A sexta e última etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO está marcada para o fim de semana de 19 e 20 de novembro de 2022 e só aí será conhecido o vencedor da edição de 2022 da competição. A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, enquanto entidade parceira do CPNE, estará presente com 5 equipas UVE powered by Byrd.
No total, as equipas participantes no E-Rali Sharish – Alentejo Central percorrerão cerca de 200 km, dos quais cerca de 89 km em setores seletivos, numa prova que se espera marcada por uma grande competitividade e exigência, tanto na condução como na navegação, uma vez que a classificação final do Campeonato ainda está completamente em aberto.
Liderado neste momento por Eduardo Carpinteiro Albino, e com o atual campeão, Nuno Serrano, em segundo lugar será entre estes dois pilotos que se irá disputar o título de campeão de Portugal.
No sábado, dia 19 de novembro, entre as 9h00 e as 11h30, vão decorrer as verificações técnicas das viaturas no Parque da Cidade, local onde os participantes têm também as tomadas elétricas para carregarem os automóveis. A partida para a primeira etapa acontece pelas 13h30, com as viaturas a saírem a cada minuto e a terem de cumprir setores seletivos, entre outros, em São Pedro do Corval, Motrinos, ancoradouro de Monsaraz, Aldeia da Luz, Barragem de Alqueva, Campinho e na chegada, a partir das 16h45, na Destilaria Sharish, em Reguengos de Monsaraz.
No domingo, dia 20 de novembro, a segunda etapa inicia-se às 9h30 no Parque da Cidade e as viaturas vão passar por Santiago Maior, Montoito, Santa Susana e Redondo, localidade onde vai decorrer pelas 11h30 a Power Stage Urbana. Em seguida, as equipas regressam ao Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz para terminarem o E-Rali Sharish – Alentejo Central e a edição de 2022 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, com a cerimónia do pódio marcada para as 14h.
Recorde-se que o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO é disputado no modo de regularidade e que a edição 2022 teve seis provas, a primeira das quais em maio, em Vila Nova de Gaia, à qual se seguiram Oeiras, em junho – uma prova que conta para o Campeonato FIA de Novas Energias –, Proença-a-Nova, em julho, Açores, em setembro, Lisboa, em outubro e agora na região de Reguengos de Monsaraz, a sexta e última etapa.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO é o único em Portugal que recorre às energias alternativas e contou, mais uma vez, com o patrocínio global da PRIO e o apoio do CCP – Classic Club Portugal, Exame Informática, Mytime e a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.
Pode consulta a Regulamentação da Prova, Lista de inscritos e mais informações em www.cpnovasenergias.pt ou em www.fpak.pt.