e-Viagem: Missão impossível? Leaf vai a Marraquexe e volta

Um Leaf vai ligar Lisboa a Marraquexe, e voltar, assim unindo o Web Summit ao COP22. Com um português ao volante.


Henrique Sánchez

Henrique Sánchez é um dos Associados Fundadores e um dos dirigentes da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.


O português Henrique Sánchez (presidente da UVE) decidiu de partir de Lisboa em direcção a Marraquexe ao volante de um Nissan Leaf. O objectivo é ligar dois grandes eventos mundiais: o Web Summit que decorre em Lisboa, e o COP22, a cimeira mundial sobre as alterações climáticas que se realiza naquela cidade marroquina.

Na sua viagem de ida e regresso, o fundador da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) cumprirá mais de 2.600 km bordo de um Leaf de 30 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 250 km no ciclo NEDC. Segundo Henrique Sánchez, a recente instalação de carregadores rápidos na ligação entre Lisboa e o Algarve foi decisiva para a viabilidade da operação, o mesmo acontecendo relativamente à infraestrutura de carregamento recentemente montada entre Tânger e Marraquexe, praticamente apenas com o propósito de servir os que viajarão em caravana até ao COP22 em automóveis eléctricos.

Mais informação: Observador