e-mobilidade em Gafanha de Aquém, Ílhavo

SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E MOBILIDADE ELÉTRICA EM AVEIRO

Recentemente, abriu portas em Gafanha de Aquém, Ílhavo, um espaço comercial com duplo interesse: sustentabilidade energética e mobilidade elétrica.

O responsável pela marca e-mobilidade preparou um espaço comercial para colocar à disposição vários serviços relacionados com veículos elétricos (VE), desde a simples bicicleta, passando pelas quase-scooters, scooters, maxi-scoters, motas e alguns carros elétricos. O proprietário – Jorge Rocha – há alguns anos que tem vindo a dedicar-se e especializar-se no ramo da preparação de VE. Nas duas rodas, faz assistência a praticamente todos os modelos das marcas existentes no mercado nacional, e tem capacidade logística para preparar um VE à medida de cada utilizador, consoante as suas necessidades de locomoção (mais ou menos autonomia, potência, capacidade de carga, etc). Para exemplo, servem algumas scooters que há muito vão percorrendo centenas de quilómetros diariamente recorrendo apenas a baterias e motores elétricos. A simplicidade do conceito passa por algo do género “É ligar à tomada, carregar e andar. Nada mais.”. Tudo isso claro, sem fumo e barulho e com custos reduzidos de utilização (aspetos chave associados à mobilidade elétrica).

Só o espaço em si já é interessante de visitar, pois está totalmente independente de contratos com água e luz. Ou seja, há painéis fotovoltaicos instalados na loja, cuja energia é acumulada num banco de baterias e serve perfeitamente para alimentar, 24 horas por dia, uma instalação de LED’s, vários eletrodomésticos de escritório (telefone, impressora, computador, router wi-fi) e ainda algumas ferramentas de trabalho. No aspeto das águas, existe um depósito onde são recolhidas águas pluviais, em quantidade suficiente para as necessidades do espaço.

À entrada do espaço os visitantes podem cruzar-se com um AVTOZAZ Tavria Electric, do ano 1994. Trata-se de um carro elétrico de origem ucraniana muito bem preservado e como se tem vindo a demonstrar, perfeitamente capaz de cumprir as voltinhas do dia a dia. Após a sua aquisição foi meticulosamente verificado e neste momento serve para transportar cinco pessoas ou alguma mercadoria.

Ou seja, neste espaço comercial mesmo antes de uma pessoa entrar já há coisas para observar. É um caso real com soluções sustentáveis que podem ser adotadas ao nosso modo de vida. A energia elétrica é uma necessidade inquestionável das sociedades atuais, seja ela para nos iluminar o caminho, para comunicarmos, ou ainda para nos movimentarmos.

E por fim, a recém criada UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos –, como parceira da e-mobilidade não podia deixar de apoiar a divulgação deste modelo sustentável de negócio. Esperamos que o visitem, pois vale a pena conhecer o Jorge Rocha e as suas soluções. Ali, respira-se sustentabilidade.