O Município da Maia apresentou nova frota automóvel mais amiga do Planeta! O município tem em curso vários projetos para atingir esse objetivo estratégico e um deles foi a apresentação desta frota ao serviço do município, que inclui cerca de 90 viaturas 100% elétricas (a esmagadora maioria), ou híbridas plug-in.
No dia 19 de março de 2022, na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, cerca de 20 viaturas elétricas estiveram expostas à comunidade.
A Câmara Municipal da Maia apresentou a nova frota automóvel, que, na sua globalidade é composta por 60% de veículos elétricos e os restantes híbridos plug-in, promovendo a transição de veículos de combustão para uma frota mais amiga do Planeta, dando assim continuidade ao seu programa de reconversão total da frota municipal. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que se fez acompanhar do Vereador dos Transportes e Mobilidade, Mário Neves e da Vereadora do Pelouro da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda, além de convidados de instituições ligadas à mobilidade que se fizeram representar pelos seus presidentes ou administradores executivos. A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos esteve presente a convite da Sociedade Comercial C. Santos.
As novas viaturas ambientalmente mais eficientes, movidas a energia elétrica e híbridas plug-in, contribuem para uma mobilidade mais ecológica e sustentável, com reduzidas ou nulas emissões de CO2, em linha com a visão estratégica do Município da Maia para a sustentabilidade integral do território, que na sua dimensão ambiental, elege como desígnio coletivo da comunidade, alcançar o desiderato de ser o primeiro território português a atingir a neutralidade carbónica, em que assume destaque o BaZe – laboratório vivo para a descarbonização (living LAB – Maia net zero carbon city), alinhado com os objetivos que a Câmara Municipal também prossegue no SPARCS – Sustainable energy Positive & zero cARbon CommunitieS.
O Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, destaca:
“…este passo efetivo que o Município dá, representa inequivocamente uma mudança de paradigma energético, começando a abandonar de forma substantiva o consumo de combustíveis fósseis, para adotar consumos ambientalmente mais amigáveis cujos impactos na qualidade do ar são incomparavelmente menos nocivos. Estes veículos estão destinados ao desenvolvimento dos vários serviços municipais em áreas como policiamento, Proteção Civil e outras áreas de intervenção municipal, sendo utilizados numa lógica de gestão eficiente dos recursos e de serviços partilhados…”
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos -, felicita o Município da Maia pelo enorme investimento nesta frota automóvel, que, com certeza permitirá uma transição rápida para uma mobilidade mais sustentável, mais económica e saudável para a zona da Maia. Sem sombra de dúvida que este é um exemplo para que outros municípios possam acompanhar e seguir futuramente!
Muitos parabéns e continuação de bom trabalho a bordo destas viaturas!
Fonte: Câmara Municipal da Maia