A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos esteve presente com as equipas UVE powered by Byrd no EcoRally Proença-a-Nova e parabeniza todos os vencedores desta prova. Como balanço fica a relevância do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO para a sensibilização e promoção da mobilidade elétrica no desenvolvimento sustentável do país.
A Equipa Eduardo Carpinteiro/João Serôdio, em Renault Zoe, venceram a edição 2022 do EcoRally Proença-a-Nova, a terceira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. Uma vitória que lhes permitiu isolarem-se na liderança do campeonato nacional.
Nos restantes lugares do pódio ficaram Nuno Serrano/Alexandre Berardo, também em Renault Zoe, e em terceiro lugar a equipa UVE powered by Byrd, Hugo Baptista/Ivo Tavares, em Tesla.
Em primeiro lugar na eficiência energética ficou a dupla Patrícia Carreiro/Paulo Rego e a competição feminina foi ganha por Ana Faria/Ana Rita Nepomuceno, em Hyundai, mais uma equipa UVE powered by Byrd.
No EcoRally Proença-a-Nova participaram 25 equipas, entre as quais o atual campeão do Mundo, o espanhol Eneko Conde que, apesar de ter terminado em 14º lugar, se mostrou bastante satisfeito com a experiência que obteve com a sua participação numa prova que é disputada em moldes diferentes do FIA Eco-Rally Cup, campeonato no qual Eneko Conde aposta tudo na revalidação do título.
Eduardo Carpinteiro, por sua vez, manifestou particular regozijo por voltar a vencer uma prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO e ressaltou a importância deste tipo de provas para a consciencialização da população para uma crescente aposta nas energias não poluentes. Elogiou ainda o município de Proença-a-Nova por apostar neste tipo de provas, sugerindo que tal deve servir de exemplo para que outras autarquias promovam este tipo de ações de caráter desportivo que visam a sensibilização ambiental e que podem ainda oferecer um importante contributo para a valorização e dinamização do interior do território português.
Durante os dois dias da prova – que se disputou em pleno respeito pelas recomendações emanadas pelas autoridades com vista à prevenção de incêndios e à salvaguarda do património florestal do Concelho – disputaram-se 17 classificativas, distribuídas por três secções, num total de cerca de 176 km, dos quais 100 Km em modo classificativo.
Momento particularmente relevante foi a realização no auditório do Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova do debate “As Novas Energias na Competição Automóvel”, que contou com um significativo número de intervenientes que, de forma interessada, participaram ativamente tendo debatido e proposto um conjunto interessante de ideias e iniciativas com vista ao futuro das competições automobilísticas e a sua conciliação com as questões ambientais.
“[…] Neste tempo de transição energética e digital, ao associarmos o desporto motorizado através do Campeonato de Portugal de Novas Energias-PRIO contribuímos para a mudança de motores convencionais para motores não poluentes, numa estratégia alinhada com aquele que é, para Proença-a-Nova, Portugal e para a Europa, o “Acordo Verde Europeu”.
“Manifesto o meu reconhecimento e agradecimento à organização por no segundo ano ter incluído este concelho naquela que é, com toda a certeza, a forma de no médio prazo estarmos todos empenhados por ter a nossa casa comum mais sustentável – propósito que já prosseguimos uma vez que o concelho de Proença-a-Nova produz, hoje, energias renováveis em autossuficiência e contribui com a mancha florestal para captura de carbono – e, dessa forma, ter no valor dos ecossistemas o seu grande contributo para uma sociedade ambientalmente sustentável, e socialmente inclusiva.”
João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Recorde-se que o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP e que se trata da única competição automobilística portuguesa com recurso apenas às energias alternativas, exclusivamente destinada a veículos BEV (battery electric vehicle), 100% elétricos. O campeonato tem a PRIO como patrocinador principal, nomeando assim a prova, e é disputado na modalidade de regularidade.
As próximas provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias-PRIO terão lugar em S. Miguel (Açores), onde nos dias 3 e 4 de setembro se disputará o Azores Rallye, em Lisboa, onde se disputará nos dias 22 e 23 de outubro o Eco Rally de Lisboa, terminando o Campeonato nos dias 19 e 20 de novembro com a realização do E-Rali Sarish Alentejo Central.
Artigos relacionados