Mónaco 2024 – Um renovar de motivação e inspiração

Artigo da UVE – Associação de utilizadores de Veículos Elétricos, publicado na edição nº 86 da revista Blueauto de dezembro de 2024, sobre a a viagem da UVE ao Mónaco em novembro de 2024.


Nos dias 13 e 14 de novembro decorreram, no Mónaco, três eventos onde a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, marcou presença: A exposição EVER Mónaco 2024; a AEC 2024 – Avere E-Mobility Conference, ambas no Grimaldi Forum; e no âmbito da GEVA – Global EV Alliance, teve lugar uma concentração de várias associações europeias, em representação dos utilizadores de veículos elétricos.

A Viagem com o BMW i4 eDrive40

É claro que não podíamos escolher outro modo de transporte até ao Mónaco que não fosse um veículo 100% elétrico! Optámos por um teste ao BMW i4 eDrive40, tornando-o o veículo oficial da jornada. Apesar do percurso ser 99% autoestrada e mesmo considerando a velocidade máxima permitida em França na autoestrada de 130 km/h, o i4 é capaz de percorrer mais de 400 km entre carregamentos –, mas mesmo antes disso, já o corpo pedia descanso.

Mas o descanso acabou por ser pouco, pois com 207 kW de potência máxima de carregamento e curva de carga eficiente – que de curva pouco tem –, rapidamente estava pronto para seguir viagem. Prova disso são os 1.094 km percorridos no 1.º dia de viagem, em pouco mais de 12 horas e 30 minutos, com um consumo médio de 21 kWh/100km.

Nos carregamentos seguimos estratégias diferentes na viagem de ida e no regresso. De Lisboa até ao Mónaco foi criado um plano, previamente estudado e configurado, para que nada pudesse correr mal. Tivemos o convite e apoio da Atlante para esta viagem e, naturalmente, demos prioridade às suas estações de carregamento e ativação via app myAtlante, (ainda em versão de teste), que integra os postos de Portugal, Espanha, França e Itália.

Marcámos encontro com as associações Espanhola e Francesa na estação de carregamento da Atlante, em Marguerittes. Viajar de veículo elétrico e apontar para um ponto e hora de encontro a 1.565 km de distância é algo que tem tudo para correr mal! Mas o plano bateu certo, chegámos todos num intervalo de quinze minutos. E os últimos quilómetros da viagem até ao Mónaco foram feitos em conjunto.

  1. Estação carregamento Atlante Vidauban (4x 150kW + 1x AC22kW) e o veículo oficial da viagem, o BMW i4 eDrive40.
  2. Estação Carregamento Atlante Marguerittes (8x 300kW + 20x 150kW + 5x CHAdeMO + 5x AC22kW)

No regresso, seguimos uma estratégia muito mais arriscada. Simplesmente conduzíamos o i4 até perto dos 15% de carga restante na bateria – que no caso do i4 chegam para cerca de 60km -, em velocidade máxima de autoestrada. Perto dos 15% procurávamos o melhor carregador e mais fiável que estivesse por perto.

Em França isto não representa qualquer desafio, pois todas as áreas de serviço possuem Hub de carregamento – até podemos escolher entre diferentes operadores, carregando na primeira área de serviço, ou na seguinte.

Em Espanha, o desafio é mais complexo, pois as áreas de serviço por regra não possuem pontos de carregamento. Mas, perto das saídas das autoestradas, vilas e cidades há bastantes opções. Não correu mal, mas foi preciso algum planeamento de última hora durante a viagem. Em Portugal o exercício não é comparável porque conhecemos bem o percurso e os locais de carregamento disponíveis.

AVERE E-Mobility Conference (AEC) 2024

A Conferência da AVERE (European Association for Electromobility) E-Mobility é um ponto de encontro onde todos os aspetos da mobilidade elétrica são cobertos: as últimas novidades, discussão e informação sobre novas políticas a nível da UE e nos diferentes países, histórias de sucesso da indústria e vislumbres do futuro. Foi dada especial atenção para a criação de intervalos no programa da conferência para permitir espaço para networking e discussões informais entre os presentes.

A AEC não desiludiu e foi um dos pontos altos da viagem ao Mónaco. Dois mil e vinte e quatro é um ano de contrastes. O pessimismo legislativo que surge da nova composição do parlamento europeu e as dificuldades nas vendas de veículos elétricos nos principais mercados europeus estiveram muito presentes durante todo o evento. É difícil integrar este registo nas conversas, quando Portugal vai marcando sucessivos recordes de vendas – como foi o caso de setembro e outubro 2024.

Ao nível do utilizador europeu, os principais problemas apontados foram a interoperabilidade entre redes de carregamento e a necessidade de “colecionar” subscrições nos diferentes operadores de redes de carregamento, para acesso aos melhores preços. Uma única solução de interoperabilidade, com um plano de subscrição, parece ser um objetivo cada vez menos real para o utilizador.

Os operadores de pontos de carregamento reclamam uma solução urgente para os custos fixos astronómicos relacionados com a potência elétrica disponível nos grandes Hub de carregamento. Tivemos conhecimento de exemplos em que Hub com 24, 36 ou até mais pontos de carregamento ultrarrápido, com taxas de ocupação mínimas – no sul de França e norte de Itália chegam a registar uma sessão de carregamento por mês! – pelo que se tornam insustentáveis.

Curiosamente, são problemas que se encontram resolvidos em Portugal, mas que muito se tem discutido nos últimos tempos sobre a sua modificação. Os exemplos positivos e negativos devem ser aproveitados para tomadas de decisão conscientes, estando na posse de toda a informação.

EVER 2024 – Technological & Ecological Innovations

Desde a sua primeira edição em dois mil e seis, a EVER destaca-se pelo seu caráter de soluções inovadoras, uma vez que beneficia do apoio da Fundação do Príncipe Alberto II do Mónaco e abrange um vasto leque de temas em exposição.

Embora não seja um salão com grande área de exposição, foi possível tomar conhecimento de novas soluções e ver ao vivo alguns produtos pela primeira vez:

  • Sistema modular de telhas Calcite: com recolha de água da chuva que integra um depósito de água em cada módulo. É uma solução com muitas vantagens.
  • Venturi Astrolad’s Flex Rover: um veículo lunar, que será transportado para a Lua numa missão da SpaceX, que se espera que entre em operação já em dois mil e vinte e seis, integrado no programa Artemis da NASA. A Venturi possui a sua sede no Mónaco e desenvolveu as baterias e jantes hiper-deformáveis para este veículo elétrico. Vale a pena visitar o site da Venturi para saber mais.
  • Autel MAXIcharger Magawatt Charging System (MCS): um carregador para veículos pesados de mercadorias com potência máxima de 1,2 MW! Tivemos a oportunidade para conhecer de perto a “gigante” tomada de carregamento para veículos pesados MCS.
  • Sistema portátil EV – EVSE Charging Communication Interface da Keysight: um equipamento de teste e certificação para carregadores de veículos elétricos. Descobrir se as potências de carregamento anunciadas pelos operadores nos seus postos são corretas e a origem de deficiências no processo de carregamento (o problema é do veículo ou do posto?) são operações para as quais este equipamento dá resposta.
  1. Venturi Astrolad´s Flex Rover
  2. Autel MAXIcharger Magawatt Charging System (MCS)
  3. Keysight equipamento de teste e certificação EV-EVSE
Reunião GEVA – Global EV Alliance

A reunião da GEVA – Global EV Alliance, associação mundial que reúne as associações de utilizadores de veículos elétricos de trinta e seis países, foi um momento importante para fortalecer a cooperação entre as diversas associações. Marcaram presença no Mónaco, oito associações: Portugal (UVE), Espanha (AUVE), França (FFAUVE), Países Baixos (VER), Áustria (EMC), Eslovénia (DeMS), Noruega (Elbil) e Itália (EV-Now).

Cada associação teve oportunidade de partilhar experiências sobre a evolução da Mobilidade Elétrica no seu país e quais os principais desafios que se colocam. Vários projetos interessantes foram mencionados, dos quais três chamaram a nossa atenção em particular: a associação DeMS, na  Eslovénia, encontra-se a desenvolver um trabalho de avaliação dos pontos de carregamento feito em conjunto com as autoridades locais; nos Países Baixos, a associação VER, apresentou uma nova abordagem para desmistificar os mitos que ainda subsistem na mobilidade elétrica, sempre tão difíceis de combater; e a forma eficiente como funciona a associação Norueguesa, muito à frente naquilo que é a transição para a mobilidade elétrica e que é sempre uma fonte de informação muito importante.

Pedro Faria, presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, destacou na sua apresentação final o marco histórico alcançado por Portugal, em setembro 2024, com os veículos 100% elétricos de passageiros a obterem o primeiro lugar na quota de vendas mensais e o processo em curso de adaptação do regulamento europeu AFIR à legislação portuguesa. O incontornável modelo de mobilidade elétrica português é sempre alvo de muita curiosidade.

No encerramento dos trabalhos da GEVA – Global EV Alliance, tivemos a oportunidade de ouvir as palavras inspiradoras e motivadoras de Karima Delli, deputada e Presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo (TRAN), do Parlamento Europeu até julho de dois mil e vinte e quatro, uma das principais figuras responsável pela elaboração do regulamento europeu AFIR.

Pedro Faria, Presidente da UVE e Karima Delli, deputada e Presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo (TRAN) do Parlamento Europeu até julho 2024.

A Atlante acolheu no seu espaço da EVER 2024 as associações de veículos elétricos, numa promoção da mobilidade elétrica dada pelo exemplo das diversas viagens realizadas até ao Mónaco pelos representantes das associações.

Reflexões Finais

Queremos avançar para métodos e modelos que geram problemas de onde outros procuram soluções para sair. Complicamos processos e metodologias que outros já resolveram, muitas vezes de forma simples. A troca de experiências não resolve tudo, e também devemos perceber as especificidades de cada país (como por exemplo, na Eslovénia podem-se visitar todos os carregadores do país em dez dias), mas é uma preciosa ajuda.

Trouxemos do Mónaco inspiração e motivação para novos desafios. Num mundo onde tudo é cada vez mais online e distante, participar nestes eventos e conhecer de perto outros utilizadores e aprender com outros exemplos e contextos, mostram o quão necessários são estes encontros presenciais para manter o contacto. Somente assim conseguimos, de facto, conhecer as verdadeiramente as experiências de cada país/associação, os projetos realizados, quais os desafios que se colocam no presente e as soluções que tencionam implementar.

O Futuro é Elétrico!

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 86

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