP26, a Declaração com a exigência de restrições à venda de veículos com motor de combustão interna, já a partir de 2030!
Dia 12 a 16 | Glasgow – Lisboa
Entre o dia 2 e 6 de novembro, após a presença na COP26 em Glasgow, a UVE iniciou a sua viagem de regresso a Portugal.
Após um dia em Edimburgo, o “Blue Ray” rumou em direção ao Eurotunnel, onde se encontrou, por coincidência, com alguns dos membros das Associações que estiveram presentes na COP26 uns dias antes. O “McFly” optou por regressar calmamente pela costa norte de França e visitar as históricas praias de Berck, Sword, Gold, Utah e Omaha.
No último dia de viagem, os condutores e os carros chegaram em segurança. Foram percorridos mais de 14.000 km, num total combinado entre ambos os carros elétricos.
Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 50
Artigos relacionados
A COP26 e a Mobilidade Elétrica
Artigo publicado na revista Blueauto nº 48, de outubro de 2021.
Alterações Climáticas – O que é que cada um de nós pode fazer? Muito e já!
Artigo publicado na revista Blueauto nº 47, de setembro de 2021.