Inquérito global realizado pela GEVA – Global EV Alliance | Resultados referentes a Portugal

Entre os meses de setembro e novembro de 2024, a Global EV Alliance (GEVA) realizou um inquérito global aos utilizadores de veículos elétricos, em vários países, entre os quais, Portugal. A GEVA é uma aliança mundial que reúne 64 associações de utilizadores de veículos elétricos, de 38 países, a UVE é uma das associações fundadoras. O inquérito realizado pela GEVA em 2024 contou com mais de 23.000 respostas por parte de utilizadores localizados em 18 países.


O inquérito “Global EV driver” realizado pela GEVA em 2024 contou com mais de 23.000 respostas, das quais 258 pertencentes a utilizadores de veículos elétricos em Portugal. Este inquérito pretendia responder a 3 questões principais:

  • O que motivou os utilizadores a optarem por um veículo elétrico?
  • Quais são as maiores vantagens e desafios?
  • Estes utilizadores considerariam voltar a usar um veículo movido a combustível fóssil?

As respostas ao inquérito chegaram de 18 países: Áustria, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irlanda, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Eslovénia, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA. A análise dos resultados, por cada país, considera resultados ponderados – segundo o número de veículos elétricos por país.

De uma forma global, 97% dos utilizadores que responderam ao inquérito encontram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu veículo elétrico (96% no caso das respostas dos utilizadores portugueses). Portugal ficou em 4º lugar como o país onde os utilizadores assumem sentir mais “ansiedade com a autonomia”; também o 4ª país onde os utilizadores indicam que é necessário mais planeamento de viagem do que um veículo a combustão e onde se mantém a preocupação sobre como correrão os carregamentos em viagens mais longas.

Sem surpresas, o carregamento dos veículos elétricos em casa é a opção mais comum (72% Global, 71% Portugal), seguido da utilização da rede de carregamento rápido (13% Global, 11% Portugal) e da rede de carregamento normal (7% Global, 7% Portugal). Contudo, no caso dos carregamentos realizados no local de trabalho, Portugal encontra-se acima da média global (7% Global, 9% Portugal), o que significa que existe uma preocupação acrescida por parte das empresas portuguesas que electrificaram a sua frota comercial, ao promover condições mais favoráveis para os seus colaboradores, disponibilizando equipamentos de carregamento nas instalações da empresa. A UVE teve oportunidade de constatar isto mesmo junto de algumas empresas nacionais e multinacionais que realizaram formações com a UVE junto dos seus colaboradores.

Nos resultados ao inquérito, as respostas relativas a Portugal encontram-se alinhadas na maioria dos casos com os resultados globais, contudo, alguns assuntos continuam a ser mais preocupantes para os utilizadores portugueses, do que para os restantes utilizadores: a dificuldade em saber o preço de carregamento antes de carregar o VE (algo que a UVE tem lutado para que seja resolvido definitivamente), a necessidade de existir um terminal de pagamento com cartão nos postos de carregamento (algo que o AFIR pretendia que fosse amplamente implementado, mas que mostra-se moroso em vários casos) e apontam como a principal desvantagem dos VE a falta de cobertura da rede de carregamento rápido e as falhas de funcionamento dos postos. Embora sejam assuntos que não são novidade para os utilizadores, mantêm-se como sendo muito importantes de resolver.

Os utilizadores portugueses apontam como maiores vantagens os baixos custos de operação e manutenção e consideram os veículos elétricos como a melhor opção para diminuir localmente a poluição atmosférica e sonora nas zonas urbanas.


O documento original com os resultados de Portugal ao inquérito
(documento em inglês)


Respondendo às questões lançadas pela GEVA no âmbito deste inquérito global, segundo os respostas submetidas por utilizadores portugueses:

  • O que motivou os utilizadores a optarem por um veículo elétrico?
    Baixo custo de operação e manutenção, melhor para o ambiente em zonas urbanas.
  • Quais são os maiores desafios?
    Falta de cobertura da rede de carregamento rápido, pouca autonomia dos veículos e falhas de funcionamento dos postos.
  • Estes utilizadores considerariam voltar a usar um veículo movido a combustível fóssil?
    90% dos utilizadores portugueses
    que responderam ao inquérito indicam que não trocariam o seu veículo elétrico por outro tipo veículo.

Em suma, apesar de identificados os aspetos a melhorar em Portugal, 90% dos utilizadores não considera deixar de usar um veículo elétrico, o que significa que não serão os utilizadores a terem de se adaptar, mas sim as empresas dentro do universo da Mobilidade Elétrica em Portugal que terão de responder às exigências dos utilizadores para melhorar e tornar mais justa a utilização de veículos elétricos no nosso país.

O Futuro é Elétrico!