A partir do Pacto Ecológico Europeu, do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a BMW construiu políticas de sustentabilidade que a tornarão mais adaptada às alterações que se avizinham. Os BMW Points são uma das iniciativas que daí resultam e a UVE foi convidada a assistir ao seu lançamento.
Vista da baixa de Lisboa, a bordo do Veleiro BMW Sailing Academy
1 – Veleiro BMW Sailing Academy – Evento de lançamento BMW Points | 2 – Henrique Sanchez – Presidente da UVE
A urgente necessidade da sociedade global mudar o seu funcionamento para que sejam atingidos os objetivos climáticos estabelecidos, a nível europeu e não só, tem vindo a fazer com que os fabricantes de automóveis corram a caminho da eletrificação das suas gamas.
A BMW conta em 2025 ter já 25 modelos eletrificados, 12 dos quais 100% elétricos. No entanto, considera urgente incentivar um uso mais ecológico dos seus veículos híbridos plug-in já que, infelizmente, muitos utilizadores desses veículos ainda o fazem de modo pouco eficiente, não privilegiando o modo elétrico.
Para contrariar a opção, promovendo a mobilidade elétrica, a marca criou um sistema de pontos que premiará os utilizadores pelo uso do modo elétrico nos modelos híbridos plug-in – o BMW Points.
A plataforma permitirá a conversão de quilómetros percorridos com o modo elétrico em tempo de carregamento. A conversão é feita em postos de carregamento públicos e gerida através da aplicação My BMW.
O sistema de pontos não se fica por aí e torna-se ainda mais recompensador quando o modo elétrico é utilizado nas eDriveZones – zonas de baixas emissões, nos maiores centros urbanos.
- 1 km em modo elétrico = 1 Ponto
- 1 km em modo elétrico em eDriveZones = 2 Pontos
- 15 min de carregamento = 20 Pontos
- 20 sessões de carregamento = 500 Pontos
eDriveZones em Portugal, com Oeiras e Matosinhos reservadas apenas para 2022.
A BMW, que já tem grande parte do consumo energético das suas instalações proveniente de fontes renováveis, aposta na redução de emissões em todas as áreas de atividade do Grupo, comprometendo-se em 2023, a baixar as suas emissões de CO2 em 80%. Para tal, além da aposta nas fontes limpas de energia, aumentará a introdução de materiais reciclados para os componentes dos automóveis, fomentando também a economia circular.
“Um fator decisivo na luta contra o aquecimento global é o quão drasticamente podemos melhorar a pegada de carbono dos veículos ao longo do seu ciclo de vida.
Oliver Zipse, CEO do Grupo BMW
Por isso propomos objetivos transparentes e ambiciosos para a redução substancial das emissões de CO2; estes são validados pela Iniciativa de Definição de Metas com Base Científica (Science Based Targets) e resultarão em contribuições mensuráveis e eficazes”
A plataforma BMW Points chegará a Portugal em novembro de 2021 nos modelos híbridos Plug-In BMW 330e, BMW 745e, BMW X5 xDrive45e e BMW 530e.