As exigências ambientais trazem-nos cada vez mais modelos de veículos na sua forma eletrificada. Desta vez – e finalmente – chega ao mercado o primeiro comercial pesado de mercadorias, o eCanter, pela Fuso, Mitsubishi.
O modelo vem assim preencher uma lacuna no mundo dos elétricos, já que o transporte de mercadorias, dada a sua importância no funcionamento das localidades, representa parte significativa da mobilidade de veículos nas cidades e fora destas.
Com 7,49 toneladas, o pesado conta com um motor de 115kW (156CV) e binário máx. de 390 Nm disponível logo no arranque. Com 100 km de autonomia real, carrega-se completamente em 7 horas em corrente alternada e em modo rápido, com corrente alternada, consegue chegar aos 80% no espaço de 1 hora.
A marca promete menos 30% de custos com a manutenção e poupanças de combustível de cerca de 1.000 Euros aos 10.000 km (variável de acordo com os preços da eletricidade e gasóleo vigentes).
A chegada do eCanter traz ainda vantagens à economia nacional já que a produção para distribuição na Europa e Estados Unidos da América está a ser feita em Portugal, no Tramagal.
eCanter já em funções de distribuição de mercadorias