Um veículo elétrico pode ser carregado em qualquer tomada doméstica. O stress associado ao carregamento de um veículo é frequentemente exagerado, visto que a Rede de Carregamento encontra-se em franco crescimento. Muitas vezes, basta apenas adequar ligeiramente os nossos hábitos diários.
“Quanto tempo demora a carregar o meu Veículo Elétrico?”
É provavelmente a questão colocada com mais frequência junto da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, por parte de novos utilizadores.
A resposta, por muito que a queiramos uniformizar, nunca é igual para todos os casos. Contudo, não deixa de ser simples, desde que sejam esclarecidos os diferentes fatores que influenciam o tempo de carregamento:
- Tipo de Veículo (se é um veículo ligeiro, motociclo, ciclomotor, bicicleta, etc.)
- Tipo de Bateria e Nível de Carga (diferentes baterias, com diferentes capacidades, influenciam o tempo de carregamento, tal como, se a bateria estiver “vazia” carregará de forma mais rápida – até um certo ponto – do que se estiver quase “cheia”)
- Tipo de Corrente (se o carregamento for feito numa tomada doméstica, demorará consideravelmente mais tempo do que num PCR – Posto de Carregamento Rápido)
- Temperatura (quando a temperatura é extrema – seja frio ou calor – influencia o tempo de carregamento)
“Como desbloqueio um Posto de Carregamento público?”
“Como efetuar o pagamento do Carregamento?”
Caso seja necessário desbloquear um Posto de Carregamento público, necessita de um cartão com tecnologia RFID. Em postos da rede pública de carregamento (pagos ou gratuitos) deverá utilizar um cartão associado ao um CEME – Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica. Pode ter mais que um cartão, caso seja benéfico para si. Até ao momento, os cartões são gratuitos.
Consulte a listagem das empresas CEME em Portugal, que poderá contactar para solicitar um cartão.
De forma a saber como poderá carregar o seu veículo, listamos os tipos de pontos de carregamento existentes em Portugal, de forma a adaptar o seu dia-a-dia com um Veículo Elétrico:
Entende-se por PCN – Posto de Carregamento Normal, todos os pontos de carregamento que permitam o carregamento de um veículo elétrico, na via pública ou em espaços privados, até 22 kW.
Atualmente, a rede de PCN públicos da rede Mobi.E deixaram de ser gratuitos. Na sequência do Lançamento do Concurso de Concessão da Rede de Postos de Carregamento da Mobi.E, estes passaram a ser cobrados desde 1 de julho de 2020.
Tipos de fichas disponíveis no PCN – Postos de Carregamento Normal em Portugal, para carregamento em Corrente Alterna (AC):
A rede de PCNs, disponível em Portugal, pode ser consultada através de várias APPs para telemóvel, ou em portais online. É possível ainda consultar o tipo de fichas disponíveis (se são tipo 1 ou tipo 2/Mennekes), a sua disponibilidade e o operador de cada PCN.
Consulte as aplicações disponíveis, aqui.
Entende-se por PCR – Posto de Carregamento Rápido, todos os pontos de carregamento que permitam o carregamento de um veículo elétrico, na via pública ou em espaços privados, acima dos 22 kW.
Tipos de fichas disponíveis no PCR – Postos de Carregamento Rápido em Portugal, para carregamento em Corrente Contínua (DC):
Contudo, existem também PCRs que possibilitam o carregamento em Corrente Alterna (AC) e em Corrente Contínua (DC), tendo, para esse efeito, 3 tomadas disponíveis:
Por muito que sejam exigidos mais PCR – Postos de Carregamento Rápido, é importante reforçar que este tipo de posto deve ser escolhido em situações de viagens longas ou deslocações de emergência, em que necessite de carregar o seu veículo rapidamente e seguir viagem.
Procure adaptar a sua rotina para que o carregamento seja efetuado em PCNs, em casa, ou no trabalho, pois carregamentos rápidos consecutivos podem diminuir a vida útil de uma bateria de um veículo elétrico. Contudo, este desgaste, devido a consecutivos carregamentos rápidos de uma bateria, só se verificou em casos extremos (exemplos, táxis e TVDE).
O fabricante americano, Tesla, criou uma rede de estações de carregamento rápido, por todo o mundo, onde somente os veículos da marca podem carregar. Em Portugal, existem 7 estações de Super Carregadores Tesla, distribuídas de Norte a Sul. Na Europa são mais de 400 estações de Super Carregadores Tesla.
A nível mundial, existem 1.870 estações Super Carregadores com 16.585 Superchargers.
Estas estações, chamadas de SuC – Tesla Super Chargers, dispõem de postos que possibilitam o carregamento até 150 kWh (3 vezes mais que os PCRs comuns de 50 kWh).
A Tesla criou a sua tomada padrão de carregamento para que esta fosse igual ao encaixe do Tipo 2/Mennekes. Embora existam outros veículos, de outras marcas, com tomada Tipo 2, não têm possibilidade de carregar nos Super Carregadores da Tesla.
Embora com o mesmo desenho, a tomada de carregamento de veículos Tesla é uma versão modificada do padrão da tomada Tipo 2/Mennekes. A diferença é que permite que os veículos Tesla, com a mesma tomada, consigam efetuar carregamentos rápidos nos Super Carregadores e carregamento normal nos restantes Postos de Carregamento com tomada Tipo 2/Mennekes.
Os carregamentos efetuados nas estações de Super Carregadores Tesla são cobrados na conta de cliente Tesla, com tarifas que variam entre os vários SuC de carregamento.
Consulte a listagem de SuC Tesla, em Portugal
TDC – Tesla Destination Chargers
Para além da rede de estações de Super Carregadores, a Tesla instalou PCN – Postos de Carregamento Normal que disponibilizam uma tomada de carregamento exclusiva para os veículos Tesla e uma outra tomada (Tipo 2/Mennekes) para os restantes veículos elétricos. Os equipamentos desta rede chamam-se TDC – Tesla Destination Chargers e podem ser encontrados em locais públicos de acesso público, ou em espaços privados de acesso público, localizados em parques de estacionamento de estabelecimentos de restauração ou hoteleiros.
Consulte a listagem de TDC – Tesla Destination Chargers, em Portugal
Encontre os Postos de Carregamento mais perto de si, utilizando uma das aplicações disponíveis, aqui.
Saiba mais: